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- RELAÇÃO ENTRE CRIATIVIDADE E CIENTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAPublication . Kotz, Suellen Rodrigues; Borges Formiga Sobrinho, AsdrúbalA criatividade na ciência é fundamental para soluções de problemas na contemporaneidade. O objetivo deste estudo foi investigar a relação estabelecida entre criatividade e cientistas, na literatura. A busca dos artigos ocorreu em três bases de dados: Portal de Periódicos Capes, PePSIC e SciELO, com abrangência de publicações entre o período de 2001 a 2021. Os resultados revelaram que a relação entre criatividade e cientistas envolve um conjunto de fatores relacionados a: características individuais; fatores contextuais divididos entre familiares e profissionais dos cientistas; processos de desenvolvimento da carreira científica; e reconhecimento na ciência. Destacamos a necessidade de estudos mais abrangentes relacionados aos preditores da criatividade entre cientistas, de modo a contribuir no direcionamento de jovens pesquisadores de diferentes trajetórias, interessados na área científica
- EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARPublication . Cruz, Joana; Bóia, Ana Carolina; Teixeira, Beatriz; Ferreira, Cláudia; Faria-Magalães, Fabiana; Cardoso, Jéssica; Vara, JoanaTem vindo a crescer o interesse pela promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar, como estratégia de promoção atempada do sucesso escolar, designadamente através da implementação de sistemas multinível de suporte. Neste estudo pretende-se analisar o efeito de uma intervenção universal de promoção de competências matemáticas. Participaram no estudo 134 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. Após o despiste universal, foi implementada pelos educadores uma intervenção diferenciada em função do desempenho das crianças, ocorrendo a reavaliação no final do ano letivo. Os educadores receberam formação durante todo o processo. Os resultados evidenciam ganhos em todas as competências matemáticas avaliadas, recorrendo-se a testes de diferenças de médias e à análise da magnitude dos efeitos.
- Proteção de soft targets: a ameaça de terrorismo na área do Bairro AltoPublication . Regino, João Miguel Fevereiro; Duque, RaquelNos últimos anos, os soft targets têm vindo a ser alvos cada vez mais recorrentes para a prática de atos terroristas devido às vulnerabilidades típicas que apresentam. Quer seja pela falta de medidas de segurança robustas, pela facilidade de acesso, pelos aglomerados de pessoas, pelo mediatismo, entre outros, os soft targets compreendem um conjunto de caraterísticas que se consubstanciam como mais valias para os objetivos de quem pretende realizar um ataque terrorista e esse facto não pode ser negligenciado. As zonas turísticas enquadram-se nessa tipologia de alvos, onde existe a possibilidade de ocorrência de um ataque terrorista e deve ser considerada a implementação de medidas de prevenção para que se possam diluir as vulnerabilidades desses locais. Na presente dissertação, foi considerada a área do Bairro Alto como objeto de estudo, analisando-se as medidas de segurança em implementação e qual o nível de preparação para dar resposta a um ataque terrorista, face às vulnerabilidades existentes. Para esse efeito, foi realizado um estudo qualitativo com a concretização de 13 entrevistas, envolvendo elementos policiais e indivíduos civis, todos com conhecimento privilegiado no âmbito do terrorismo ou da segurança da área. O estudo demonstra que apesar de existirem algumas medidas a serem implementadas no âmbito da prevenção, estas são ainda insuficientes para fazer face à imprevisibilidade e variedade de métodos para a realização de um ataque terrorista. Os entrevistados revelam algumas vulnerabilidades, designadamente a disposição das infraestruturas na área e do estado degradado em que se encontram, assim como a formação providenciada ao efetivo. A dissertação apresenta ainda algumas propostas de melhoria a implementar, tanto para o efetivo, como para as condições de segurança da área.
- CHECKLIST DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS-II: TESTE DA ESTRUTURA INTERNAPublication . Tavares, Vanessa; Silva, André; Bartholomeu, DanielO Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II) consiste em uma ferramenta que investiga os padrões de comportamento interpessoal em díades relacionais. O objetivo do estudo foi verificar se o CLOIT-II se ajusta ao modelo circumplexo no contexto laboral. Participaram 363 trabalhadores, respondendo ao CLOIT-II. A estrutura interna do instrumento foi avaliada por meio do Escalonamento Multidimensional Confirmatório. Foram encontrados bons indicadores de ajuste do instrumento a uma organização bidimensional, além de indicadores satisfatórios de circularidade, porém nem todos os critérios psicométricos de circumplexidade foram satisfeitos, sugerindo que o checklist se adéqua ao modelo quasi-circumplexo, o que corrobora os estudos anteriores, que vêm demonstrando a validade do instrumento. Esses resultados apoiam a utilidade e validade do CLOIT-II no ambiente de trabalho.
- QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PERCEPÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS COM DEFICIÊNCIAPublication . Toledo, Larisse; Andrade, Sandra Mara de; STEFANI, SILVIO ROBERTOA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de Pessoas com Deficiência (PcD) ainda é pouco estudado no Mundo. Os estudos identificados são em relação à inserção de PcD no mercado de trabalho e nas empresas. Objetivo: Compreender a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a partir do ponto de vista de servidores com deficiência, de uma prefeitura municipal do interior do Estado do Paraná, Brasil. Metodologia: Se caracteriza como qualitativa descritiva. A coleta de dados ocorreu, por meio de entrevistas semiestruturadas e o levantamento da pesquisa bibliográfica. Para a análise dos dados, utilizou-se análise de conteúdo. Resultados: O estudo apresenta o perfil dos investigados. Entendimento de QVT para os servidores – PcD visual e física. Identificam-se os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e organizacionais da QVT, descrevendo os aspectos positivos e negativos da QVT, sendo identificados os aspectos positivos que prevalecem aos negativos. Contribui para dar mais visibilidade às PcD e para disseminar a inclusão. Para as organizações, permite que estas possam conhecer melhor as PcD e a importância da QVT.
- Escala de Comportamentos de Bullying (ECB): evidências baseadas em sua estrutura internaPublication . Silva, Paulo; ARAUJO, Gleyde Raiane De; Fonseca, Patrícia Nunes Da; Silva, Ramnsés; Cavalcante Bezerra de Medeiros, Paloma; Medeiros, Emerson DiógenesObjetivou-se reunir evidências sobre a estrutura interna da Escala de Comportamentos de Bullying (ECB). Contou-se com 240 estudantes, com idade entre 7 e 14 anos (M = 9,89; DP = 1,40), sendo a maioria meninas (56,7%), cursando a terceira série do Ensino Fundamental (28,6%), distribuídos equitativamente entre escolas públicas e privadas da cidade João Pessoa, Paraíba. Os participantes preencheram a ECB e questões sociodemográficas. A fatoração dos eixos principais com rotações Varimax, identificou dois fatores, que explicaram 58,78% da variância total, cujos alfas de Cronbach foram de 0,91 (bullying indireto) a 0,90 (bullying direto). Esses achados revelam que a ECB reúne evidências favoráveis de validade baseada na estrutura interna da medida e consistência interna.
- Psicologia forense nas forças de segurança: o profiling em crimes de violência domésticaPublication . Gonçalves, Joana Filipa Mendes; Santos, Paulo SargentoAtualmente, com a dimensão abismal que tem vindo a representar, o crime de violência doméstica é considerado um flagelo que se tem refletido em vários homicídios todos os anos. Como tal, torna-se imprescindível criar estratégias de prevenção no âmbito da violência doméstica, de modo que seja possível antecipar as medidas necessárias à não concretização do mesmo. Neste sentido, a presente investigação procurou analisar a opinião de psicólogos e juristas sobre a utilidade da aplicação de uma medida compósita de avaliação do risco de homicídio no quadro da violência doméstica para articulação de indicadores psicológicos do putativo agressor com os indicadores estatísticos em vigor. Destarte, a investigação pressupõe a realização de entrevistas semidiretivas a psicólogos das forças de segurança e a juristas, selecionados por critérios de conveniência, de forma a perceber o que é necessário para articular, com o método já implementado da avaliação do risco de violência doméstica, o perfil criminal do putativo agressor. Neste sentido, a análise de conteúdo realizada às entrevistas mostrou que se constitui importante o apuramento de dados do foro psicológico na ficha de avaliação do risco de violência doméstica. Assim, os resultados sugerem que quer os psicólogos quer os juristas concordam com a necessidade de incluir indicadores comportamentais e de personalidade, ainda que avaliem como necessária a adequação da medida ao contexto e ao avaliador.
- Captação Física dos Polícias da PSP: Estudo ExperimentalPublication . Rasteiro, André Filipe Gonçalves Góis Girão; Massuça, Luís Miguel Rosado da CunhaObjetivo: O estudo tem por objetivo (i) identificar estudos científicos que apresentem planos de treino físico específicos para populações táticas (Estudo I); (ii) caracterizar os planos de treino físico (específicos para polícias) identificados na literatura (Estudo I); (iii) quantificar o efeito da aplicação de um programa de treino físico de 12 semanas na aptidão física dos polícias (Estudo II). Método: Estudo I – Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre programas de treino físico aplicados a populações táticas. Através de uma pesquisa nas bases de dados Pubmed e SPORTDiscus, obtiveram-se 11.508 estudos, que após um processo de análise e seriação, permitiu incluir 23 estudos, os quais foram detalhadamente analisados. Estudo II – Estudo Experimental que contou com a participação de trinta (n = 30) polícias (Amadora, Portugal) que foram distribuídos por cinco grupos, tendo realizado um programa de treino físico de 12 semanas (janeiro a abril, 2023). Foram efetuados três momentos de avaliação, na semana zero (T0), na semana oito (T1) e no final da semana doze (T2), tendo sido avaliados ao nível da morfologia (massa corporal, perímetro abdominal, IMC, RCA, massa gorda relativa, massa muscular relativa) e capacidades físicas (capacidade aeróbia - Vaivém; flexibilidade - Senta e alcança; agilidade - Teste T; resistência muscular - Sit-Ups 60s, Pull-Ups máximo; Push-Ups 60s; potência muscular - impulsão horizontal e força de preensão manual). O programa de treino físico teve a periodicidade de três vezes por semana com a duração média de uma hora por sessão, através de um trabalho por circuito, exercícios com peso corporal e exercícios com peso adicional. Resultados: Estudo I: Os resultados demostraram que programas de treino físico (duração > quatro semanas) podem melhorar (efeitos médios a elevados) as (i) medidas de aptidão física e o (ii) desempenho em simulações de tarefas ocupacionais específicas. Estudo II: No final da semana 8 (T1) observaram-se diferenças estatisticamente significativas no perímetro da cintura e na razão cintura/estatura e em todos os testes aplicados para aferir a capacidade física (excetuando os testes de flexibilidade, força de preensão manual – soma dir./esq., e o consumo máximo de oxigénio [V̇O2máx] predito). No entanto, no final do programa (T2) observaram-se melhorias estatisticamente significativas na massa gorda relativa, massa muscular relativa, perímetro da cintura, razão cintura/estatura, e em todos os testes aplicados para avaliar as capacidades físicas. Conclusões: Estudo I: observou-se que (i) os programas de treino físico mais eficientes têm uma duração não inferior a oito semanas e uma frequência semanal de pelo menos três vezes e, (ii) os programas que combinam treino de força com treino cardiovascular parecem ser mais eficazes. Estudo II: Os resultados deste estudo sugerem que o programa de treino aplicado permite melhorar a aptidão física dos polícias, sendo que a flexibilidade aparenta ser a capacidade motora que necessita de um programa de treino mais longo para que se observem melhorias estatisticamente significativas.
- ADOLESCÊNCIA E USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIA SOCIALPublication . Barbosa, Orlando; Ribeiro, Maria; Ribeiro, Joaquim; Diniz, Cleisiane; Perdomo, Selma; Meleiro, MariaO uso de substâncias psicoativas por adolescentes é um problema de saúde pública no mundo. O objetivo deste estudo foi identificar comportamento e competência social presentes nos adolescentes, caracterizados como fatores de risco para uso de substâncias psicoativas. Método: Estudo quantitativo, epidemiológico, transversal, descritivo, com 280 adolescentes de 11 a 15 anos. Utilizou-se o instrumento Drug Use Screening Inventory nas variáveis: uso de substâncias psicoativas, comportamento e competência social. Os comportamentos evidenciados foram: teimosia, desconfiança, aborrecimento fácil e timidez. Relativo à competência social, evidenciou-se mudançade humor, pouca preocupação com suas ações e prejuízos a outras pessoas, desconforto diante de elogios. Conclusão: Características comportamentais e déficts nas habilidades sociais encontradas nos adolescentes, foram considerados fatores de risco para o uso de drogas.
- EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARPublication . Cruz, Joana; Bóia, Ana; Teixeira, Beatriz; Ferreira, Cláudia; Faria-Magalhães, Fabiana; Cardoso, Jéssica; Vara, JoanaTem vindo a crescer o interesse pela promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar, como estratégia de promoção atempada do sucesso escolar, designadamente através da implementação de sistemas multinível de suporte. Neste estudo pretende-se analisar o efeito de uma intervenção universal de promoção de competências matemáticas. Participaram no estudo 134 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. Após o despiste universal, foi implementada pelos educadores uma intervenção diferenciada em função do desempenho das crianças, ocorrendo a reavaliação no final do ano letivo. Os educadores receberam formação durante todo o processo. Os resultados evidenciam ganhos em todas as competências matemáticas avaliadas, recorrendo-se a testes de diferenças de médias e à análise da magnitude dos efeitos.
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