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ESAD - COM - Teses e Dissertações

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Recent Submissions

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  • Materialização da Internet: do digital para o analógico uma reflexão sobre a sociedade de consumo contemporânea
    Publication . Ferreira Azevedo Matos, Ana Sofia; Correia, Sérgio
    Se inicialmente a partilha de informação dependia do papel impresso, hoje em dia as plataformas digitais ocupam o terreno. Scrolls infinitos de navegação e cliques fáceis e rápidos tornaram-se aspetos dominantes do dia a dia moderno, transformando profundamente a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com a informação. Este projeto reflete acerca destas questões, explorando a relação entre os meios analógico e digital no contexto capitalista contemporâneo. Com recurso a ferramentas e métodos de investigação, representação e mediação de informação característicos do Design editorial desconstroem-se as práticas de navegação do Twitter em matéria tangível. Este não é um simples ato de impressão. Nesta investigação entende-se o livro como um lugar para reinterpretar e materializar a cultura Web, desafiando os seus limites formais bem como a sua função e intenção originais. Valorizam-se os métodos e o processo, cruzando metodologias subjetivas com lógicas sistemáticas e algorítmicas. O projeto resulta num objeto híbrido singular,
  • Grunge Graphics: Influências e Aplicações Gráficas
    Publication . Peixoto Araújo, Leonor; Marques, Elias
    O projeto tem como intuito a criação de uma revista que evidencie a inspiração gráfica na estética grunge, presente na década de 1990. Os objetivos passam por possibilitar a procura de informação na área do design gráfico de layout, bem como a melhor compreensão dos métodos de trabalho da época, tendo como objetivo a exploração plástica do tema, seguindo a sua investigação. Tendo em conta a pesquisa inicial efetuada, foram reunidas um conjunto de revistas e respetivos layouts – Raygun, Emigre, The Face, Wired, Arena – que evidenciaram a estética do movimento grunge no campo do design e tiveram um impacto significativo no mesmo. O plano de trabalho tem como base a realização inicial de uma pesquisa intensiva sobre o tema abordado e a realização de um projeto editorial, que reúna as informações necessárias para a criação do design de uma revista, com a estética grunge. A primeira fase deste plano de trabalho contempla uma pesquisa e análise de elementos visuais e textuais, que possam construir uma base de estudo que represente a estética grunge da década de 1990 e respetivas técnicas associadas. A segunda fase caracteriza-se pela análise de informação e conteúdos, numa tentativa de apurar o contexto histórico dos décadas finais do século XX, com o objetivo de identificar e compreender as referências e influências das quais surgiu o movimento grunge e a sua ligação ao design gráfico. A terceira fase consiste na realização de um objeto editorial, tendo como objectivo a criação e materialização de um suporte gráfico onde seja possível identificar referências, grafismos e imagens que se associem ao movimento grunge.
  • The Impact of AI on the Illustration and Design Industries
    Publication . Chekalina, Victoria; Howard, Andrew
    Exploring whether AI is a threat or an opportunity for the illustration industry, this study examines the complex interplay between Artificial Intelligence (AI) and the illustration industry. In order to provide a multifaceted perspective on the role of AI in design and illustration, the study is based on a mixed research methodology that combines qualitative and quantitative analysis. The study assessed the multi-dimensional impact of AI on the industry through extensive literature reviews, case studies, expert interviews, social surveys and personal experiments. Both the opportunities and challenges presented by AI are highlighted as key findings. On the positive side, AI is enhancing creativity through new directions and innovative ideas, and greatly improving the efficiency of concept visualisation and automation of routine tasks. These advances are seen as potential catalysts for productivity growth and cost reduction. However, the potential for job losses and changes in skill requirements must be considered. The survey also reveals concerns: 44% of respondents fear possible negative consequences of AI adoption, such as job losses and changing skill requirements. At the same time, the study highlights the serious legal and ethical challenges associated with integrating AI. Issues related to intellectual property, the authorship of works created by AI, and the opaque nature of the learning processes of AI come to the fore. These findings are supported by interviews with industry professionals, such as illustrator Ula, who expresses concerns about workplace safety and the erosion of creative authenticity thanks to AI, and points to the need for strong policies focused on ethics, intellectual property and transparency in the development and use of AI. With automation already affecting the structure of the labour market, creating new jobs while others become obsolete, the socio-economic implications of integrating AI into the design and illustration industry are enormous. Highlighting the complex and unpredictable trajectory of these changes, the research identifies the current trend of job substitution in favour of AI in certain sectors.The conclusion underlines the need for well-designed, dynamic policies that strike a balance between the benefits of AI and the interests of the professions and industry standards. Legislators are encouraged to have an inclusive approach through the involvement of a wide range of stakeholders, including artists, designers, technology developers, lawyers and policy makers. The aim is to enable innovation and progress in the creative industries without compromising ethical standards and the value of human creativity, and to establish fair, effective and adaptable policies that evolve with AI technology.
  • Ezipizi: A User Experience no Apoio à Gestão de Academias Desportivas e Comunidades Online
    Publication . Carvalho Pereira, Ema Patrícia; Varzim, Marta
    Nas últimas décadas, o avanço exponencial da tecnologia transformou significativamente comportamentos e interações humanas, especialmente devido à evolução dos meios de comunicação digitais—que permitem uma rápida partilha de informações e promovem interações mais orientadas aos interesses dos utilizadores. O presente projeto aborda um tema relevante no contexto de escolas, academias e associações de dança em Portugal, onde a realidade que prevalece, devido à escassez de recursos, é a de serem muitas vezes geridas por profissionais apaixonados por dança, desporto ou cultura, mas que, infelizmente, carecem de conhecimentos sólidos em gestão—o que resulta em práticas administrativas desatualizadas, problemas financeiros e obstáculos na comunicação com os membros. Partindo da questão “Será possível desenvolver uma proposta de valor através da simplificação e automatização de diversos procedimentos, por meio da elaboração de uma app com funcionalidades projetadas para serem uma solução intuitiva e eficiente no contexto de negócios, enquanto estimula a interação com os clientes?”, o desígnio do projeto reside na conceção e no desenvolvimento de uma aplicação móvel como uma sugestão para resolver a problemática identificada, com o propósito de proporcionar um alívio significativo aos gestores dessas instituições—uma vez que este tipo de apoio ainda está pouco desenvolvido pelo mercado.
  • It´s bigger that hip-hop: uma análise semiótica do conflito racial através do grafismo musical
    Publication . Ferreira Amorim, Francisca; Raposo, Ana
    A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e tem como objectivo explorar o lado gráfico da subcultura do Hip-Hop. Tendo em consideração objetos de design gráfico provenientes desta subcultura, nomeadamente capas de álbuns, foi possível explorar de que forma o conflito racial é representado visualmente e em simultâneo, obter uma melhor compreensão da utilização do design gráfico aplicado em objetos de design gráfico no contexto musical. Tendo como foco objetos de design gráfico originários de um período temporal compreendido entre as décadas de 1987 e 2022, a investigação centrou-se na exploração da representação do conflito racial apresentado através de diversos temas como por exemplo, o racismo, o conflito policial, o conflito entre costas vivido na subcultura, a cultura dos gangues, entre outros, tendo em consideração os contextos social, cultural, económico e político. De forma a obter as respostas necessárias e numa abordagem transdisciplinar foi desenvolvido um trabalho de investigação sobre métodos e ferramentas de análise que permitiram realizar diversas matrizes visuais que, posteriormente, serviram como suporte para a realização de uma análise qualitativa por meio da semiótica da coleção de álbuns selecionada que permitiu a desconstrução das composições presentes nos objetos de design gráfico.
  • Embalagem de produtos farmacêuticos: uma análise visual
    Publication . Fabiana José da Silva Ferreira; Fernando, Susana
    O presente trabalho de investigação surge com o propósito de dar a conhecer parte do espólio da indústria farmacêutica, através da análise visual do grafismo de uma amostra de embalagens de medicamentos. A amostra de embalagens de medicamentos foram selecionadas tendo em conta os seguintes critérios: medicamentos comercializados em farmácias e parafarmácias em Portugal, medicamentos não sujeitos a receita médica e o grafismo da embalagem tem de conter elementos verbais e não verbais. As embalagens de medicamentos têm como função proteger, condicionar, conservar e identificar o medicamento, mas, além disso, são através delas que há o primeiro contacto com os utentes e os profissionais de saúde. A comunicação visual presente nas embalagens é essencial para uma boa compreensão da informação e pelo bom uso por parte do utente. Transmite informações como: instruções de como tomar, alertas de perigo, aspetos relacionados com a posologia, entre outros. Esta investigação trata-se, portanto, de uma análise visual de alguns elementos que constituem uma embalagem de medicamentos, tais como: ilustração, cor, tipografia e formato. Procura abordar alguns pontos que foram considerados cruciais para compreender o objeto de estudo. O volume que apresenta a componente projectual, Embalagem de produtos farmacêuticos: uma análise visual, acompanha este documento escrito, surge com o objetivo de documentar, visualizar e comparar todo o material recolhido durante a investigação e permitir a consulta e análise de uma amostra do espólio da comunicação visual desta indústria.s
  • Um estudo infográfico sobre os sintomas da doença de Parkinson
    Publication . Martins Correia, Bruna Rafaela; Fernando, Susana
    A presente investigação explora a relação interdisciplinar entre o Design e a Saúde e procura perceber como é que o Design Gráfico pode contribuir para a saúde pública, a partir do projeto provocativamente intitulado Can Graphic Design Save Your Life?. Esta investigação traduz-se num estudo infográfico sobre a doença de Parkinson, focado na evolução dos sintomas e na avaliação da progressão da doença de acordo com a escala Hoehn e Yahr, com o objetivo de informar, consciencializar e sensibilizar para a doen-ça, não só os doentes, mas a sociedade no geral. Com isto, o projeto visa reafirmar o papel mediador do designer e do Design Gráfico na comunicação visual colocando a visualização de informação ao serviço das ciências médicas.
  • Design of a newpaper for people with dyslexia
    Publication . Ebbing, Leonie; Howard, Andrew
    The presented Master's project entitled "Design of a newspaper for people with dyslexia — An analysis of dyslexia-related newspaper characteristics with the addition of a digital newspaper template and a supportive style guide" was developed in the degree of Communication Design. The project focusses on the development of a newspaper design which is accessible for people with dyslexia. In addition to the newspaper, the project outcome includes a digital newspaper template and an assisting dyslexia design style guide which are intended be used by dyslexia organisations and publishers. The aim of this project is to improve the readability of newspapers for people with reading difficulties due to dyslexia. The research deals, a.o. with studies on layout and typography for people with dyslexia, as well as the design of newspapers. Quantitative and qualitative research tools such as self-initiated interviews and a survey were used to gain new insights into accessible newspaper design. The knowledge gained from the theoretical and practical investigation allows the conclusion to be drawn that a special approach to text and layout in newspaper design plays an essential role in readability for people with dyslexia. In summary, it can be said that the final newspaper design for people with dyslexia showed positively reassuring results in a feedback situation.
  • The Light Rebar Company: user experience design case study
    Publication . Maria Francisca André Ribeiro da Silva Gonçalves; Raposo, Ana
    O presente projeto centra-se no desenvolvimento de uma plataforma online a partir de uma investigação sobre User Experience Design. Pretende-se com este projecto criar uma plataforma de e-commerce para um negócio B2B com um novo produto a ser introduzido no mercado de construçã o nacional. Através de metodologias de Goal-Oriented Design, este projeto tem como objetivo criar a melhor plataforma possível para os seus utilizadores, ajudando assim a introduçã o deste produto novo num mercado já existente. Este projecto foi desenvolvido com a empresa “The Light Rebar Company” como um processo colaborativo e de aprendizagem. Este objectivo será alcançado através da utilizaçã o de métodos como User Research, User Interviews, Criaçã o de Personas, Personas-based Scenarios, Definiçã o de Requisitos, Card Sorting, Arquitetura de Informaçã o, Wireframes/Wireflows, Design System, Prototyping e Testes de Usabilidade. Após feito todo o processo, será desenvolvido um protótipo de alta fidelidade como resultado final de todo este processo e deste projecto.
  • A Representatividade da Mulher no Selo Postal Português: Do Estado Novo à Entrada do Euro em Portugal 1933-2001
    Publication . Maia Guedes, Beatriz; Santos, João Tiago
    O presente trabalho de investigação aborda dois temas relevantes: o selo postal português e a representatividade da mulher. Numa análise a 675 emissões postais, emitidas em Portugal entre 1933 e 2001, pretende-se refletir sobre a imagem construída para a mulher portuguesa através do selo postal e constatar de que forma esteve envolvida no desenho de emissões durante o período de tempo acima mencionado. Através do selo postal, no espaço temporal de cerca de 68 anos que compreende esta investigação, conseguimos assistir às mudanças sociais de um país que se encontrava propositadamente fechado a qualquer contacto internacional “para que não houvesse interferência na orientação autárcica do regime” (Almeida, 2016) para um país integrado na Europa e no mundo. Todas estas mudanças sociais tiveram um enorme impacto no papel que a mulher ocupa na sociedade. A investigação deu origem à publicação A Representatividade da Mulher no selo Postal Português. Do Estado Novo à Entrada do Euro em Portugal e encontra-se dividida em três partes que correspondem a diferentes momentos marcantes para o país: Estado Novo (1933-1973), revolução e pós 25 de abril até à entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (1974-1986), e, desde então, até à adesão ao Euro (1987-2001). O resultado é uma publicação que contextualiza e reflete sobre o papel da mulher e ao mesmo tempo mostra os selos postais que contribuíram para que tal imagem fosse formada. Além do mencionado, são apresentadas todas as contribuições da mulher no desenho de selos postais durante o período de tempo acima referido. Palavras-chave Design Gráfico; Estado Novo; Pós 25 de Abril; Representatividade da Mulher; Selo Postal.