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- Ver para "Crer" ConhecerPublication . Belo, Carolina; Caiado, FátimaAs Artes Visuais desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, pois não só promovem competências específicas, entre as quais a sensibilidade estética e artística, como oferecem importantes experiências ao aluno através das suas metodologias de ensino muito particulares. O estudo escolhido foi “Ver para “crer” conhecer”, tem como objetivo provar a eficácia das Artes Visuais quando colocadas ao serviço do Estudo do Meio, contribuindo, este trabalho, com a criação de vinte e oito planificações onde se pode inferir o papel e contributos dos conteúdos, metodologias lúdicas e experienciais, no fundo do recurso às Artes Visuais, como um meio mais eficaz para a aquisição de competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) na área de Estudo do Meio. O tema tomou forma durante o estágio realizado na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, ao observar que tanto o Estudo do Meio como as Artes Visuais, eram abordados com pouca frequência. Como objetivos de investigação e resultados pragmáticos, este trabalho final de mestrado: a) fornece planificações que estão em conformidade com dois manuais de Estudo do Meio de 2.ºano, atuais, e com os documentos orientadores das Aprendizagens Essenciais para as áreas de Estudo do Meio e de Artes Visuais; b) satisfaz, a necessidade de, ao integrar uma escola, poder de imediato implementar estas planificações; c) oferece a professores a possibilidade de as implementar, monitorizar e avaliar a eficácia à luz da orientações programáticas; d) demonstra uma didática que aborda o Estudo do Meio desde uma Educação pelas Artes, neste caso especifico, as Artes Visuais. Assim sendo, o objetivo reitor do presente trabalho serve essencialmente a necessidade de expor a importância das Artes Visuais na aprendizagem, em concreto, do Estudo do Meio
- Materialização da Internet: do digital para o analógico uma reflexão sobre a sociedade de consumo contemporâneaPublication . Ferreira Azevedo Matos, Ana Sofia; Correia, SérgioSe inicialmente a partilha de informação dependia do papel impresso, hoje em dia as plataformas digitais ocupam o terreno. Scrolls infinitos de navegação e cliques fáceis e rápidos tornaram-se aspetos dominantes do dia a dia moderno, transformando profundamente a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com a informação. Este projeto reflete acerca destas questões, explorando a relação entre os meios analógico e digital no contexto capitalista contemporâneo. Com recurso a ferramentas e métodos de investigação, representação e mediação de informação característicos do Design editorial desconstroem-se as práticas de navegação do Twitter em matéria tangível. Este não é um simples ato de impressão. Nesta investigação entende-se o livro como um lugar para reinterpretar e materializar a cultura Web, desafiando os seus limites formais bem como a sua função e intenção originais. Valorizam-se os métodos e o processo, cruzando metodologias subjetivas com lógicas sistemáticas e algorítmicas. O projeto resulta num objeto híbrido singular,
- High mobility as an adverse experience during Third Culture Kids up bringingPublication . Rocha, Rebeca Fernandes Paes Pinto; Ferrajão, PauloA Third Culture Kid (TCK) is a child who accompanied their parents for a significant amount of time outside their passport country. TCKs grow up in a cross-cultural and highly mobile world (Pollock et al., 2017). Their identity is then molded by the interactions of the cultures they experienced, allowing them to form their unique "third culture". This study pretends to explore the mobility aspect of the TCK lifestyle and the consequences it has on one's life. A qualitative method was chosen and 12 Adult TCKs were interviewed. Interviews included the Mobility Chart and a drawing, both instruments that allowed a visualization, respectively, TCK's transitions and personal identity. Through the interviews' analyses seven themes were identified with two of them having subthemes: transitions (feelings, conflicts and stabilizing factors), relationships (family and friends), acculturation, losses, personal identity, belonging and impact of high mobility. The transitions experiences ranged from positive to negative. The TCKs' relationships, personal identity and belonging were influenced by the mobility they experienced. Every participant recognized that high mobility influenced their lives and who they are. The effects of growing up in a highly mobile world recognized by the participants were both negative (e.g., rules around friendships) and positive (e.g., career choice). This study purpose was to understand the high mobility experiences among TCKs and explore the possibility of it being an adverse experience during their childhood. However, the findings indicate a positive perception of high mobility's impact in both childhood and adulthood.
- Propagação de Alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.)Publication . Ramos, Inês Ricardo; Bahcevandziev, KirilEste estudo tem como objetivo a propagação da alfarrobeira em laboratório por duas vertentes, pela técnica assexuada (a micropropagação), e pela técnica sexuada (germinação de sementes).O material vegetativo utilizado neste trabalho originou plantas cedidas por um produtor da região do Algarve. Tratou-se de material jovem e vigoroso, que posteriormente foi sujeito a uma desinfeção e sendo estabelecido em tubos de ensaio. Nesta etapa foram avaliados dois meios de cultura, com diferentes concentrações de reguladores de crescimento (BAP 0,5 mg/L e 1,0 mg/L), de modo a avaliar o que obtinha um maior número de crescimentos/rebentações, presença de calos e lenticelas, aspeto visual mais saudável, contaminações e possíveis mortes.Neste ensaio, o meio de cultura com a concentração de BAP mais elevada (1 mg/L), demostrou resultados insatisfatórios, uma vez que apresentaram um maior número de calos e lenticelas, sintomas de necrose e um aspeto visual menos saudável, comparativamente ao meio de cultura com uma concentração de BAP menor (0,5 mg/L).Para a o teste de germinação foram utilizados quatros tratamentos diferentes, o tratamento A que correspondia à imersão das sementes em água destilada esterilizada a 100°C durante 10 minutos seguindo da sua imersão em água destilada esterilizada, à temperatura ambiente, durante 48H; o tratamento B, confere à imersão das sementes em GA3 (25 mg/L) por 24H, o tratamento C que correspondia à imersão das sementes em H2SO4 (37%) por 30 minutos e por último o tratamento D, que corresponde ao controlo do ensaio, a imersão das sementes em água destilada esterilizada à temperatura ambiente durante 48H.Os resultados mais favoráveis obtidos neste protocolo de germinação, foram do tratamento C, que conduziu a uma rutura do tegumento que, por conseguinte, demostrou uma germinação do embrião mais favorável.
- Controlo da qualidade de vinho e de vinagretes formulados para valorizar um subproduto da produção de vinhos espumantesPublication . Ribeiro, Tamara do Carmo; Botelho, Goreti Maria dos AnjosEste relatório resultou de um estágio profissionalizante realizado no laboratório de Enologia da empresa Global Wines S.A., no âmbito do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. O trabalho realizado teve como objetivos, além de adquirir conhecimentos sobre o controlo da qualidade de vinhos, com a execução de métodos laboratoriais físico-químicos e microbiológicos, avaliar analítica e microbiologicamente vinagretes inovadores, elaborados com esferas de alginato de cálcio (um subproduto da produção de vinhos espumantes), e compará-los com amostras comerciais de vinagretes. Com a amostragem de seis tipos de vinagretes de formulações distintas, e três vinagretes comerciaisdiferentes, utilizou-se a metodologia descrita no “Compêndio dos Métodos Internacionais para Análises de Vinagres”, elaborado pela International Organisation of Vine and Wine (OIV) e também a metodologia interna da empresa para a análise microbiológica. Foi possível notar a importância do controlo da qualidade dos vinhos e das amostras de vinagretes em estudo. Constatou-se que duas das seis amostras elaboradas apresentaram presença de microrganismos, enquanto as comerciais não apresentaram contaminação microbiológica. Das análises químicas, concluiu-se que os resultados divergem da literatura existente sobre os vinagretes, demonstrando que as formulações dos vinagretes carecem de ajustes futuros na sua acidez total e no pH, para garantir estabilidade e segurança alimentar destes produtos. O trabalho realizado constitui uma oportunidade de contribuir para uma estratégia de sustentabilidade da empresa, uma vez que, a reutilização de subprodutos de vinificação é muito desejável para reduzir o volume de resíduos do processo produtivo numa adega.