Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os atributos do vinho que influenciam na intenção de compra

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
mafalda_campos.pdf1.76 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivos: Este estudo teve por base a compreensão do comportamento do consumidor face à influência dos atributos presentes, na intenção de compra, de um vinho. Metodologia: A recolha de dados teve por base a realização de um inquérito online, com a finalidade de testar as hipóteses do estudo delineado, permitindo compreender os atributos relevantes que influenciam no processo de escolha e compra de um vinho. A investigação contou com uma amostra válida de 369 inquiridos. Resultados e principais conclusões: O presente estudo levou a concluir que existem dois grupos de consumidores, os experientes e os não experientes, com diferenças entres eles no que concerne às preferências dos atributos nos hábitos de consumo e de compra de vinho. Denotou-se a presença de diferenças de género entre estes dois grupos, ressaltando o sexo feminino como aquele que valoriza mais atributos ao invés do sexo masculino. Numa abordagem geral o consumidor português de vinhos tem preferência pelo vinho tinto e pelo vinho branco. A frequência de compra de garrafas por mês varia entre 1 a 3 garrafas. A maior parte compra vinhos em supermercados, diretamente aos produtores e em feiras de vinhos, consumindo, preferencialmente, com a amigos e/ou familiares e em ocasiões especiais. No que concerne ao local de consumo a maior parte dá preferência ao consumo de vinho em casa, nos restaurantes e em festas e celebrações. Limitações: Apresenta-se uma limitação no estudo, no que concerne à amostra, sendo esta constituída por inquiridos, que não se consideram especialistas neste setor, o que pode enviesar os resultados.

Description

Keywords

Vinho Comportamento do consumidor Consumidores experientes Consumidores não experientes Rótulo Marca Denominação de origem Preço

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License