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O amor à marca emergiu como um conceito na área de marketing para consolidar, e tornar duradoura, a relação entre o consumidor e uma determinada marca.
Neste contexto, os profissionais de marketing devem equacionar as suas estratégias adequadas para que o cliente-alvo se prenda a uma determinada marca estabelecendo uma forte relação emocional e afetiva.
O objetivo desta dissertação é explorar o conceito de amor à marca e, junto de consumidores, procurar identificar que fatores conduzem ao nascimento de amor por uma determinada marca.
A análise empírica incide sobre os produtos de dermocosmética que sejam habitualmente adquiridos em farmácia. Os dados foram obtidos a partir de um questionário online aos consumidores de ambos os géneros, que compram produtos de dermocosmética em farmácia, tendo feito a sua aquisição em três meses. O número correspondente à amostra foi de 115 inquiridos.
Os resultados empíricos indicam que o amor à marca resulta da autoexpressão, confiança e o tipo de produto. A autoexpressão é o fator mais relevante, o que significa que os consumidores tendem a aderir a uma determinada marca como sinal de pertença a um determinado grupo ou a uma comunidade. Além disso, identificou-se que os consumidores criam relacionamentos fortes com a marca devido à qualidade dos produtos sugerindo que existe uma elevada confiança depositada nesses produtos.
Estas conclusões permitem que as empresas identifiquem com maior facilidade quais os fatores a ter em conta nas suas estratégias de marketing, reforçando a importância de trabalhar atributos funcionais e racionais das marcas também nos aspetos emocionais e simbólicos.
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Keywords
Farmácia Dermocosmética Amor à marca