ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing by Title
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- A Aceitação de Bens de Consumo - O Caso dos Produtos em CortiçaPublication . Bâroa Tomé Gonçalves, César Augusto; Dias, ÁlvaroA indústria da cortiça portuguesa é hoje a maior do mundo neste sector, e uma das mais lucrativa indústrias no panorama económico português. Com o desenvolvimento da indústria, também cada vez mais utilizações são conhecidas para este produto natural. Os acessórios e peças de vestuário feitos em cortiça são hoje uma realidade que começa a dar os primeiros passos, e pretendem chegar a um público mais abrangente. Nesse sentido sentimos que era importante aferir quais os fatores que influenciam a atitude do consumidor perante bens de consumo. Determinar também se a influência que estes fatores poderão exercer sobre a atitude do consumidor poderá traduzir-se num comportamento de compra. Para esse efeito foi seguido o modelo da Theory of Reasoned Action, um modelo de predição da intenção de comportamento. A acrescentar a este modelo foram adicionadas ainda diversas variáveis que, no nosso entender, poderão influenciar as perceções do consumidor. Para consumar o nosso estudo foi formulado um questionário destinado aos consumidores residentes em Portugal Continental, que depois foi divulgado nas redes sociais. Os dados constantes nas respostas, bem como os dados sociodemográficos recolhidos, foram tratados com a ferramenta estatística SPSS 20, e analisados de acordo com a metodologia descritiva usual (frequências, médias, desvio-padrão, números mínimos e máximos). O efeito das variáveis independentes nas dependentes foi determinado através de uma análise de variância (ANOVA). Os resultados obtidos demonstram que existem diversos fatores que podem influenciar positivamente a atitude dos consumidores, que por sua vez exerce uma influência significativa na intenção de compra. Estes factos, se explorados pela gestão das empresas, podem tornar possível entregar ao cliente um produto com maior valor percebido e, com isso, expandir os seus mercados.
- Amor à Marca e suas Consequências: Um Estudo sobre a Marca ApplePublication . José, Nádia; Dias, ÁlvaroSe repararmos, as pessoas não usam a palavra "amor" apenas quando falam de outras pessoas. Elas mencionam a palavra "amor" também ao descrever objetos e coisas. Como por exemplo ao dizerem coisas como "eu amo esse batom", "eu estou completamente apaixonado com o meu carro" ou "amo o meu clube de futebol". Sendo assim, este artigo centra-se no conceito do amor pela marca estabelecido entre consumidores e as marcas, e nas suas consequências. O objeto de estudo desta investigação é a marca Apple, uma marca com bastante notoriedade no mercado internacional e em Portugal. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão desta interação entre consumidores e marcas. Mais concretamente, visa diagnosticar o conceito de amor pela marca e identifica as consequências desse amor por parte dos consumidores da marca em estudo. A metodologia seguida assentou na realização de um inquérito aos consumidores da marca “APPLE”, do qual se obtiveram 492 respostas. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se verificar que o amor pela marca gera no consumidor um sentimento de lealdade, a intenção de pagar preços premium, o passa-a-palavra positivo e o envolvimento ativo. Os resultados obtidos reforçam os resultados dos escassos estudos passados. Assim sendo, os resultados deste estudo demonstram a importância de se criarem vínculos entre os consumidores e as marcas, uma vez que estes se traduzem em rentabilidade e crescimento para as empresas.
- O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIAPublication . ABDUL AJIJ, NAIM; Trindade, Pedro; Miguel Gonçalves, LuísO amor à marca emergiu como um conceito na área de marketing para consolidar, e tornar duradoura, a relação entre o consumidor e uma determinada marca. Neste contexto, os profissionais de marketing devem equacionar as suas estratégias adequadas para que o cliente-alvo se prenda a uma determinada marca estabelecendo uma forte relação emocional e afetiva. O objetivo desta dissertação é explorar o conceito de amor à marca e, junto de consumidores, procurar identificar que fatores conduzem ao nascimento de amor por uma determinada marca. A análise empírica incide sobre os produtos de dermocosmética que sejam habitualmente adquiridos em farmácia. Os dados foram obtidos a partir de um questionário online aos consumidores de ambos os géneros, que compram produtos de dermocosmética em farmácia, tendo feito a sua aquisição em três meses. O número correspondente à amostra foi de 115 inquiridos. Os resultados empíricos indicam que o amor à marca resulta da autoexpressão, confiança e o tipo de produto. A autoexpressão é o fator mais relevante, o que significa que os consumidores tendem a aderir a uma determinada marca como sinal de pertença a um determinado grupo ou a uma comunidade. Além disso, identificou-se que os consumidores criam relacionamentos fortes com a marca devido à qualidade dos produtos sugerindo que existe uma elevada confiança depositada nesses produtos. Estas conclusões permitem que as empresas identifiquem com maior facilidade quais os fatores a ter em conta nas suas estratégias de marketing, reforçando a importância de trabalhar atributos funcionais e racionais das marcas também nos aspetos emocionais e simbólicos.
- Análise dos critérios de seleção de uma marca alimentar (leite) para as crianças em idade pré-escolar (3-5 anos) na Região de LisboaPublication . EURICO CARDOSO, NEUZA MARIA; Sarmento, EduardoAs crianças em fase de crescimento são um grupo etário que necessita de alimentos nutritivos. É recomendada a ingestão diária de leite pela OMS inserida numa dieta equilibrada. No entanto, as marcas têm vindo a adaptar-se às alterações dos estilos de vida, às questões ambientais e ao aumento de consumidores intolerantes à lactose. Pretende-se com a realização da dissertação analisar os critérios de seleção de uma marca alimentar de leite para as crianças em idade pré-escolar comparando os atributos conferidos ao leite pelas escolas e pelos pais e encarregados de educação analisando se coincidem com a missão das marcas de leite. A metodologia aplicada no estudo foi abordada qualitativamente através da realização de dois questionários e uma entrevista de modo a obter dados relativamente aos critérios de seleção de uma marca de leite. Foram obtidas 120 respostas relativamente ao questionário dirigido aos pais e 16 respostas relativamente ao questionário dirigido às escolas. Na escolha de uma marca de leite, os pais e as escolas consideram que a segurança alimentar e os benefícios nutricionais são os principais atributos decisivos, sendo que o esforço por parte das marcas é trabalhado no sentido de incentivar o consumo de leite pelos seus benefícios nutricionais.
- ATITUDE DO CONSUMIDOR NO BRAND LOVE: Um Estudo Sobre a Marca Kinda HomePublication . Ilda Simão, Dizolele; Dias, ÁlvaroNos dias de hoje estudar o comportamento do consumidor é como aprender a ler mentes, ou seja, descobrir como os seus clientes pensam, sentem e, principalmente, escolhem quais produtos e serviços que irão de comprar. Conhecer atitude do consumidor não significa que temos de saber absolutamente tudo a respeito dos clientes, mas sim, saber qual a relação deles com o nosso produto, desde a oferta inicial até o momento da compra. Principalmente, perceber de que forma os pensamentos e emoções dos consumidores face a marca, influenciam no momento da compra para poder interferir de maneira a chamar atenção para a sua solução. Quando se consegue perceber o que move o comportamento do consumidor no amor à marca, a satisfação dos consumidores cresce, o valor percebido da marca também cresce, e ganha-se mais qualidade nos produtos e serviços que a empresa oferece. Todavia, a empresa começa a compreender como os consumidores olham para os seus produtos em comparação aos concorrentes e se torna mais competitivo. Atitude ou comportamento do consumidor no amor á marca é um processo complexo, por este ser influenciado por fatores; pessoais, sociais, culturais e psicológicos. Esses fatores podem dizer muito sobre como uma pessoa cria paixão por uma marca, como toma decisões, como faz compras, quais seus hábitos, quais suas opiniões e seus principais interesses. Essas decisões são guiadas pela idade, sexo, histórico de vida e cultura. Sendo assim, o objeto de estudo desta investigação é a marca Kinda Home, uma marca nascida em Angola e atualmente em Portugal. A metodologia para esta temática consolidou-se na realização de um inquérito de 120 respostas, através do qual pode-se verificar que o amor pela marca gera no consumidor um sentimento de atitude, lealdade, satisfação, e envolvimento ativo.
- Bespoke E-Commerce - Customização em Massa no Calçado: Estudo de Caso MúltiplosPublication . Branco Rodrigues, Hugo Emanuel; Lopes, PaulaVerifica-se uma evolução nas estratégias empresariais de forma a satisfazer as expectativas específicas e individuais dos consumidores, sendo, a heterogeneidade da procura um elemento crítico para o marketing. Dá origem a estratégias de nichos, a ofertas de produtos diferenciadas, e exige um grande esforço efetivo por parte dos profissionais do marketing. Mass customization é descrita como um modelo que procura oferecer produtos e serviços customizados, ou seja, adaptados às necessidades e preferências dos consumidores, mas produzidos com a mesma eficiência que os produtos padronizados de grande escala. O principal objetivo desta estratégia é habilitar as empresas a reagir rapidamente às mudanças constantes das preferências dos consumidores, resolvendo a heterogeneidade da procura de forma eficiente. A procura pelo exclusivo e personalizado, evidencia a autenticidade que os consumidores atuais desejam preservar. As pessoas querem sentir-se diferenciadas, únicas e exclusivas, numa era onde tudo é fabricado em série e em larga escala. Este paradigma abriu portas para outros tipos de negócios de artigos personalizados, em diversas áreas. Uma empresa que opte por adequar a sua oferta ou parte dela à customização, deve primeiro reconhecer a necessidade de ter um processo de fabricação flexível, a possibilidade de reconfigurar os seus produtos ou serviços de acordo com as preferências individuais dos seus consumidores, criar uma plataforma de design envolvente e ter uma gestão eficiente do canal de suprimentos e do seu portfolio de produtos. Esta tese, com base em estudos de caso múltiplos, pretende analisar os processos técnicos nas empresas alvo, avaliar como estas empresas do setor do calçado utilizam a customização em massa através da web, na sua estratégia empresarial, a sua operacionalização, extensão, etapas e consequências.
- Brand Love na Cultura da Convergência – uma influência para a Indústria CinematográficaPublication . Azambujo Fernandes, Ana Beatriz; Dias, ÁlvaroAtravés da evolução da Web 2.0 e do aparecimento das redes sociais, a relação entre o consumidor e a marca sofreu alterações. Atualmente, o consumidor tem acesso a plataformas online que lhe permitem estar em contacto com as marcas, através do fluxo de conteúdos por via de vários dispositivos e canais de distribuição. Jenkins, apelidou este movimento como Cultura da Convergência, uma mudança de paradigma, alterando as relações entre a produção e o consumo de informações. Movido pelas motivações, o consumidor tem cada vez mais uma voz ativa na sociedade, participando em diversos temas de interesse cultural, político e ambiental. Contribuindo para uma pool de informação, criando novos conteúdos, ou apenas a consumir o que provem dos processos anteriores. Com base na indústria cinematográfica, utilizou-se o caso da saga Harry Potter, aplicado aos conceitos referidos na presente dissertação. Dessa forma foi realizado um questionário que pretendia medir a relação entre brand love e consumer engagement de forma a averiguar a sua influência, a par com as motivações de informação, identificação, entretenimento, benefícios económicos e influência social, pela qual o consumidor era movido. Por último apurou-se entre utilizadores ativos e passivos, quais os tipos de utilizadores que interagem com a saga, e o seu papel na contribuição, consumo e criação. Os resultados obtidos concluíram que Brand Love tem influência sobre Consumer Engagement; motivações como Identificação, Informação e Entretenimento influenciam o Consumo; Identificação, Informação e Influência Social influenciam a Contribuição e as motivações de Informação, Benefícios, Entretenimento e Influência Social influenciam a Criação; e que Consumer Engagement terá influência sob active/passive users.
- "Business Model Design Themes: Uma análise das condicionantes."Publication . da Paz Quirino, Rayssa Maria; Dias, ÁlvaroBusiness Model refere-se neste trabalho como o design das transações operadas por uma organização (que vão além das suas barreiras), representadas pelo conteúdo, a estrutura e a governança de todas as transações que ocorrem numa organização para geração de valor através da exploração de uma oportunidade de negócio. Este estudo objetiva analisar o impacto que a escolha de um ou mais design de modelo de negócios tem na performance das empresas, em particular o Business Model Novelty (BMN) e o Business Model Efficiency (BME). Através da realização de inquéritos, obteve-se uma amostra heterogénea de 30 empresas coletadas entre países da Europa e o Brasil, contando com a maior parte de respondentes brasileiros. Os resultados demostraram que não foi possível obter correlações a fim de validar as hipóteses, devido a grande dificuldade de obtenção dos dados por parte das empresas, levando assim a um número reduzido de respondentes. O presente estudo contribui de forma importante para a teoria da inovação e empreendedorismo, como uma resposta de uma necessidade latente da literatura de homogeneizar o entendimento sobre o tema, o seu desenvolvimento, a falta de clareza de conceitos e de conselhos que sejam claros e práticos para a gestão.
- Condicionantes da compra compulsiva e impulsiva O efeito moderador do consumidor de Eco HotéisPublication . Fernandes Queirós, Tiago Alexandre; Dias, ÁlvaroNos últimos anos tem vindo a falar-se cada vez mais de Eco Inovação e de Eco Turismo. É importante conseguir relacionar qualquer área de investigação ao Marketing devido a esta segunda ser uma área totalmente abrangente que deve estar presente em qualquer sector. Existem alguns estudos sobre a influência da compra impulsiva na compra compulsiva e se ambas estão relacionadas bem como outros estudos, uns mais antigos e outros mais recentes, das variáveis que são normalmente associadas à compra compulsiva, variáveis tais como as atitudes, a autoestima, as crenças ou o stress, e que podem ou não influenciar a compra compulsiva. O presente estudo tem como objetivo juntar as duas temáticas e perceber de que modo é que os consumidores de Eco Hotéis podem ser influenciados seja pelas atitudes, a autoestima, as crenças ou o stress de modo a que posteriormente influenciem a compra impulsiva que está, como vamos conseguir ver, diretamente relacionada à compra compulsiva.
- Consumer perceived brand innovativeness: Uma análise das determinantes.Publication . Rita Maia Velez Santos, Filipa Maria; Dias, ÁlvaroNos dias de hoje, as empresas precisam de ter capacidade de inovação, ou seja, de fornecer produtos inovadores aos seus clientes. Isto passa por uma boa compreensão por parte da organização do que o consumidor quer, quais as suas necessidades e de qual é a perceção deste acerca da inovação do produto. O principal objetivo deste estudo é explorar quais os fatores qua fazem com que o consumidor percecione um produto como inovador dos quais: a criatividade percebida, valor percebido, valor percebido, intenção de compra e vontade de pagar extra por um produto.