Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-24"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Concurso de Música de Câmara, Prémio Fundação Inatel 2022/2023 - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Reis, Guilherme; Correia, Beatriz; Salazar, Afonso; Semedo, Luísa; Correia, Ana Carolina; Estêvão, Camille; Alves, André; Silva, Liliane; Costa, Francisco; Pinto, Ana Catarina; Bryant-Jorge, Tomás; Paiva, Maria Leonor; Mota, Rui; Barros, Mateus; Marto, Luís; Tomás, Beatriz; Mourato, TiagoBrochura de sala da pré-eliminatória do Concurso de Música de Câmara, Prémio Fundação Inatel 2022/2023 integrado no ciclo de Jovens Solistas da Metropolitana e realizado a 24 de Fevereiro de 2023 no MUSEU NACIONAL DA MÚSICA em Lisboa, no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com as obras de Brahms, Bridge, Krenek, Baußnern, von Weber e Arnold. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Quarteto de Estagiários da Pós-Graduação em Performance Orquestral Avançada - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Esteves, Diana; Marques, Inês; Pires, Pedro; Mirra, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 24 de fevereiro de 2023 na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com o Quarteto de Cordas N.º 2 de Borodin e Quarteto de Cordas N.º 62 de J. Haydn. O quarteto de cordas é constituído pelos alunos/estagiários da Pós-Graduação em Performance Orquestral Avançada. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: influências culturais no ser e tornar-se mãe em um contexto angolanoPublication . Rodrigues, Susana América Neves; Fernandes, Rita; Marques, GoretiCom a diversidade cultural cada vez mais presente, o cuidar de clientes provenientes de qualquer parte do mundo é uma realidade e que apresenta inúmeros desafios para a enfermagem. Neste contexto, surge a necessidade de que os cuidados prestados sejam culturalmente competentes, tendo sempre como objetivo contribuir para o bem-estar e maximização da saúde, respeitando a identidade de cada indivíduo, família, grupo, comunidade e/ou instituição. O presente relatório de estágio tem como objetivo geral relatar as atividades que, depois de refletidas e analisadas, conduziram à aquisição e/ou ao desenvolvimento de competências na área de especialização de Enfermagem de Saúde infantil e Pediátrica, em Portugal e em Luanda, com especial enfoque nas influências culturais no ser e tornar se mãe em um contexto angolano. Este relatório é constituído por dois capítulos: no primeiro capítulo, pretende-se refletir criticamente no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde infantil e Pediátrica nos diferentes campos de estágio, realizados em Portugal e Angola, com suporte na evidência científica, nas tomadas de decisão e em particular no cuidar culturalmente competente à criança, ao jovem e à família. Posteriormente, no segundo capítulo, desenvolveu-se um estudo qualitativo para compreender as influências culturais no ser e tornar-se mãe em um contexto angolano, que resultou numa proposta de intervenção neste domínio, permitindo caraterizar a importância da criança para a família, identificar as formas de parentalidade existentes e compreender como a cultura interfere no processo de relação entre mãe e filho(a). As competências desenvolvidas ocorreram principalmente ao nível do domínio da prestação de cuidados específicos, para dar resposta às necessidades ao longo do ciclo de vida e desenvolvimento da criança, do jovem e da família. O percurso percorrido permitiu-nos compreender como é que as influências culturais interferem no processo de ser mãe.
- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: contributos para a promoção da esperança em pais de crianças com necessidades especiaisPublication . Amaral, Ana Salomé Vieira dos Santos; Fernandes, Rita; Simões, CatarinaIntrodução: Refletir sobre a prática clínica e as variadas competências adquiridas durante o percurso formativo, enquanto estudante do Mestrado de Saúde Infantil e Pediátrica, revela-se fundamental, pois permite realizar uma autoanálise e verificar se se atingiram os objetivos delineados. A Promoção da Esperança em Pais de Crianças com Necessidades Especiais, através da inclusão de intervenções no plano de cuidados diários, emerge como uma prioridade para os Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica. Ajudar os pais a desenvolver mecanismos de adaptação e planearem o futuro, permite obter resultados positivos e benefícios não só para eles, como para a criança doente. Objetivo: Elaborar uma análise crítico-reflexiva sobre o percurso formativo e de aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica nos diversos contextos da prática clínica; realizar uma Revisão Integrativa da Literatura e desenvolver uma proposta de intervenção que permita dar resposta às diferentes necessidades verificadas. Metodologia: Estudo do tipo descritivo, crítico reflexivo na primeira parte e posteriormente uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a seis bases de dados, utilizando os descritores MeSH e critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Foram adquiridas competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, desenvolvendo práticas refletidas com base na prática baseada na evidência. Da pesquisa efetuada foi possível identificar as Intervenções de Avaliação da Esperança dos Pais de Crianças com Necessidades Especiais, que englobam os significados, as barreiras e os facilitadores (incluindo crenças), assim como, as Intervenções para a Promoção da Esperança. Conclusões: As competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica são fundamentais para que exista uma adequação dos cuidados às necessidades de saúde da criança e da sua família, uma vez que, têm por base o modelo de Cuidados Centrados na Família. É necessária uma sensibilização aos enfermeiros para a utilização das Intervenções Promotoras de Esperança, de modo a promover nos pais uma transição com Esperança. Neste sentido, foi elaborada uma sugestão/ proposta de intervenção nesta área
- Biocerâmicos de segunda geração em pulpotomias de dentes decíduos : revisão sistemáticaPublication . Abreu, Marta Carolina Freitas; Lopes, Luísa Bandeira; Neves, João AlbernazObjetivo: Responder à pergunta baseada na nomenclatura PICOT: em dentes decíduos de crianças (P), a pulpotomia com os biocerâmicos de 2ª geração (I), comparado com MTA (C) resulta num melhor sucesso clínico e radiográfico (O) que são avaliados em follow-ups até 24 meses (T)? Materiais e Métodos: As pesquisas se restringiram ao período entre 2011 e 2021 em bases de dados eletrónicas universais. Através da meta-análise, o resultado clínico e radiográfico de biocerâmicos em pulpotomias de dentes decíduos, nos diferentes meses de acompanhamento. A heterogeneidade foi calculada por meio da estatística do teste I2 (p < 0,1). Resultados: 14 estudos clínicos foram selecionados para análise, tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão. As taxas de sucesso para os novos biocerâmicos com base de MTA VS MTA aos 3 meses de controlo clínico (RR=1.00; 95%IC=0.97-1.03) e radiográfico (RR=0.97; 95%IC=0.93-1.02); aos 6 meses de controlo clínico (RR=1.00; 95%IC=0.97-1.02) e radiográfico (RR=1.00; 95%IC=0.97-1.02); aos 12 meses de controlo clínico (RR=1.01; 95%IC=0.98-1.04) e radiográfico (RR=1.01; 95%IC=0.98-1.04); aos 24 meses de controlo clínico (RR=0.99; 95%IC=0.83-1.17) e radiográfico (RR=0.99; 95%IC=0.83-1.17). As taxas de sucesso para o Biodentine VS MTA foram aos 3 meses de controlo clínico (RR=1.00; 95%IC= 0.97-1.03) e radiográfico (RR=1.00; 95%IC=0.96-1.03); aos 6 meses de controlo clínico (RR=1.00; 95%IC=0.98-1.02) e radiográfico (RR=1.00; 95%IC=0.98-1.02); aos 9 meses de controlo clínico (RR=0.98;95%IC=0.95-1.02) e radiográfico (RR=1.00;95%IC=0.95-1.05); aos 12 meses de controlo clínico (RR=1.01; 95%IC=0.99-1.03) e radiográfico (RR=1.01; 95%IC=0.98-1.04); aos 18 meses de controlo clínico (RR=0.99; 95%IC=0.95-1.02) e radiográfico (RR=1.01; 95%IC=0.94-1.09); aos 24 meses de controlo clínico (RR=0.99; 95%IC=0.95-1.03) e radiográfico (RR=0.96; 95%IC=0.90-1.03). Conclusão: Tanto a nível clínico como radiográfico, entre os biocerâmicos de 1ª e 2ª gerações não existem diferenças estatisticamente significativas (valor-p>0.05), ao longo dos meses de follow-up.
- Vivências e perceções dos idosos acerca da realização da monitorização ambulatória da pressão arterial: relação com a tecnologiaPublication . Salgueiro, Marisa da Conceição Barradas; Calha, AntónioNas últimas décadas, a preocupação com os cuidados de saúde prestados ao doente, vem sendo crescente. É objetivo de todos os serviços e profissionais de saúde, que o cuidado seja prestado de forma assertiva e eficaz, indo de encontro às expetativas do doente. A crescente evolução tecnológica tem proporcionado grandes benefícios neste sector. Mas como será que esta evolução é recebida pelo grupo que mais recorre aos serviços de saúde, o grupo dos mais velhos? Os idosos, muitas vezes com uma baixa literacia e com pouca relação com a tecnologia, veem-se muitas vezes confrontados com a necessidade de lidar com a tecnologia implicada em exames de diagnostico e terapêutica, tão importantes para a monitorização da sua saúde. Assim sendo, pretende-se neste trabalho dar voz a estes idosos, e perceber qual a sua perspetiva quando, para a realização de um exame de diagnóstico e terapêutica a que se propõe, lhes é pedido que lidem, de forma autónoma, com algum grau de tecnologia. Pretende-se conhecer os seus receios e as suas intenções quando confrontados com a tecnologia implícita em determinados exames de diagnóstico e terapêutica, como é o caso da Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial, exame realizado com recurso a um dispositivo eletrónico que acompanha o examinado durante 24 horas. Só conhecendo a perspetiva de quem está do outro lado, será possível promover uma verdadeira melhoria do cuidado prestado, contribuindo ao mesmo tempo para o envolvimento e empoderamento do doente idoso, que recorre a este tipo de cuidados.
- A influência da pandemia da Covid-19 nas relações sociais e familiares dos idosos institucionalizadosPublication . Oliveira, Ana Margarida Antunes de; Calha, AntónioO envelhecimento é um processo presente em todos os indivíduos, apesar de, a população idosa registar um aumento, resultado de vários fatores. As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, assumem-se, cada vez mais, como uma porta de entrada para os idosos que têm dificuldades em arranjar respostas para as suas necessidades. Por outro lado, a COVID-19 veio influenciar as relações sociais e familiares dos idosos institucionalizados, na medida em que, estes estiveram algum tempo afastados, devido às medidas que a situação vivida exigia a todos. Assim, nesta investigação decidiu interpelar-se esta temática, através de um estudo de cariz qualitativo, de forma a ter uma perceção do quão as relações dos idosos institucionalizados no decorrer da pandemia foram afetadas. Desta forma, a técnica de recolha de dados utilizada foi uma entrevista semiestruturada, com foco nas relações dos idosos, antes e durante a pandemia, visto que é um ciclo que não terminou. Após a análise dos dados, foi possível reconhecer que, as relações sociais e familiares dos idosos institucionalizados, foram afetadas pela COVID-19, visto que, as restrições necessárias para a diminuição do risco de transmissão/proteção da população, constituíram-se como obstáculos aos hábitos e rotinas que eram frequentes antes do início da pandemia.
- Plano de marketing estratégico: Workation Azores Village 2027Publication . Costa, Vítor Pereira; Mena, RicardoA COVID-19 foi muito mais que uma crise de saúde pública. Esta pandemia afetou significativamente a vida das pessoas e a economia global. A pandemia ensinou a explorar novos lugares onde podemos trabalhar e ser produtivos, aumentou a consciência do stress relacionado com o trabalho e a importância do equilíbrio de trabalho-vida. Esta consciência foi tomada tanto do lado das empresas como dos colaboradores. Por parte das empresas há uma maior consciencialização no bemestar e preocupação com a saúde mental nos clientes internos. Para além disso com o crescimento da Inteligência artificial e a automatização de tarefas rotineiras permite que os trabalhadores se concentrem em tarefas que exigem características exclusivamente humanas, como pensamento crítico e inteligência emocional tornando as habilidades humanas serão cada vez mais valorizadas no futuro do trabalho. Há expectativa de que o interesse dos trabalhadores para se tornar nómadas digitais, aumente nos próximos anos, chegando a 1 Bilião de nómadas em 2035. Neste sentido a atração de talento passa a ser global, aumentando a competição obrigando as empresas a tornarem-se mais competitivas a nível de benefícios de forma reter o seu talento (Eger et al., 2019). O principal objetivo deste projeto é desenvolver um plano de marketing estratégico para a criação do Workation Azores Village um espaço de coliving na ilha de São Miguel na Região Autónoma dos Açores. Mais especificamente, este projeto visa compreender as tendências sobre o mercado de trabalho, compreender as motivações, desafios e fatores de decisão dos nómadas digitais ao viajar para um local e por fim definir o posicionamento da Workation Azores Village. A metodologia foi qualitativa. Foram realizadas 11 entrevistas. Deste estudo conclui-se que estamos a assistir uma modificação de benefícios dos clientes internos. O trabalho remoto irá crescer assim como novos perfis de trabalhador: nómadas digitais. A RAA devido ao baixo custo de vida, ao contacto com a cultura e natureza, à autenticidade do seu povo torna-se o local ideal para atrair trabalhadores remotos.
- Métodos de persuasão: Uma análise aos anúncios de alojamentos locais publicados no Airbnb nas cidades do Porto e LisboaPublication . Reina, Francisco Faria da Rocha Varizo; Salomão, MiriamO objetivo primordial desta tese é é descrever, em termos de métodos de persuasão, os diferentes tipos de anúncios a Alojamentos Locais, situados nas cidades do Porto e de Lisboa, presentes no website Airbnb. Apesar desse tipo de anúncio ser parcialmente passível de comparação com a realidade de um anúncio a um quarto de hotel, ou a um alojamento de longa duração, pretende-se explorar o ângulo concreto do Alojamento Local, que contém muitas especificidades únicas. Depois de definido o objetivo, apresentou-se uma revisão da literatura com aquilo que de mais relevante já foi estudado em relação ao tema em análise, desde a contextualização da economia Peer-to-Peer, passando pela caraterização das noções de confiança, expetativas e motivações, e terminando na exposição e divisão entre métodos de persuasão funcionais e métodos de persuasão emocionais. A metodologia posta em prática fundamentou-se num estudo quantitativo a uma amostra não probabilística de cem anúncios, no website Airbnb, a Alojamentos Locais. Cinquenta destes situados na cidade do Porto e os outros cinquenta situados na cidade de Lisboa. Para isso, recorreu-se à teoria da retórica de Aristóteles e à análise das fotos de perfil. Foram definidas oito categorias de anúncios tendo em consideração as diferentes combinações dos três aspetos mencionados. Por fim, organizaram-se os cem anúncios analisados, de acordo com as oito possíveis categorias definidas, e concluiu-se acerca das preferências de escolha do anfitrião, relativamente ao método de persuasão utilizado.
- Os atributos do vinho que influenciam na intenção de compraPublication . Campos, Mafalda Lucas Roncon da Costa; Gomes, SandraObjetivos: Este estudo teve por base a compreensão do comportamento do consumidor face à influência dos atributos presentes, na intenção de compra, de um vinho. Metodologia: A recolha de dados teve por base a realização de um inquérito online, com a finalidade de testar as hipóteses do estudo delineado, permitindo compreender os atributos relevantes que influenciam no processo de escolha e compra de um vinho. A investigação contou com uma amostra válida de 369 inquiridos. Resultados e principais conclusões: O presente estudo levou a concluir que existem dois grupos de consumidores, os experientes e os não experientes, com diferenças entres eles no que concerne às preferências dos atributos nos hábitos de consumo e de compra de vinho. Denotou-se a presença de diferenças de género entre estes dois grupos, ressaltando o sexo feminino como aquele que valoriza mais atributos ao invés do sexo masculino. Numa abordagem geral o consumidor português de vinhos tem preferência pelo vinho tinto e pelo vinho branco. A frequência de compra de garrafas por mês varia entre 1 a 3 garrafas. A maior parte compra vinhos em supermercados, diretamente aos produtores e em feiras de vinhos, consumindo, preferencialmente, com a amigos e/ou familiares e em ocasiões especiais. No que concerne ao local de consumo a maior parte dá preferência ao consumo de vinho em casa, nos restaurantes e em festas e celebrações. Limitações: Apresenta-se uma limitação no estudo, no que concerne à amostra, sendo esta constituída por inquiridos, que não se consideram especialistas neste setor, o que pode enviesar os resultados.