Repository logo
 
Publication

Métodos de persuasão: Uma análise aos anúncios de alojamentos locais publicados no Airbnb nas cidades do Porto e Lisboa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSalomão, Miriam
dc.contributor.authorReina, Francisco Faria da Rocha Varizo
dc.date.accessioned2023-04-19T13:46:45Z
dc.date.available2023-04-19T13:46:45Z
dc.date.issued2023-02-24
dc.description.abstractO objetivo primordial desta tese é é descrever, em termos de métodos de persuasão, os diferentes tipos de anúncios a Alojamentos Locais, situados nas cidades do Porto e de Lisboa, presentes no website Airbnb. Apesar desse tipo de anúncio ser parcialmente passível de comparação com a realidade de um anúncio a um quarto de hotel, ou a um alojamento de longa duração, pretende-se explorar o ângulo concreto do Alojamento Local, que contém muitas especificidades únicas. Depois de definido o objetivo, apresentou-se uma revisão da literatura com aquilo que de mais relevante já foi estudado em relação ao tema em análise, desde a contextualização da economia Peer-to-Peer, passando pela caraterização das noções de confiança, expetativas e motivações, e terminando na exposição e divisão entre métodos de persuasão funcionais e métodos de persuasão emocionais. A metodologia posta em prática fundamentou-se num estudo quantitativo a uma amostra não probabilística de cem anúncios, no website Airbnb, a Alojamentos Locais. Cinquenta destes situados na cidade do Porto e os outros cinquenta situados na cidade de Lisboa. Para isso, recorreu-se à teoria da retórica de Aristóteles e à análise das fotos de perfil. Foram definidas oito categorias de anúncios tendo em consideração as diferentes combinações dos três aspetos mencionados. Por fim, organizaram-se os cem anúncios analisados, de acordo com as oito possíveis categorias definidas, e concluiu-se acerca das preferências de escolha do anfitrião, relativamente ao método de persuasão utilizado.pt_PT
dc.identifier.tid203268423pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44587
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlojamento localpt_PT
dc.subjectAirbnbpt_PT
dc.subjectPeer-to-Peerpt_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectExpetativaspt_PT
dc.titleMétodos de persuasão: Uma análise aos anúncios de alojamentos locais publicados no Airbnb nas cidades do Porto e Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
francisco_reina.pdf
Size:
1.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: