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O conceito contemporâneo de Responsabilidade Social Corporativa é o resultado de um percurso de investigação académica e de pressões sociais e políticas que decorrem desde a década de 1950 até aos dias de hoje. As empresas têm reforçado as suas atividades de RSC nas últimas décadas e, consequentemente, a sua comunicação. Os stakeholders estão cada vez mais informados e exigentes, pelo que a comunicação é fundamental para transmitir informação e interagir adequadamente, trabalhar a reputação e o desempenho da empresa, bem como aumentar a satisfação dos stakeholders.
No entanto, a comunicação de RSC por vezes aumenta o ceticismo, em vez de atingir o objetivo desejado de demonstrar a sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade. E, no entanto, as empresas também são consideradas essenciais na resolução dos problemas sociais atuais. Este fenómeno gera um paradoxo da comunicação de RSC que dificulta o trabalho dos profissionais.
Este estudo pretende aprofundar a compreensão do paradoxo da comunicação de RSC e identificar as estratégias que valem a pena investir nesta área. Optou-se por uma metodologia mista, iniciando com uma pesquisa bibliográfica explorativa, recorrendo a um inquérito online a consumidores portugueses e entrevistas a seis empresas. No final, ao triangular toda a informação recolhida, foi possível reunir um conjunto de orientações sobre como as empresas devem abordar a Comunicação de RSE, considerando as perspetivas das empresas, consumidores e investigadores.
Palavras-Chave: O conceito contemporâneo de Responsabilidade Social Corporativa é o resultado de um percurso de investigação académica e de pressões sociais e políticas que decorrem desde a década de 1950 até aos dias de hoje. As empresas têm reforçado as suas atividades de RSC nas últimas décadas e, consequentemente, a sua comunicação. Os stakeholders estão cada vez mais informados e exigentes, pelo que a comunicação é fundamental para transmitir informação e interagir adequadamente, trabalhar a reputação e o desempenho da empresa, bem como aumentar a satisfação dos stakeholders.
No entanto, a comunicação de RSC por vezes aumenta o ceticismo, em vez de atingir o objetivo desejado de demonstrar a sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade. E, no entanto, as empresas também são consideradas essenciais na resolução dos problemas sociais atuais. Este fenómeno gera um paradoxo da comunicação de RSC que dificulta o trabalho dos profissionais.
Este estudo pretende aprofundar a compreensão do paradoxo da comunicação de RSC e identificar as estratégias que valem a pena investir nesta área. Optou-se por uma metodologia mista, iniciando com uma pesquisa bibliográfica explorativa, recorrendo a um inquérito online a consumidores portugueses e entrevistas a seis empresas. No final, ao triangular toda a informação recolhida, foi possível reunir um conjunto de orientações sobre como as empresas devem abordar a Comunicação de RSE, considerando as perspetivas das empresas, consumidores e investigadores.
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Responsabilidade social corporativo Comunicação de RSE Comunicação organizacional