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- O paradoxo da comunicação de RSC: as melhores práticas para combater o paradoxoPublication . Costa, Bárbarta Câmara Ramalho; Leandro, Alexandra Maria FernandesO conceito contemporâneo de Responsabilidade Social Corporativa é o resultado de um percurso de investigação académica e de pressões sociais e políticas que decorrem desde a década de 1950 até aos dias de hoje. As empresas têm reforçado as suas atividades de RSC nas últimas décadas e, consequentemente, a sua comunicação. Os stakeholders estão cada vez mais informados e exigentes, pelo que a comunicação é fundamental para transmitir informação e interagir adequadamente, trabalhar a reputação e o desempenho da empresa, bem como aumentar a satisfação dos stakeholders. No entanto, a comunicação de RSC por vezes aumenta o ceticismo, em vez de atingir o objetivo desejado de demonstrar a sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade. E, no entanto, as empresas também são consideradas essenciais na resolução dos problemas sociais atuais. Este fenómeno gera um paradoxo da comunicação de RSC que dificulta o trabalho dos profissionais. Este estudo pretende aprofundar a compreensão do paradoxo da comunicação de RSC e identificar as estratégias que valem a pena investir nesta área. Optou-se por uma metodologia mista, iniciando com uma pesquisa bibliográfica explorativa, recorrendo a um inquérito online a consumidores portugueses e entrevistas a seis empresas. No final, ao triangular toda a informação recolhida, foi possível reunir um conjunto de orientações sobre como as empresas devem abordar a Comunicação de RSE, considerando as perspetivas das empresas, consumidores e investigadores. Palavras-Chave: O conceito contemporâneo de Responsabilidade Social Corporativa é o resultado de um percurso de investigação académica e de pressões sociais e políticas que decorrem desde a década de 1950 até aos dias de hoje. As empresas têm reforçado as suas atividades de RSC nas últimas décadas e, consequentemente, a sua comunicação. Os stakeholders estão cada vez mais informados e exigentes, pelo que a comunicação é fundamental para transmitir informação e interagir adequadamente, trabalhar a reputação e o desempenho da empresa, bem como aumentar a satisfação dos stakeholders. No entanto, a comunicação de RSC por vezes aumenta o ceticismo, em vez de atingir o objetivo desejado de demonstrar a sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade. E, no entanto, as empresas também são consideradas essenciais na resolução dos problemas sociais atuais. Este fenómeno gera um paradoxo da comunicação de RSC que dificulta o trabalho dos profissionais. Este estudo pretende aprofundar a compreensão do paradoxo da comunicação de RSC e identificar as estratégias que valem a pena investir nesta área. Optou-se por uma metodologia mista, iniciando com uma pesquisa bibliográfica explorativa, recorrendo a um inquérito online a consumidores portugueses e entrevistas a seis empresas. No final, ao triangular toda a informação recolhida, foi possível reunir um conjunto de orientações sobre como as empresas devem abordar a Comunicação de RSE, considerando as perspetivas das empresas, consumidores e investigadores.
- Integração e saúde mental das pessoas refugiadasPublication . Almeida, Alan; Roberto, SandraAs questões do estudo visam compreender a perceção da população refugiada em Portugal e os seus processos de integração junto à comunidade, e assim, identificar sua perceção de satisfação com relação a seus acessos a elementos básicos da sociedade. Como a população refugiada perceciona suas relações de trabalho em Portugal, de que forma é percecionado sua saúde física e mental e seus acessos ao sistema de saúde em Portugal, como a população refugiada perceciona seu contacto com a educação em Portugal, e como a população refugiada perceciona suas relações sociais na comunidade portuguesa. Este estudo adota uma metodologia qualitativa para investigar a experiência dos refugiados. Participaram deste estudo 15 voluntários, entre os participantes haviam 7 homens e 8 mulheres, estes participantes foram submetidos a entrevistas semiestruturadas e as transcrições das sessões foram submetidas à análise de conteúdo, seguindo a abordagem naturalista. Com a análise de conteúdo foi possível isolar e examinar os principais temas apresentados pelos participantes da pesquisa. Essa abordagem possibilitou uma análise mais aprofundada à luz do referencial teórico apresentado, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos fenômenos investigados em questão. Como resultado, vê-se ser necessário buscar mais do que uma atitude neutra, é necessária uma atitude positiva para lidar diretamente com a população refugiada e assim, ajudar no processo, e que essa ajuda não seja apenas realizada por agentes do estado ou de instituições, como também dos outros elementos da sociedade civil. Cada país tem sua forma de lidar com os processos, e ainda assim, as dificuldades dos refugiados se apresentam muito similares, talvez seja a hora buscar um padrão.
- Relação entre pares em jovens institucionalizadasPublication . Amorim, Fernanda; Roberto, SandraOs relacionamentos entre pares são importantes no desenvolvimento e adaptação das crianças e jovens ao longo da sua vida, principalmente em sujeitos institucionalizados. Como objetivos, pretendeu-se analisar as relações entre pares de jovens institucionalizadas. Para respondeu-se a três questões principais, nomeadamente, o impacto da família e da institucionalização na construção de relações entre pares e analisar as relações existentes na própria instituição. O estudo contou com uma amostra composta por 9 adolescentes do sexo feminino, com idades compreendias entre os 12 e os 18 anos. Para tal foi utilizada uma medida qualitativa mediante uma entrevista semiestruturada. Ao nível dos resultados e através das análises das entrevistas constatou-se que que a maioria dos participantes referiram que a sua família de origem se apresentava com uma fonte de equilíbrio biopsicossocial. Assim como uma adaptação positiva aos contextos devido às visitas dos familiares ou à comunicação com os mesmos. Foi possível perceber, igualmente que as relações das jovens institucionalizadas são, na grande maioria, positivas e que estas se sentiram bem integradas na instituição, o que trouxe confiança com as demais residentes. Ao nível do impacto da instituição de acolhimento das relações entre pares, percebeu-se que algumas jovens tiveram uma boa adaptação às suas colegas e profissionais da instituição, porém, outras sentiram dificuldades a este nível, bem como, a falta de vínculo e presença dos seus familiares e o sentimento de pertença ao grupo. Através dos resultados obtidos é possível concluir que apesar de existirem resultados positivos nas relações entre pares das jovens institucionalizadas, também é necessário intervir de forma a promover o mesmo tipo de relação entre as jovens e as equipas especializadas e inerentes às instituições de acolhimento.
- Influência das Redes Sociais na Decisão de Compra de Produtos de CosméticaPublication . Marques Cabral, Filipa; Lopes, PaulaAo longo dos anos, a sociedade tem testemunhado notáveis mudanças impulsionadas pelo surgimento da internet e das novas tecnologias. O desenvolvimento tecnológico foi o catalisador inicial na transformação do comportamento dos consumidores e dos seus hábitos de consumo. Neste contexto, as redes sociais emergem como o motor dessa mudança, apresentando novas ferramentas e funcionalidades vantajosas para os profissionais de marketing na captação dos consumidores, especialmente no dinâmico mercado dos cosméticos. Esta investigação teve como objetivo compreender o poder das redes sociais na decisão de compra dos consumidores, para perceber se existia influência por parte dos conteúdos publicados e se isso afetava a sua escolha no ato da compra de produtos de cosmética. Numa visão mais centralizada, elaboraram-se objetivos específicos que pretendiam entender se as decisões de compra dos consumidores de produtos de cosmética podiam ser afetadas pelo conteúdo publicado pelas marcas de cosmética, pela opinião dos influencers digitais, pela opinião de familiares, amigos e conhecidos ou pela frequência de utilização das redes sociais. Foram também desenvolvidas quatro hipóteses para dar resposta aos objetivos apresentados. Para melhor compreensão deste estudo foram realizados estudos quantitativos, como a elaboração de um inquérito aplicado a 200 indivíduos para compreender a visão dos clientes e ainda, estudos qualitativos, como a aplicação de uma entrevista a um profissional de marketing do setor da cosmética, de forma a compreender a perspetiva dos profissionais do setor. A partir destes dois estudos concluiu-se que as redes sociais, a frequência de utilização das mesmas, as opiniões dos influencers digitais e de familiares, amigos e conhecidos, têm uma influência significativa na decisão de compra do consumidor de produtos de cosmética.
- It´s bigger that hip-hop: uma análise semiótica do conflito racial através do grafismo musicalPublication . Ferreira Amorim, Francisca; Raposo, AnaA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e tem como objectivo explorar o lado gráfico da subcultura do Hip-Hop. Tendo em consideração objetos de design gráfico provenientes desta subcultura, nomeadamente capas de álbuns, foi possível explorar de que forma o conflito racial é representado visualmente e em simultâneo, obter uma melhor compreensão da utilização do design gráfico aplicado em objetos de design gráfico no contexto musical. Tendo como foco objetos de design gráfico originários de um período temporal compreendido entre as décadas de 1987 e 2022, a investigação centrou-se na exploração da representação do conflito racial apresentado através de diversos temas como por exemplo, o racismo, o conflito policial, o conflito entre costas vivido na subcultura, a cultura dos gangues, entre outros, tendo em consideração os contextos social, cultural, económico e político. De forma a obter as respostas necessárias e numa abordagem transdisciplinar foi desenvolvido um trabalho de investigação sobre métodos e ferramentas de análise que permitiram realizar diversas matrizes visuais que, posteriormente, serviram como suporte para a realização de uma análise qualitativa por meio da semiótica da coleção de álbuns selecionada que permitiu a desconstrução das composições presentes nos objetos de design gráfico.
- O papel social da banca no concelho da LourinhãPublication . Almeida Agostinho, Dora Lúcia; Moreira de Carvalho, RuiEste trabalho analisa “O papel social da banca no concelho da Lourinhã”, considerando a importância do sistema financeiro enquanto instrumento de apoio ao processo de desenvolvimento de uma região, designadamente do município da Lourinhã. A região do Oeste, onde está localizada a Vila da Lourinhã, é caracterizada por um significativo conjunto de instituições financeiras seculares, com a sua propriedade de teor corporativo, distribuídas pelas comunidades locais com capacidade de apoiar o investimento (taxas de transformação adequadas), com bons indicadores de resiliência (Core Tier 1) e de desempenho. No quarto quartel do século passado, assistiu-se na Europa ao surgimento de diversos bancos de teor acionista, sendo que, naturalmente, a região acompanhou essa evolução com a abertura de agências bancárias. Contudo, e em particular a partir da crise financeira de 2008, associada à emergência de novos modelos de financeiras tecnológicas (Fintech), tem-se assistido ao encerramento de balcões e à retirada de Automated Teller Machine (ATM) das freguesias com frágeis capacidades económicas. Assim, de 2000 a 2021, e a nível de Portugal, observou-se um decréscimo do número de balcões de 4.950 para 3.266, ou seja, de 34%, nos bancos de teor acionista. Em contraponto ao número de balcões bancárias das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM), no mesmo período, passaram de 577 para 681, ou seja, aumentaram 15%. Neste enquadramento, este estudo analisa a evolução do investimento versus desinvestimento entre a banca incumbente de teor acionista e a banca de teor cooperativo na Região Oeste. O modelo de investigação foi o qualitativo, com estudo de caso, complementado com a realização de uma entrevista a dez membros de instituições de solidariedade social local. Em 2023, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã tem 9 balcões, 23 ATM e uma estrutura de governo (conselho de administração, conselho fiscal e mesa da assembleia geral), constituída por residentes na região e maioritariamente nascidos e integrados na comunidade local. Desta forma, a preservação desta instituição financeira de propriedade e de gestão local tende a mitigar os efeitos da emergência da sociedade digital sobre a perda de proximidade à comunidade. Realça do estudo a necessidade de uma maior intervenção na captação de novos membros, e a sua efetiva participação nas decisões estratégicas. Este facto pode reforçar a manutenção da capacidade de promoção de um “centro de decisão local” como promotor de um desenvolvimento local sustentável e inclusivo.
- Liderança Virtual: Liderar Equipas Virtuais e as Competências do FuturoPublication . Torres Ruas Oliveira dos Reis, Rodrigo Daniel; Silva, RuiÉ indiscutível que a globalização está a obrigar o mundo que nos rodeia a um desenvolvimento muito rápido. O que num dia é certo e vantagem competitiva, no dia seguinte pode já não ser e com as organizações a situação é igual. Deste modo, estas mesmas organizações devem procurar manter a sua estratégia à frente de todo o seu mercado competitivo, ou seja, não devem estagnar nem permitir que os seus concorrentes, os que partilham o mesmo mercado, as ultrapassem devido à falta de inovação e crença numa ideia que para determinada altura era a ideal. Isto significa que da mesma maneira que a tecnologia se desenvolve, as organizações devem desenvolver-se com elas, explorando o mercado internacional e mantendo contacto além das fronteiras. O mesmo se verifica com a liderança virtual. Nos dias atuais, os líderes têm a possibilidade de conseguir gerir uma equipa para lá do seu local de trabalho presencial e manter-se em constante contacto as com equipas sem que haja contacto direto, ou seja, a gestão de equipas é feita em formato virtual. Deste modo, neste estudo, aborda-se o entendimento do que é a liderança virtual e o que são equipas virtuais. É feita uma abordagem ao significado de liderança como um todo e o que é liderança virtual. Dando seguimento depois a um subcapítulo dedicado às equipas virtuais e, por fim, às competências organizacionais. A metodologia utlizada para a realização deste estudo foi a metodologia Delphi com a técnica Q-Sort. O estudo feito depara-se com o envolvimento de 28 líderes com experiência em liderança virtual em que foram lançadas uma lista de 14 desafios e 13 competências ao longo de três rondas, com o intuito de concluirmos no final do estudo quais são os principais desafios que um líder virtual enfrenta ao gerir equipas virtuais e quais são as competências que se consideram fundamentais para um líder virtual ter sucesso na sua posição. Conclui-se assim que a comunicação é a principal competência que um líder virtual deve ter, assim como, é também o maior desafio que enfrenta. No sentido oposto, conclui-se que a competência menos significativa é a capacidade de ter as competências técnicas tão bem desenvolvidas como as competências de liderança e o desafio menos importante é a distância temporal.
- A Banca Cooperativa como Modelo de Banca SustentávelPublication . Freitas de Sousa, Ricardo Manuel; Moreira de Carvalho, Rui