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ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing

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  • What factors influence the purchase intent of maritime cruise tourists regarding Portuguese souvenirs
    Publication . de Castro Fernandes Alves, Pedro Filipe; Azevedo Fernandes O’Neill, Alexandra
    This research investigates the factors influencing the purchase intent of maritime cruise tourists regarding Portuguese souvenirs. Utilizing qualitative and quantitative methods, the study examines secondary data from existing literature and primary data collected from a targeted questionnaire. The analysis focused on understanding consumer desires and expectations, identifying gaps and opportunities in the market, and evaluating preferred souvenirs, client satisfaction, quality expectations, and the importance of price. The findings reveal that cruise tourists prioritize authenticity and cultural significance when selecting souvenirs from Portuguese ports. Businesses aiming to cater to this market should emphasize the production and promotion of locally crafted items that encapsulate Portugal's rich heritage. While price is a factor in the purchase decision, it does not dominate tourist choices. Instead, creating memorable experiences and offering high-quality, culturally authentic products are crucial to attracting and satisfying maritime cruise tourists. By addressing these factors, businesses can better align their offerings with tourist preferences, enhancing both customer satisfaction and sales. This study contributes to the understanding of tourist behavior in the maritime cruise sector and provides actionable insights for souvenir producers and retailers in Portugal.
  • OS EVENTOS DESPORTIVOS E O PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19 EM PORTUGAL: DESAFIOS E CONSEQUÊNCIAS
    Publication . Ribeiro Santos Fragoso, João Miguel; Lopes, Paula
    A realização de eventos desportivos em Portugal tem um papel preponderante na sociedade portuguesa do ponto de vista económico e social. O presente estudo tem como objetivo compreender como a pandemia Covid-19 veio limitar, restringir, adiar e mesmo cancelar jogos de futebol e de outras modalidades desportivas. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia mista que incluiu a análise documental, entrevistas e inquérito por questionário. Assim, foram analisadas 29 notícias publicadas no período compreendido entre março de 2020 e dezembro de 2020 em três jornais desportivos portugueses em formato impresso e digital (A Bola, o Record e o Maisfutebol). Foram ainda realizadas cinco entrevistas a especialistas da área do desporto e aplicados 165 questionários a adeptos que costumam frequentar os estádios. Os resultados do Estudo 1 revelaram que as categorias mais mencionadas nas notícias foram a paralisação total dos eventos desportivos e o impacto económico. Relativamente ao Estudo 2 foi possível apurar que, apesar da pandemia ter afastado os adeptos dos estádios e outros recintos desportivos, o número de simpatizantes não diminuiu porque as pessoas que viam os jogos de futebol continuaram a fazê-lo. Por fim, os dados do Estudo 3 demostraram que a maior parte dos inquiridos referiu que não perdeu a conexão com o ambiente desportivo, mas, na época da pandemia, deixaram de ir ao estádio por ser obrigatório fazer teste à Covid-19.
  • Influência das Redes Sociais na Decisão de Compra de Produtos de Cosmética
    Publication . Marques Cabral, Filipa; Lopes, Paula
    Ao longo dos anos, a sociedade tem testemunhado notáveis mudanças impulsionadas pelo surgimento da internet e das novas tecnologias. O desenvolvimento tecnológico foi o catalisador inicial na transformação do comportamento dos consumidores e dos seus hábitos de consumo. Neste contexto, as redes sociais emergem como o motor dessa mudança, apresentando novas ferramentas e funcionalidades vantajosas para os profissionais de marketing na captação dos consumidores, especialmente no dinâmico mercado dos cosméticos. Esta investigação teve como objetivo compreender o poder das redes sociais na decisão de compra dos consumidores, para perceber se existia influência por parte dos conteúdos publicados e se isso afetava a sua escolha no ato da compra de produtos de cosmética. Numa visão mais centralizada, elaboraram-se objetivos específicos que pretendiam entender se as decisões de compra dos consumidores de produtos de cosmética podiam ser afetadas pelo conteúdo publicado pelas marcas de cosmética, pela opinião dos influencers digitais, pela opinião de familiares, amigos e conhecidos ou pela frequência de utilização das redes sociais. Foram também desenvolvidas quatro hipóteses para dar resposta aos objetivos apresentados. Para melhor compreensão deste estudo foram realizados estudos quantitativos, como a elaboração de um inquérito aplicado a 200 indivíduos para compreender a visão dos clientes e ainda, estudos qualitativos, como a aplicação de uma entrevista a um profissional de marketing do setor da cosmética, de forma a compreender a perspetiva dos profissionais do setor. A partir destes dois estudos concluiu-se que as redes sociais, a frequência de utilização das mesmas, as opiniões dos influencers digitais e de familiares, amigos e conhecidos, têm uma influência significativa na decisão de compra do consumidor de produtos de cosmética.
  • O Poder dos Influenciadores Digitais: Impacto na Escolha do Destino Turístico
    Publication . Ganchas Mateus, Daniela Sofia; Lopes, Paula
    No presente estudo é explorada a interseção entre marketing digital, marketing de influência e destinos turísticos. Ao longo da pesquisa teórica, será abordada a evolução do consumidor e a transição do marketing tradicional para o marketing digital, destacando mudanças significativas que levaram a esse novo paradigma, como a evolução da internet, e ainda conceitos vinculados ao marketing de influência, como o e-WOM e as redes sociais. Como ferramenta de pesquisa empírica elaborou-se um questionário que foi aplicado a uma amostra representativa de potenciais turistas. Os resultados obtidos nesta pesquisa fornecem informações interessantes para profissionais de marketing e empresas do setor turístico interessados em aproveitar o potencial papel dos influenciadores na escolha de destinos turísticos.
  • A Contribuição do Patrocínio de Eventos para a Marca Galp – Case Study
    Publication . Vilela Val-Da-Rã, Ana Filipa; Gomes, Sandra
    O presente relatório de estágio tem como finalidade perceber a contribuição do patrocínio de eventos para a marca Galp, através da análise de três principais eventos: o Festival Rock In Rio, a Feira de S.Mateus e a Feira da AgroSemana realizados em 2022. Neste sentido, a investigação tem como intuito analisar a influência do patrocínio de eventos através da análise das suas vantagens e desvantagens, por forma a averiguar a sua eficácia na ativação da marca, assim como avaliar a sua capacidade de influenciar a notoriedade da marca e a intenção de compra dos consumidores. Adicionalmente, será possível averiguar a mediação da notoriedade da marca no relacionamento do patrocínio de eventos e a intenção de compra dos consumidores. Relativamente à metodologia aplicada, esta caracteriza-se por uma pesquisa exploratória fundamentada numa analogia não experimental descritiva, composta por cinco hipóteses de investigação, orientadas pelo método hipotético dedutivo. Neste contexto, a amostra do estudo determina-se por conveniência, sendo analisada com base num estudo qualitativo, por uma entrevista estruturada a um especialista da área de marketing, e por um estudo quantitativo, um inquérito por questionário online, realizado a participantes selecionados por conveniência nos meios de comunicação digital. Com base nos resultados obtidos da pesquisa foi possível constatar que, apesar do patrocínio de eventos ser vantajoso para a ativação da marca Galp, não influência diretamente a intenção de compra dos consumidores. Contudo, o patrocínio de eventos ao relacionar-se com a notoriedade da marca tem a capacidade de influenciar a intenção de compra dos consumidores. Por conseguinte, o patrocínio de eventos influência a notoriedade da marca permitindo desencadear uma consciencialização da marca, que irá contribuir para influenciar a intenção de compra dos consumidores. Assim sendo, foi possível averiguar que a notoriedade da marca influência a intenção de compra dos consumidores, sendo deste modo considerada a variável mediadora entre o relacionamento do patrocínio de eventos e a intenção de compra dos consumidores.
  • O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal
    Publication . Saraiva Guerra e Silva, Nuno David Bernardo; Lopes, Paula
    As redes sociais, desde o seu nascimento em 1995, com a rede social Classmates e mais tarde, no início deste século, com o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, tiveram uma larga adesão por parte da sociedade, atraindo cada vez mais utilizadores. Desta forma, as redes sociais têm registado uma importância crescente na sociedade, o que tem levado a que grande parte das marcas, empresas e indústrias estejam registadas e tenham um papel ativo nas redes sociais. Com milhões de utilizadores e sendo uma ótima plataforma de marketing para as empresas e indústrias, a indústria do desporto e o marketing desportivo digital não podiam deixar de fora esta oportunidade das redes sociais. Numa era cada vez mais global e digital, os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente os seus fãs e seguidores de todo o mundo que procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades e os clubes devem utilizá-las, para que os seus fãs se sintam mais próximos do clube. Esta dissertação apresenta uma revisão de literatura sobre a temática abordada e de forma a apresentar o Sporting Clube de Portugal foi realizado um levantamento de informação no site e nas redes sociais do clube. Foi ainda utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário aos adeptos do SCP. Os resultados permitem apontar uma elevada conexão dos adeptos do SCP nas redes sociais do clube.
  • Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento
    Publication . Ramos Dias, Denilse Ceita; Gomes, Sandra; Heitor, João
    Na Era Digital em que vivemos, a partilha de informações e opiniões tornou-se um fenómeno dinamizado e, com apenas uma pesquisa, é possível encontrar qualquer tipo de informação de qualquer proveniência mundial. O setor do Turismo é um dos mais impactados por este fenômeno, devido ao desenvolvimento das diversas plataformas de turismo, onde os consumidores podem partilhar as suas experiências, após o usufruto das mesmas. Esta investigação tem como objetivo principal estudar as caraterísticas nas reviews que influenciam a escolha do alojamento, bem como a influência das reviews na tomada de decisões por parte dos gestores das empresas de alojamento. Para a realização desta investigação foram utilizadas metodologias qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase foram entrevistados 8 profissionais da área para compreender a sua percepção acerca do tema e através das entrevistas tirou-se ilações para servir de base na formulação das questões para o estudo quantitativo, dirigido aos consumidores. Os resultados obtidos revelam que existe uma grande influência das reviews negativas e positivas na escolha do alojamento, com uma maior consideração para as reviews negativas por parte dos clientes. No âmbito empresarial, as reviews assumem um papel essencial na definição e implementação de estratégias de gestão da atividade turística.
  • A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho
    Publication . Ferreira Santos, André; Rosário, Filipe
    Os sentidos são manipulados e trabalhados pelos retalhistas com o objetivo de convencer o cliente a formalizar compras através do que ele ouve, toca, vê, cheira e prova. A área do marketing que trabalha e estuda como os sentidos podem influenciar o comportamento de compra do consumidor é o marketing sensorial. No âmbito desta dissertação é apresentada uma revisão de literatura que aborda o marketing sensorial nas diferentes vertentes que podem ser aplicadas no ponto de venda. Este trabalho de investigação apresenta um estudo empírico de caracter quantitativo, através da aplicação de um questionário a um conjunto de consumidores. Os resultados obtidos refletem as respostas dos inquiridos que comprovam ser sensíveis aos estímulos dos cinco sentidos no ponto de venda sendo influenciados no momento da compra.
  • As Ferramentas de Comunicação de Marketing Integrado O caso McDonald’s
    Publication . Ivo, Lúcia Alexandra dos Santos; Lopes, Paula
    Este relatório de estágio está pensado de acordo com o tema de comunicação de marketing e reflete as atividades e tarefas desempenhadas no âmbito do estágio desenvolvido no departamento de Marketing da McDonald’s. As tarefas englobaram uma série de atividades de comunicação que poderemos inserir na Comunicação Integrada de Marketing, desde o marketing tradicional ao marketing digital. Deste modo, será feita a revisão de literatura adequada ao tema. A metodologia aplicada será a de observação participante, bem como entrevistas a especialistas de acordo com as áreas de atividade abordadas. Os resultados serão apresentados no final, prevendo-se concluir quais serão as atividades que alcançam os objetivos e que melhor comunicam com o público alvo.
  • Marketing Relacional no Setor dos Seguros
    Publication . Gonçalves Albino, Ana Margarida; Lopes, Paula
    A presente investigação pretende analisar, o papel das diferentes dimensões do marketing relacional e dos fatores meio envolvente na satisfação e fidelização de clientes. Analisa-se esta prática no mercado do setor dos seguros de uma forma interna, ou seja, através do ponto de vista do vendedor e não do consumidor. O estudo empírico é efetuado a sete profissionais de seguros, através de uma entrevista semiestruturada.