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Abstract(s)
O objetivo primordial desta tese é é descrever, em termos de métodos de persuasão, os diferentes tipos de anúncios a Alojamentos Locais, situados nas cidades do Porto e de Lisboa, presentes no website Airbnb.
Apesar desse tipo de anúncio ser parcialmente passível de comparação com a realidade de um anúncio a um quarto de hotel, ou a um alojamento de longa duração, pretende-se explorar o ângulo concreto do Alojamento Local, que contém muitas especificidades únicas.
Depois de definido o objetivo, apresentou-se uma revisão da literatura com aquilo que de mais relevante já foi estudado em relação ao tema em análise, desde a contextualização da economia Peer-to-Peer, passando pela caraterização das noções de confiança, expetativas e motivações, e terminando na exposição e divisão entre métodos de persuasão funcionais e métodos de persuasão emocionais.
A metodologia posta em prática fundamentou-se num estudo quantitativo a uma amostra não probabilística de cem anúncios, no website Airbnb, a Alojamentos Locais. Cinquenta destes situados na cidade do Porto e os outros cinquenta situados na cidade de Lisboa.
Para isso, recorreu-se à teoria da retórica de Aristóteles e à análise das fotos de perfil. Foram definidas oito categorias de anúncios tendo em consideração as diferentes combinações dos três aspetos mencionados.
Por fim, organizaram-se os cem anúncios analisados, de acordo com as oito possíveis categorias definidas, e concluiu-se acerca das preferências de escolha do anfitrião, relativamente ao método de persuasão utilizado.
Description
Keywords
Alojamento local Airbnb Peer-to-Peer Persuasão Confiança Motivações Expetativas