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- As motivações que levam um consumidor a frequentar um espetáculo desportivoPublication . Além, Pedro Henriques; Borges, MónicaO tema central do presente trabalho é referente às motivações dos consumidores que estão presentes no momento da decisão de frequentar um espetáculo desportivo. Este tema surge pela necessidade de entender o que está na base da tomada de decisão de um ser humano quando este decide frequentar um espetáculo desportivo. Considerando a importância que os espetáculos desportivos têm no quotidiano dos consumidores, existe também a necessidade de entender a relação especial dos consumidores com as marcas desportivas (clubes). Nesse sentido, na revisão da literatura, para além de serem abordados estudos já efetuados por diversos autores sobre esta temática, são também abordados alguns temas que explicam essa relação especial entre o consumidor e a marca desportiva, tais como fan engagement, team identification e tribos. No capítulo da metodologia, são formuladas as hipóteses e apresentado o modelo conceptual. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário (estudo quantitativo) ao consumidor desportivo, tendo-se obtido um total de 200 respostas válidas. Um dos principais contributos da presente dissertação, deve-se ao facto de ter sido feito um trabalho totalmente imparcial adaptado ao contexto e consumidor português.
- Unidade curricular de Projeto Integrado de Marketing do curso de Licenciatura em Marketing e PublicidadePublication . Rosário, Albérico Manuel Fernandes TravassosProvas de Agregação em Gestão, apresentadas à Universidade Europeia, 2023 Relatório da Unidade Curricular: Unidade curricular de Projeto Integrado de Marketing do curso de Licenciatura em Marketing e Publicidade Sumário pormenorizado da Aula: Dinâmica competitiva dos grupos estratégicos Curriculum Vitae
- O Impacto das Redes Sociais no Processo de Decisão de Compra dos Consumidores de Cerveja ArtesanalPublication . Gaidão, Tomás Maria Caetano Alves; Borges, Ana PaulaO consumo de cerveja artesanal tem vindo a adquirir cada vez mais relevância em Portugal, não só pela procura de novas experiências de sabores como também numa tentativa de quebrar a tendência global de consumo de cerveja industrial. Para além disso, o fenómeno da digitalização tem vindo cada vez mais a impulsionar as interações digitais entre as marcas e o consumidor através de plataformas como as redes sociais. Desta forma as marcas aproveitam oportunidade para não só estreitar o relacionamento com os atuais consumidores como também aproveitar o maior alcance que estas plataformas oferecem, de modo impactar potenciais novos consumidores. Posto isto, esta investigação tem como foco avaliar o impacto das redes sociais na decisão de compra do consumidor de cerveja artesanal em Portugal. A metodologia deste trabalho assentou num primeiro momento na análise quantitativa, consequência de inquéritos realizados a consumidores de cerveja artesanal em Portugal através de métodos de análise multivariada e com recurso ao modelo de regressão múltipla de modo a testar o modelo de investigação e respetivas hipóteses formuladas. Num segundo momento foram elaboradas dois roteiros, destinados a dois grupos distintos de consumidores de cerveja artesanal, o 1º grupo constituido por consumidores de cerveja artesanal seguidores das marcas de cerveja artesanal portuguesas nas redes sociais e um 2ºgrupo constituido por consumidores de cerveja artesanal não seguidores. De seguida serão apresentados os resultados obtidos, tal como a discussão sobre estes. Por fim são destacadas as contribuições teóricas e práticas do estudo e ainda as principais limitações do presente estudo e as respetivas recomendações para investigações futuras.
- Relação entre a escola e a família:Publication . Arsénio, Joana; Santos, TâniaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada e apresenta as práticas desenvolvidas em contexto Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática escolhida para a investigação foi a relação escola e família, que tem sido abordada por muitos investigadores, revelando que esta relação contém vantagens para o progresso da criança e para o seu desempenho escolar, tornando-se pertinente desenvolver uma investigação em torno da participação das famílias em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação visou perceber, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, como são percebidas as vantagens e desafios do envolvimento e participação das famílias para o desenvolvimento da criança, pela docente e pelos encarregados de educação. Deste modo, a questão de partida do presente trabalho de investigação é “Quais os contributos da participação das famílias em contexto escolar para as aprendizagens dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico?” Com aquele propósito foram delineados três objetivos gerais: perceber a importância da relação escola e família para o desempenho dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender a relação entre o contexto familiar e o contexto escolar e analisar o envolvimento e participação das famílias no percurso escolar dos alunos. No estudo participaram os alunos da turma, os Encarregados de Educação e a Professora Cooperante. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se por uma metodologia mista, aplicando-se inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, uma entrevista à Professora Cooperante, tendo sido ainda mobilizados os registos da observação realizada ao longo do período de estágio. Em conclusão foi possível aferir que os encarregados de educação consideram que a participação e envolvimento na vida escolar dos seus educandos são importantes para o sucesso escolar, que os mesmos mantêm uma relação positiva com a docente cooperante envolvendo-se, ao ambiente escolar, como também que a comunicação entre os vários intervenientes no percurso escolar dos alunos é essencial para uma boa aprendizagem.
- Engagement e ambiente de prática de enfermagem dos enfermeiros de reabilitação da Região Autónoma da MadeiraPublication . Martins, João; Gouveia, B.R.; Jesus, Élvio Henriques de; Bettencourt, MeríciaA investigação científica tem manifestado um grande interesse pelo engagement no trabalho dos enfermeiros, procurando determinar os seus níveis de expressão e os fatores que contribuem para a sua manifestação. Por ser um tema de incontornável relevância para as organizações de saúde, objetivamos: I) conhecer os níveis de engagement dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação (EEER); II) descrever a sua perceção relativamente à favorabilidade do ambiente de prática de enfermagem (APE) e III) analisar a relação entre as características do APE e o engagement. À uma amostra de 113 EEER foram aplicadas as escalas Utrecht Work Engagement Scale (UWES)e Practice Environment Scale of the Nursing Work Index (PES-NWI).Os resultados revelaram níveis moderados a elevados de vigor, absorção e dedicação que variaram significativamente em função da idade e do tempo de profissão. O ambiente de prática de enfermagem foi percecionado como misto, com três dimensões avaliadas favoravelmente e duas avaliadas desfavoravelmente. Foram encontradas correlações significativas entre o APE e o engagement. O estudo reforça a importância de assegurar ambientes favoráveis à prestação de cuidados de enfermagem e, com isso, contribuir para o reforçar do vínculo à profissão e elevar os níveis de dedicação, foco e energia no trabalho
- Estratégias não farmacológicas no controle da dor crónica em adolescentesPublication . Cruz, Sofia; Marques, Goreti; Silva, Sofia; Fernandes, Rita; Rocha, MónicaIntrodução: O diagnóstico de uma doença crónica tem um profundo impacto na vida do adolescente e da sua família. A dor está muitas vezes associada à doença e/ou a procedimentos inerentes a toda a sua trajetória. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve assumir a dor do adolescente como um foco importante de atenção, adotando todas as estratégias para a sua prevenção e controle. Objetivos: Identificar produção científica relativa às estratégias não farmacológicas no controle da dor crónica em adolescentes. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 364 artigos iniciais foram selecionados 8 artigos, segundo critérios previamente definidos. Constatou-se que, as estratégias do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica são essencialmente dirigidas aos adolescentes e pais, no contexto domiciliário e com recurso a tecnologias. São ainda apresentadas estratégias focadas no adolescente em contexto clínico e reforçada a influência de suporte externo, através de coachonline. Conclusão: É fundamental investir na formação dos profissionais, sensibilizando-os para a implementação de estratégias não farmacológicas no alívio da dor crónica no adolescente, assim como a necessidade de adequação das estratégias às novas tecnologias
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: prevenção de lesões acidentais no domicílio, em crianças dos 0 aos 5 anosPublication . Alves, Celina Ferreira; Fernandes, Rita; Silva, SofiaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, tendo como objetivo central apresentar o percurso realizado no âmbito do desenvolvimento e aquisição de competências para a obtenção do grau de Mestre e título de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. No primeiro capítulo, recorre-se a uma metodologia crítico-reflexiva fundamentada na evidência, onde se faz a apresentação, organização e reflexão das atividades realizadas durante os estágios e que permitiram o desenvolvimento e a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Para além de todas as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica desenvolvidas, observou-se no decorrer dos estágios a necessidade de intervir quer na capacitação dos pais para lidar com situações emergentes, quer na prevenção de acidentes. Assim, aprofunda-se uma área de atuação dos mesmos Enfermeiros Especialistas, considerando que as lesões acidentais nas crianças se assumem como um verdadeiro problema de saúde pública, devido à gravidade associada, acarretando custos significativos ao nível da saúde e bem-estar das crianças, jovens e das suas famílias. Apesar da sua incidência ter diminuído consideravelmente ao longo dos anos devido a um esforço consertado no caminho da sua prevenção, esta continua a ser uma área que necessita de uma atenção e intervenção especializada. Nesse sentido, assumiu-se como um tema fulcral e aprofundado na realização de uma Revisão Integrativa da Literatura, apresentada no segundo capítulo, de forma a identificar quais as intervenções do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção de lesões acidentais no domicílio em crianças dos 0 aos 5 anos de idade. As bases de dados utilizadas foram a MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive e Cochrane Database of Systematic Reviews, através de termos MESH com recurso ao modelo PICO. Dos 390 artigos obtidos foram selecionados 22 segundo os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Os resultados demonstraram que as principais intervenções incluem ações educacionais junto dos pais e outros cuidadores significativos relativos à segurança em casa, nos comportamentos de risco de lesão e também sobre supervisão parental; à intervenção junto das próprias crianças através de sessões de educação com recurso a alguns instrumentos específicos, como é o caso dos livros de histórias; ao desenvolvimento de tecnologias, especialmente aplicações para smartphones, com o objetivo de prevenir lesões não intencionais e capacitar os pais no que concerne à supervisão de crianças, assim como, serviços de mensagens de texto e voz com esse fim. Com base nestes resultados apresenta-se uma proposta de intervenção que permita aumentar o conhecimento e capacitação na prevenção de lesões acidentais, através do recurso a tecnologias e visitas domiciliárias para permitir o levantamento de situações de risco das famílias. Ficou bem patente a importância que o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica tem na capacitação dos pais em diversos domínios da parentalidade, quer em âmbito hospitalar, quer no âmbito dos cuidados de saúde primários, com destaque na promoção de segurança infantil e na prevenção de acidentes que ocorrem no domicílio, através de intervenções adequadas em cooperação com as famílias, as próprias crianças/jovens e outros profissionais de saúde.
- Identificação e referenciação da criança em situação de risco: Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Pastor, Marisa; Marques, Goreti; Silva, Sofia; Fernandes, Rita; Barcelos, OlíviaIntrodução: Os maus-tratos a crianças/jovens constituem um problema de saúde pública com repercussões físicas e psicológicas, pelo que é fundamental sensibilizar e capacitar os enfermeiros para atuarem na sua deteção precoce, sinalização e prevenção. Objetivo: Identificar a produção científica relativa à temática da criança em situação de risco. Metodologia: Revisão integrativa da literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 243 artigos iniciais foram selecionados 13 artigos, segundo critérios previamente definidos. Identificou-se a necessidade de promoção de conhecimento relativo às tipologias dos maus-tratos a crianças/jovens, sendo esta a lacuna para uma correta referenciação. É ainda fundamental, identificar como se deve proceder ao encaminhamento, bem como a legislação em vigor sobre esta temática. Conclusão: O conhecimento relativo a esta temática e às barreiras à sua referenciação pelos profissionais de saúde é imprescindível para a correta intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica
- Estratégias para a humanização dos cuidados à criança: intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Tomás, Sara; Silva, Sofia; Marques, Goreti; Fernandes, Rita; Barcelos, OlíviaIntrodução: A hospitalização confere vulnerabilidade à criança e família, desencadeando sentimentos como medo e insegurança. Ambos são colocados num ambiente desconhecido com novas rotinas. Perante esta problemática, o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve procurar intervir humanizando os seus cuidados, minimizando o impacto da hospitalização. Objetivos: Identificar produção científica relativa às estratégias de humanização em Enfermagem em contexto pediátrico. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 240 artigos iniciais foram selecionados 16 artigos, segundo critérios previamente definidos. A maioria dos estudos referem a ludoterapia como uma das intervenções que deve ser utilizada pelo EESIP na humanização dos cuidados. O cuidado centrado na família, e a humanização das estrutura e ambientes organizacionais, são outras das intervenções mencionadas. Conclusão: Esta pesquisa evidencia as intervenções que contribuem para a humanização dos cuidados de forma a melhorar a qualidade dos cuidados e potenciar um crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças. Será importante, para isso, promover a formação dos profissionais, assumir a ludoterapia como fator preponderante, adequar estruturas e ambientes a cada etapa de desenvolvimento, sendo estes cuidados centrados nas famílias
- Outcome neurológico: Construção de um guia de orientação de boas práticas de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica com status neurológico comprometidoPublication . Barreto, Licínia; Barreto, Otília; Santos, M LuísaIntrodução:O outcomeneurológico do doente neurocríticoestá associado a cuidados de enfermagem prestados durante o seu período crítico em cuidados intensivos, pelo que os enfermeiros devem nortear a sua atuação profissional em práticas recomendadas.Sendo fundamental que os enfermeiros que prestam cuidados à pessoa em situação crítica com status neurológico comprometido, tenham conhecimento e adotem intervenções preventivas da hipertensão intracraniana e promotoras de perfusão cerebral, entre outras, advogamos que um guia orientador de boas práticas se mostre pertinente à qualidade dos cuidados e ao melhor outcomedo doente.Objetivo:Elaborar um guia de boas práticas a fim de uniformizar os cuidados de enfermagem prestados à pessoa em situação crítica com status neurológico comprometido.Metodologia:Procedeu-se à construção dum guia orientador segundo as recomendações da Ordem dos Enfermeiros. Para a otimização e validação em coerência com uma prática baseada na evidência, a pertinência do guia orientador em contexto de Serviço de Urgência, Bloco operatório e Serviço de Medicina Intensiva foi avaliado num painel de Delphi construído para o efeito.Conclusão:Os resultados revelaram que o guia orientador de boas práticas, é muito pertinente e um referencial teórico, para os cuidados à pessoa em situação crítica com status neurológico comprometido. A sistematização da intervenção baseada na evidência científica, mostra-se com potencial para a qualidade dos cuidados e o melhor outcomeneurológico da pessoa em situação neurocítica