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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Design
de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e tem como
objectivo explorar o lado gráfico da subcultura do Hip-Hop. Tendo em
consideração objetos de design gráfico provenientes desta subcultura, nomeadamente
capas de álbuns, foi possível explorar de que forma o conflito
racial é representado visualmente e em simultâneo, obter uma melhor
compreensão da utilização do design gráfico aplicado em objetos de design
gráfico no contexto musical.
Tendo como foco objetos de design gráfico originários de um período
temporal compreendido entre as décadas de 1987 e 2022, a investigação
centrou-se na exploração da representação do conflito racial apresentado
através de diversos temas como por exemplo, o racismo, o conflito policial,
o conflito entre costas vivido na subcultura, a cultura dos gangues,
entre outros, tendo em consideração os contextos social, cultural,
económico e político.
De forma a obter as respostas necessárias e numa abordagem transdisciplinar
foi desenvolvido um trabalho de investigação sobre métodos e
ferramentas de análise que permitiram realizar diversas matrizes visuais
que, posteriormente, serviram como suporte para a realização de uma
análise qualitativa por meio da semiótica da coleção de álbuns selecionada
que permitiu a desconstrução das composições presentes nos objetos
de design gráfico.
Description
Keywords
Hip-Hop Grafismo Musical Conflito Racial Análise Semiótica