Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-20"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Competências especializadas à pessoa em situação crítica: Das situações urgentes aos cuidados intensivos coronáriosPublication . Bento, Vita; Bettencourt, Merícia
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Arrojado, Daniela da Costa; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da SilveiraO presente relatório reflete sobre os estágios realizados durante o período de fevereiro de 2016 a julho de 2017, inseridos nas unidades curriculares Prática Profissional I, II e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. O Relatório de Estágio contemplará a apresentação de experiências de ensino e aprendizagens realizadas e observadas, abrangendo os vários níveis de ensino da Educação Pré-Escolar. Primeiramente é feita uma introdução onde são definidos os objetivos deste relatório, a pertinência da prática profissional, a identificação e contextualização das escolas onde realizei o estágio e a calendarização do mesmo. O segundo capítulo do presente relatório destina-se aos Registos de Estágio Profissional e está subdividido em três pontos, o primeiro remete para apresentação de sete relatos de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares em contextos educativos e três relatos de atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares bem como as diferentes faixas etárias. O segundo ponto deste capítulo destina-se às Planificações, onde é feita uma reflexão sobre a importância de planificar, as atividades e são apresentadas planificações de seis atividades inseridas nas diferentes áreas da Educação Pré-Escolar realizadas durante os estágios realizados nas diferentes escolas. O terceiro e último ponto deste capítulo, incide sobre os Dispositivos de Avaliação onde reforço a pertinência da avaliação formativa nestas faixas etárias e apresento três atividades realizadas com crianças dos três aos cinco anos, respetivamente e avalio as mesmas, contemplando as aprendizagens, as capacidades e as atitudes. O terceiro capítulo do Relatório de Estágio, apresenta uma proposta de trabalho projeto que visa a interdisciplinaridade e o sucesso educativo, para a realização do mesmo escolhi um tema relacionado com a educação ambiental denominado por “Vamos salvar as praias!”. Por fim é feita uma apreciação crítica global de todo o trabalho realizado no presente relatório e da pertinência que o mesmo teve na minha formação enquanto vi docente. Após a reflexão final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei na elaboração do relatório bem como todos os anexos.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Furtado, Sónia Filipa Alves; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosEste Relatório de Estágio reúne a informação mais significativa, registada ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar de fevereiro de 2016 até julho de 2017. O mesmo encontra-se dividido em 4 capítulos. O Capítulo 1 intitula-se por Relatos de Estágio e contem os 10 relatos de situações observadas que considerei mais significativas assim como as respetivas inferências e fundamentação teórica. Estes relatos não só contemplam as várias áreas do conhecimento das crianças de acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, como também incluem situações que me ajudaram a escolher o projeto final. No Capítulo 2 apresento as Planificações, num total de 6, elaboradas para as diversas idades da Educação Pré-Escolar. No Capítulo 3 intitulado Dispositivos de Avaliação, reuni as três propostas de atividades realizadas para cada idade e as respetivas análises e inferências. No Capitulo 4 apresento o projeto final, que tem como tema principal ―A importância dos primeiros socorros nas escolas‖. Por último, encontram-se as considerações finais onde, como o próprio nome indica, é feito um balanço dos estágios correspondentes.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Carvalho, Diana Arsénio de; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO presente relatório contempla o meu Estágio Profissional I, II, III e IV que efetuei na Educação Pré Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico de 27 de setembro de 2011 a 10 de fevereiro de 2017. Este trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos: Capítulo 1- 10 Relatos onde observei as aulas/atividades das educadoras, professoras e colegas e algumas atividades/aulas que lecionei; Capítulo 2- Planificações; Capítulo 3- Dispositivos de Avaliação; Capítulo 4- Proposta de Atividade; Considerações Finais; as Referências Bibliográficas e os anexos. O Estágio Profissional foi essencial uma vez que, fiz aprendizagens que no futuro, me possibilitarão aplicar melhor as estratégias pedagógicas. Procurei sempre elaborar atividades interessantes, motivantes e apropriadas às faixas etárias dos alunos das salas onde estagiei, a fim de tornar as suas aprendizagens mais enriquecedoras.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Rosa, Cláudia Hermínia de Sousa; Almeida, José Maria deEste relatório foi elaborado com o objetivo de reunir toda a informação referente ao estágio profissional realizado ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar. A realização deste relatório pretende relatar, interpretar e refletir sobre as experiências vividas no decurso do estágio profissional, bem como as dificuldades encontradas e a aquisição e partilha de conhecimentos, tanto entre colegas de estágio, como com as educadoras e professoras supervisoras da Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório está dividido em 4 capítulos. No 1.º capítulo, elaborámos 10 relatos de estágios, com registos de práticas e estratégias desenvolvidas pelas educadoras e por mim. As primeiras 7 narrativas relatam as experiências vividas em sala de atividades com crianças entre os 3 e os 5 anos. Os últimos 3 relatos dizem respeito a atividades realizadas por mim e avaliadas pelas educadoras e orientadoras da prática pedagógica. No 2.º capítulo apresentamos as planificações realizadas por mim para atividades desenvolvidas em salas com crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. Nestas planificações constam as estratégias e recursos utilizados, interpretando com autores e conceitos o sentido, a intencionalidade das mesmas para promover a aprendizagem das crianças. O 3.º capítulo mostra os dispositivos de avaliação utilizados em 3 atividades realizadas em sala com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Desta forma foi realizada a avaliação dessas tarefas e analisados os resultados da mesma, tentando encontrar um melhor estratégia para que todas as crianças possam aprender. No 4.º e último capítulo, fazemos a proposta de um projeto elaborado por mim (Ecoliteracia), onde explico e exploro, através da metodologia de trabalho projeto, uma ideia, que melhoraria a condição das crianças, no incentivo à leitura, por estar relacionado com o ambiente e contribuir para a sua sustentabilidade. A elaboração deste relatório foi muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, ajudando a refletir sobre as práticas pedagógicas e a sua melhoria contínua.
- Cuidar da pessoa em situação crítica: Desenvolvimento de competências especializadasPublication . Correia, Nádia; Santos, Maria Luísa; Pimenta, Noélia
- Utilidade da ressonância magnética no estudo da próstataPublication . Andrade, André Filipe Patacas; Valentim, ManuelSendo o carcinoma da próstata uma das principais causas de morte nos homens, o diagnóstico precoce nos estadios iniciais e a avaliação da sua agressividade permitem decisões terapêuticas atempadas. Apesar da elevada incidência e mortalidade, pouco se sabe acerca da etiologia do carcinoma da próstata, sabendo-se que fatores como a hereditariedade, raça e idade, se encontram interligados. O seu diagnóstico continua a basear-se em três elementos essenciais, como o toque rectal, o doseamento sérico do PSA (antigénio específico da próstata) e a análise histopatológica, obtida através de biópsia guiada por ecografia transrectal. Contudo, as limitações conhecidas em relação à sensibilidade e especificidade, podem resultar em diagnósticos não fidedignos. A Ressonância Magnética Multiparamétrica, é um dos meios complementares de diagnóstico importante na caraterização e estadiamento do carcinoma da próstata, utiliza sequências morfológicas (T1 e T2) e sequências funcionais, como a espectroscopia, difusão e estudo dinâmico com contraste. O presente relatório, inserido no mestrado em Técnicas e Tecnologias de Imagem Médica, tem como principal objetivo descrever as actividades e competências desenvolvidas ao longo do estágio, constituindo o documento de avaliação para a obtenção do grau de mestre. Através do estágio procurou-se desenvolver e aperfeiçoar os aspectos técnicos da ressonância magnética relacionados com o estudo da próstata. O relatório de estágio aborda as seguintes temáticas: aspetos epidemiológicos, utilidade dos diferentes meios de diagnóstico, estado de arte de protocolos para estudo da próstata em ressonância magnética, caraterização do local de estágio, procedimentos técnicos para a realização do exame e conclusões.
- Cuidar da pessoa em situação crítica : Do serviço de urgência à unidade de cuidados intensivos coronáriosPublication . Reis, Élia Maria; Bettencourt, MeríciaA prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica exige da parte dos profissionais a capacidade de mobilizar conhecimentos e habilidades múltiplas para responder em tempo útil e de forma holística às necessidades do doente e da sua família. Foi esta a premissa sedutora do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica que culminou em três unidades curriculares de estágio nomeadamente Urgência – Creditado por experiencia profissional pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, Cuidados Intensivos – realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos e Opção – realizado na Unidade de Tratamentos Intensivos Coronários, todos os serviços no Hospital Dr. Nélio Mendoça. Pretende-se com este trabalho evidenciar o ganho de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e de Competências Especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica, simultaneamente ao ganho de competências inerentes ao Grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A descrição das ações desenvolvidas de forma autónoma e em complementaridade com equipas distintas ao longo dos estágios foi realizada através de uma análise crítica e reflexiva tendo por base pesquiza bibliográfica e em paralelismo com as Competências Comuns, Especificas e as de 2º ciclo de formação acima enunciadas. Conseguiu-se assim documentar o ganho de competências pretendido nomeadamente nas áreas de prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa a vivenciar processos complexos de doença critica e/ou falência orgânica dando ênfase ao doente com coronariopatia, na dinamização da resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima e na maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica. O curso na sua globalidade e com destaque as práticas em diferentes contextos da prestação de cuidados proporcionou o desenvolvimento pessoal e profissional. Motivou o crescimento da necessidade intrínseca de procura do conhecimento científico no qual basear a prática e ofereceu a capacidade de aperfeiçoar o pensamento crítico e a mobilização dos conhecimentos. Proporcionou assim a oportunidade de aprimorar a prestação de cuidados de qualidade à pessoa em situação crítica e à sua família, de uma forma holística e promovendo a transição para uma situação mais favorável.
- Um percurso de especialização em urgência e cuidados intensivos : relevância da ventilação mecânica no tratamento da insuficiência respiratóriaPublication . Ferreira, Cláudia Alexandra; Bettencourt, Merícia; Ornelas, TeresaUm percurso de especialização em urgência e cuidados intensivos: relevância da VM no tratamento da IR é um relatório que expõe o processo de construção de saber profissional de Enfermagem, apoiado em pesquisa científica realizada em bases de dados, bibliotecas e no motor de pesquisa Google Scholar. Foi concebido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em que os referenciais teóricos de Patrícia Benner e Afaf Meleis foram o eixo norteador, para a construção de um relatório de estágio de natureza profissional que visa a obtenção do grau de mestre. Evidencia uma metodologia descritiva e reflexiva, do qual emerge o objetivo geral de expor crítica e fundamentadamente todo o conhecimento desenvolvido ao longo dos três estágios incluídos no plano curricular, descritos por ordem cronológica: Estágio II na UCIP e Estágio I no SU, do Hospital Dr. Nélio Mendonça do Centro Hospitalar do Funchal, e o Estágio III na UCIR, do Hospital de Sta. Maria do Centro Hospitalar Lisboa Norte, e no Serviço de Pneumologia, do Centro Hospitalar de S. João, num total de 490 horas de contacto. Este relatório confere implicações nas diferentes áreas da disciplina de enfermagem: prática, investigação, gestão e ensino. A integração de conhecimentos e o uso de uma prática reflexiva permitiu desenvolver capacidades na área da gestão, identificação de situações problema, propondo melhorias com vista a fomentar a segurança do doente. A investigação em Enfermagem contribuiu para a inovação ao nível da saúde, e ao utilizar a formação como estratégia divulgam-se os conhecimentos e raciocínios desenvolvidos, afirmando o papel do enfermeiro na melhoria constante da qualidade dos cuidados. No que respeita à prática, este relatório expõe a prestação de cuidados desenvolvidos a doentes críticos em diversos contextos de doença, sendo dirigida especial atenção aos doentes com IR submetidos a VM. O processo de aprendizagem descrito iniciou-se com a eleição da área de formação, e culminou com a aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, proporcionando um novo olhar em cada momento da prática profissional, o olhar da Enfermagem Avançada.
- Reprodução em cativeiro como medida de conservação ex situ de espécies ameaçadas de extinção: Panthera pardus orientalis e Panthera leo persicaPublication . Tovim, Rafaela Marques; de Carvalho, Pedro Miguel Pires; Pereira, Rosa Maria Lino NetoNos últimos anos a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas têm-se alterado a uma velocidade alarmante, em grande parte devido à extinção de inúmeras espécies. Portanto, cabe-nos a todos, enquanto sociedade, tomar medidas que visem o controlo desta situação, uma vez que é o Homem o maior responsável por esta crise. No que respeita à conservação de espécies animais, os zoos e os médicos veterinários são hoje ferramentas indispensáveis e têm vindo a adotar novas funções no seguimento da problemática da extinção. A conservação é um tema complexo e extenso e como tal, seria extremamente díficil de explorar integralmente neste trabalho, pelo que o tema abordado incidirá principalmente na conservação ex situ e em particular na reprodução em cativeiro de animais selvagens. Serão abordadas várias perspectivas, desde a implementação dos programas de reprodução e gestão das populações mantidas em cativeiro, quer em termos demográficos quer em termos genéticos, até ao objetivo final desta medida de conservação, que será a reintrodução de espécies no ambiente selvagem. Neste trabalho são ainda abordados, de forma específica, aspetos relacionados com a reprodução de duas espécies de felinos selvagens: Leopardo de Amur (Panthera pardus orientalis) e Leão Asiático (Panthera leo persica), classificadas como Criticamente Ameaçada (CR) e Em Perigo (EN), respetivamente, pela Lista de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a conservação da Natureza (IUCN Red List).