Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-18"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Gamificação na EducaçãoPublication . Aguiar, Tiago Alexandre Martins deO trabalho proposto para esta dissertação, assentou numa investigação com base na aplicação de técnicas de gamificação, com o objetivo de perceber se através desta metodologia conseguíamos aumentar o desempenho e a motivação na disciplina de inglês do 5º ano de escolaridade, e o impacto que a gamificação poderia ter nas notas finais dos alunos. O conceito de jogo está há muitos anos presente na vida dos jovens e não só. E a questão que se coloca é: porque não perceber o que tanto motivo as crianças a passar horas sem fim em frente a um ecrã, e adaptar esses mesmos interesses, mas num conceito mais focado na escola? Acredito que as gerações atuais já não podem trabalhar sem o recurso à tecnologia, e por isso é importante que desde cedo as escolas entendam essa necessidade, e com o devido cuidado devem introduzir as tecnologias no âmbito académico, e saber separar que o mesmo dispositivo eletrónico pode ser usado para entretenimento, e ao mesmo tempo pode ser utilizado em contexto escolar. Esta dissertação foi um trabalho de investigação no Colégio do Rosário, situado no Porto, no qual eu exerço funções de administrador de sistemas. As técnicas de gamificação foram aplicadas no 2º ciclo, na disciplina de inglês que contava com 147 alunos, que estavam divididos por nove grupos. O objetivo foi durante oito semanas do 2º período usarem em simultâneo o conceito tradicional de ensino e o conceito de gamificação, ou seja, durante quatro semanas, quatro grupos trabalharam num conceito normal, enquanto os outros cinco trabalharam com o conceito de gamificação. Após estas semanas, inverteram-se os grupos. Desta forma foi possível avaliar o mesmo tipo de matéria que foi dada pelos mesmos professores nos dois conceitos já mencionados, e assim percebemos o impacto da gamificação.
- O Impacto da Personalidade em Interfaces de GamificaçãoPublication . Limonova, ViktoriyaA gamificação tem ganho cada vez mais notoriedade e adesão ao longo dos últimos anos. A definição de perfis de jogadores foi o método eficaz encontrado para classificar os diferentes tipos de jogadores. Esta técnica impulsionou não só a motivação dos mesmos, mas também a personalização de certas características e funcionalidades em aplicações e jogos. As diversas técnicas relacionadas com o bio feedback podem ser a solução essencial para uma avaliação mais eficaz e precisa de inúmeras particularidades presentes não só nos perfis de jogador, como também na empregabilidade da gamificação para outras finalidades. A presente dissertação verificou que a aplicação de uma solução gamificada com variação de cor permite analisar o impacto que a mesma exerce nos tipos de jogador e nas facetas da personalidade. A neurociência e a computação fisiológica foram os aliados principais durante a fase dos resultados, uma vez que permitiram a captação de ondas encefalográficas através do equipamento de medição BITalino. O objetivo principal do estudo em questão focou-se essencialmente na compreensão e análise da variação de aspetos de interface, nomeadamente a cor, e o impacto que a mesma exerce na utilização de interfaces de gamificação tendo em conta a personalidade do jogador, através da análise e recolha de bio sinais. Os resultados adquiridos, demonstraram que nem todos os dados seguem uma distribuição normal e que existe significância na sua variação. Através da análise dos dados neurofisiológicos foi possível verificar diversas hipóteses, nomeadamente, a cor que causou mais estímulo. A empregabilidade destas tecnologias em conjunto com a análise das facetas da personalidade, tipos de jogador e variação da cor de uma interface gamificada, pode potencializar o surgimento de futuras investigações na área.
- Gamification Applied to Project Management and Agile Methodologies for Fast Development TeamsPublication . Barradas, Gustavo Manuel AlmeidaThe exponential increase of projects in the area of software development along with others has led teams to adhere to agile methodologies. These methodologies aim to guarantee the quality and speed with which the project is developed, and help organize teams to not waste valuable resources. However, every so often it is identified a lack of motivation on the part of developers and managers to adhere to these methodologies, either for social reasons, psychological barriers, or even a lack of motivation in general. To decrease the effects of the adoption problems, solutions such as gamification promise to increase user engagement and motivation. The applied mechanics simulate a fun environment similar to what is found in video games to change the way users look at agile solutions, and overcome their difficulties in adopting them. The created gamified solution was based on the Kanban methodology and simulates how it could be applied in a real professional environment. The objective of this solution is to find the main elements of motivation for users, to facilitate their adoption of these methodologies. Finally, to confirm the applied approach, an evaluation was made through a survey. In the future, the solution should be built and applied in a real work environment, to obtain results in a more detailed way, and thus continuously develop and adapt the solution accordingly.
- Ultrasound as a method for early diagnosis of breast pathologyPublication . Santos, Rute; Ribeiro, Ana Raquel; Marques, DanielaIntroduction: Ultrasound is a non-invasive, low-cost technique that does not use ionising radiation and provides a “real-time” image, and for these reasons, this method is ideal in several situations. Purpose: To demonstrate breast ultrasound evaluation as a first-line diagnostic method and to evaluate the variation of breast characteristics with age. Material and Methods: A total of 105 women with a mean age of 30 years participated and were divided into three age groups: 18–39, 40–59, and 60–79 years, excluding participants subject to mastectomy. After completing the informed consent, all participants answered personal and sociodemographic questions, such as personal and family history, menstrual cycle, pregnancy, ultrasound, and mammography, among others. They were then submitted to a bilateral breast ultrasound examination. Subsequently, all the images and their data were analysed, and a technical report of the examination was given to all the participants. Results: A total of 105 women with a mean age of 30 years participated, 58 of whom underwent the examination for the first time. In 31, changes (of which only 7 were known) were diagnosed. It was verified that, according to age group, the density of the breast stroma varied; older women have less breast density. Conclusions: Ultrasound is a good method for breast evaluation and can be considered important for the early evaluation of breast pathology and follow-up of the pathology.
- MUTANTES DAS COMÉDIAS DO MINHO - Territórios, Artes e AprendizagensPublication . Veloso, Luísa; Henriques, Magda; Quintão, Carlota; Marques, Joana S.Este livro condensa um conjunto de reflexões, vivências, testemunhos de uma multiplicidade de atores sociais que constroem, acompanham e refletem sobre a relação entre território, arte, cultura, cidadania e educação. Tomando como ponto de ancoragem a Associação Comédias do Minho, situada no Vale do Minho desde 2003, um projeto cultural que resulta do investimento e da colaboração de cinco municípios – Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – este livro propõe ir mais longe e lançar pontes para territórios espaciais, tempo- rais e sociais mais vastos.
- Sensory Processing Measure (SPM) - Forma sala de aula: fiabilidade, validade discriminativa e validade de construtoPublication . Martins, Ana Rita; Ferreira, IsabelO presente estudo de investigação teve como objetivo estudar as propriedades psicométricas da Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula, contribuindo para a validação para a população portuguesa. Este instrumento de avaliação permite avaliar o processamento sensorial, a práxis e a participação social, em contexto de sala de aula, de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os doze anos. Este estudo pretendeu dar continuidade aos estudos iniciados por Moreira (2019) e Marques (2020), contribuindo não só para o aumento da amostra, como também para colmatar as limitações sentidas nos mesmos. Recolheu-se uma amostra de 71 participantes para reforçar as amostras dos estudos anteriores (194 participantes de Moreira, 2019; e 332 participantes de Marques, 2020), findando assim o presente estudo com uma amostra total de 597 participantes, de várias regiões de Portugal Continental e Ilhas (Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viseu e arquipélago dos Açores). Os 597 participantes foram divididos em dois grupos: 1) 531 participantes constituíram o grupo com desenvolvimento típico, de forma a estudar a fiabilidade (consistência interna) e a validade de construto do instrumento; 2) 66 participantes formaram o grupo com desenvolvimento atípico, nomeadamente, com Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Trissomia 21, Atraso Global do Desenvolvimento, Paralisia Cerebral, Défice Cognitivo, Hidrocefalia, Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, outras alterações genéticas e com dificuldades de aprendizagem, a fim de estudar a validade discriminativa. Obteve-se um Alpha de Cronbach de 0,96, constatando-se que a SPM – Forma Sala de Aula apresenta uma consistência interna muito elevada. Quanto à validade discriminativa, confirmou-se que o instrumento, discrimina grupos com desenvolvimento atípico de grupos com desenvolvimento típico, com resultados bastante distintos, nas suas diversas dimensões. Constatou-se ainda que a SPM – Forma Sala de Aula revela boa validade de construto, confirmando-se que a sua estrutura fatorial ajusta-se à população portuguesa. Este estudo foi um importante contributo para a validação portuguesa da SPM – Forma Sala de Aula, contribuindo para a prática baseada na evidência dos terapeutas ocupacionais portugueses, bem como para futuros estudos de investigação na área da Integração Sensorial.
- Revised Knox Preschool Play Scale: adaptação linguística-cultural em português europeu e contributo para a validação em crianças dos 0 aos 72 mesesPublication . Lopes, Sandra; Graça, PatríciaResumo: Brincar é a principal ocupação da criança. É nesta ocupação que a criança passa a maior parte do seu tempo, o que lhe permite desenvolver um conjunto de competências físicas, emocionais e sociais. A forma como a criança brinca fornece dados sobre o seu desenvolvimento, por isso, na avaliação do brincar a utilização de ferramentas adequadas e úteis é de extrema importância para a prática clínica do terapeuta ocupacional na área da pediatria. A Revised Knox Preschool Play Scale (RKPPS) é uma escala que avalia o desenvolvimento do brincar dos 0 aos 72 meses, dando no final da cotação da escala a idade do brincar da criança. Objetivos: A adaptação linguística e cultural e análise das propriedades psicométricas da versão portuguesa da RKPPS. Metodologia: A adaptação linguística e cultural da RKPPS foi composta por duas traduções, duas retro-traduções painel de peritos composto por 5 peritos e o pré-teste. Para a análise das propriedades psicométricas realizou-se o estudo da concordância intra e inter-observador, consistência interna, a validade de critérios e de construto. A amostra deste estudo foi composta por 107 crianças (n=107) dos 0 aos 72 meses de idade. Resultados: A RKPPS versão portuguesa respeitou a estrutura da escala original. A linguagem e os termos da versão portuguesa são adequados à realidade social e cultural portuguesa. No estudo da fiabilidade demonstrou valores de consistência interna elevados (Alpha de Cronbach=0,998) e de concordância intra e inter-observador excelentes (valores de ICC a oscilar entre os 0,992-1,00 na intra-observador e entre 0,973-0,990 na inter-observador). No estudo da validade de construto confirmou-se a estrutura fatorial da escala para a população portuguesa. Na validade de critérios entre a idade cronológica e a idade do brincar, a escala apresentou um valor de correlação elevado (correlação de Pearson=0,989). Além disso, quando comparada a média das idades, existiu uma diferença de 4,64 meses que, apesar de ser estatisticamente significativo, quando calculada a magnitude do efeito através do d de Cohen verificou-se que a diferença das idades é pequena (d Cohen =0,23). Conclusão: Os resultados obtidos revelaram evidência que suportam a fiabilidade e validade da RKPPS versão portuguesa, o que permite afirmar que os terapeutas poderão utilizar a escala na sua prática clínica uma vez que a escala é capaz de medir o que se propõe.
- O desafio da Borreliose de Lyme: conhecimentos, atitudes e práticas em FrançaPublication . Philibert, Cynthia Nicole Norbert; Anastácio, Sofia FerreiraA Doença de Lyme (DL) é causada por uma bactéria, Borrelia burgdorferi, e é considerada uma das doenças vetoriais mais comuns no hemisfério norte. Principalmente conhecida em seres humanos, também afeta varias espécies tais como o cão e, mais raramente, o gato. Em França, a DL é transmitida por uma carraça, Ixodes ricinus, que se encontra em todo o território. No Homem, a doença caracterizase por um erythema migrans na fase precoce e depois por sintomas neurológicos, articulares ou cutâneos. No cão, a DL é assintomática na maior parte dos casos. Não existe transmissão direta da DL entre os cães e o Homem. No entanto, ter um animal de companhia aumenta o risco de encontrar as carraças e, por conseguinte, estar em contacto com o agente da DL. Numa abordagem preventiva desta zoonose, o objetivo do estudo visa, através de dois questionários, avaliar os conhecimentos, as atitudes e as práticas dos tutores e dos médicos veterinários de animais de companhia em relação à DL em França. Os resultados evidenciaram que tutores reconhecem o papel do vetor e que adopta boas práticas de prevenção. Foi também verificado que os médicos veterinários parecem estar relativamente bem informados sobre as recomendações contra a DL em animais de companhia. Apesar disso, o estudo mostra uma comunicação insuficiente relativamente à DL entre os tutores e os médicos veterinários. Contudo, através da sensibilização dos tutores, os médicos veterinários são actores da prevenção de zoonoses e, consequentemente, da promoção do conceito “One Health”.
- Encephalitozoon cuniculi em coelhos (Oryctolagus cuniculi) de companhia: um estudo retrospetivo (2020 a 2022) na região Hauts-de-France, FrançaPublication . Savaton, Fleur Marie Odile; Anastácio, Sofia FerreiraEncephalitozoon cuniculi é um microsporídio com uma distribuição mundial. O seu hospedeiro principal é o coelho doméstico (Oryctolagus cuniculi), podendo, contudo, infetar outras espécies, incluindo o homem. No coelho, a infeção pode permanecer no estado subclínico ou causar encefalitozoonose. Num quadro de doença, o animal pode apresentar, de forma isolada ou de forma conjunta, sinais clínicos neurológicos, urinários ou oculares. Este trabalho teve como objetivo determinar a taxa de seropositividade de E. cuniculi em coelhos de companhia na região Hauts-de-France nos anos 2020 a 2022, em França. Para tal, foi realizado um estudo retrospetivo em coelhos de estimação (n=238) recebidos em consulta veterinária na “Clinique du Caducée”, e submetidos a um teste serológico de deteção de anticorpos anti-Encephalitozoon cuniculi por imunofluorescência indireta. Os dados obtidos permitiram observar uma taxa de seropositividade de 70% entre os animais testados. Por outro lado, a análise estatística revelou associações significativas (p<0,05) entre a deteção de anticorpos anti-E. cuniculi e a presença de head tilt, de nistagmo e, de uma forma geral, de síndrome vestibular. Por último, verificou-se que a seropositividade tinha uma associação estatística significativa com a raça anã, com os animais com idade igual ou superior a três anos, com os níveis elevados de ureia e de creatinina, e também com a origem dos animais adquiridos em lojas de animais.
- Atualização sobre laminite em equinos- revisão bibliográficaPublication . Menard, Rosalie Violette Marie; Santos, Ana Rita CaseiroNa medicina de equídeos, a laminite é a segunda causa mais frequente de mortalidade, ultrapassada apenas por patologias associadas a episódios de cólica, assumindo assim importância na perspetiva clínica e ética. Esta patologia é unanimemente classificada como uma pododermatite asséptica, observada frequentemente na sequência de processos envolvendo endocrinopatias, endotoxinas e/ ou distúrbios gastrointestinais, que afeta principalmente as lâminas do aspeto dorsal do dígito. O dano avascular nestas estruturas e, portanto, à conexão entre a falange distal e a parede do casco pode levar, em última instância à rotação e afundamento da falange distal dentro da cápsula do casco. Atualmente, verifica-se a inexistência de consenso no que diz respeito a etiologia, fisiopatologia, ou mesmo no tratamento desta mesma condição, sendo um dos temas mais controversos da Medicina Veterinária. Assim, esta revisão bibliográfica procura atualizar o conhecimento em relação à laminite, nas diferentes perspetivas da patologia.