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Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivos: Este estudo teve por base a compreensão do comportamento
do consumidor face à influência dos atributos presentes, na intenção de
compra, de um vinho.
Metodologia: A recolha de dados teve por base a realização de um
inquérito online, com a finalidade de testar as hipóteses do estudo
delineado, permitindo compreender os atributos relevantes que
influenciam no processo de escolha e compra de um vinho. A investigação
contou com uma amostra válida de 369 inquiridos.
Resultados e principais conclusões:
O presente estudo levou a concluir que existem dois grupos de
consumidores, os experientes e os não experientes, com diferenças entres
eles no que concerne às preferências dos atributos nos hábitos de consumo
e de compra de vinho. Denotou-se a presença de diferenças de género
entre estes dois grupos, ressaltando o sexo feminino como aquele que
valoriza mais atributos ao invés do sexo masculino. Numa abordagem geral
o consumidor português de vinhos tem preferência pelo vinho tinto e pelo
vinho branco. A frequência de compra de garrafas por mês varia entre 1 a
3 garrafas. A maior parte compra vinhos em supermercados, diretamente
aos produtores e em feiras de vinhos, consumindo, preferencialmente, com
a amigos e/ou familiares e em ocasiões especiais. No que concerne ao local de consumo a maior parte dá preferência ao
consumo de vinho em casa, nos restaurantes e em festas e celebrações.
Limitações: Apresenta-se uma limitação no estudo, no que concerne à
amostra, sendo esta constituída por inquiridos, que não se consideram
especialistas neste setor, o que pode enviesar os resultados.
Description
Keywords
Vinho Comportamento do consumidor Consumidores experientes Consumidores não experientes Rótulo Marca Denominação de origem Preço
