ESAD - COM - Teses e Dissertações
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- 3 capas de livros em torno da cidade de Berlim: memória e imaginário narrativoPublication . Guiomar, Catarina; Rainha, AnaA intenção deste projeto foi realizar uma série de 3 capas de livros relacionados com a cidade de Berlim. A motivação para o seu desenvolvimento vem de um gosto especial pelo imaginário da cidade, assim como, do desafio de transformar as palavras de uma narrativa literária numa peça gráfica, isto é, de traduzir imagens e palavras numa leitura visual. Interessou-nos, por isso, tomar como matéria de reflexão as imagens e a atmosfera atual das ruas de Berlim, bem como investigar acontecimentos e momentos-chave da história da cidade que tenham determinado ou contribuído para esse imaginário. Tomámos, pois, a decisão de realizar 3 capas de livros que estivessem relacionados com a cidade. O objetivo foi não só, que as capas dos livros escolhidos sintetizassem essa memória que os diferentes registos e que as sucessivas temporalidades constituem nas obras e na cidade, mas também que traduzissem a leitura dos livros realizada. “All of these solutions derive their origins from the text of the book, but once the book designer has read the text, then he has to be an interpreter and a translator.” (TED, 2012, Kidd)
- Adaptações de Fábulas de Esopo: relação entre texto e Ilustração no contexto webPublication . Cerqueira, Beatriz; Miranda, MartaO presente projeto, inserido na proposta de Mestrado em Design de Comunicação da ESAD-Matosinhos, tem como objetivo o estudo da relação entre texto e imagem na narrativa ilustrada e interativa. Neste sentido, serão analisadas algumas fábulas e as suas respetivas adaptações com o intuito de investigar a ilustração como uma linguagem que conta histórias. A evolução dos meios digitais e suportes de comunicação implicaram um inevitável desenvolvimento das técnicas de ilustração, as quais pretendemos analisar no âmbito do Design de Comunicação e Web. Propõe-se, uma investigação teórico–prática, que reflete uma pesquisa sobre a ilustração aplicada em narrativas, com o objetivo de as adaptar aos meios digitais, usufruindo da potencialidade das suas ferramentas e suportes para a construção de um protótipo de site interativo, destinado ao público infanto juvenil. Os grandes criadores de fábulas, dos quais Esopo se destaca, conceberam um mundo de histórias repleto de signos e símbolos que transmitem padrões impostos pela sociedade. Nestas histórias, as condutas humanas traduzem genericamente a fragilidade sobre o poder e a astúcia dos mais soberbos, bem como o abuso de poder, sendo este o tema que se pretende explorar no presente projeto. Assim sendo, há necessidade de esclarecer alguns princípios de um tema do senso comum e da realidade humana visando convidar o utilizador, através de ilustrações interativas e algumas técnicas de animação, a ser um participante ativo na narrativa.
- An image of our own: um jogo de cartas sobre a construção social de géneroPublication . Pereira, Inês; Howard, AndrewAn Image of Our Own é um projeto experimental e interativo que combina ilustração e texto para discutir a construção social de género. O projeto é composto por um jogo com 15 cartas, com ilustrações nas frentes e textos auxiliares nos versos. Este projeto desafia para uma reflexão sobre género e de como ele é interpretado na sociedade. Com a desigualdade de género como ponto de partida, as ilustrações minimalistas realçam os preconceitos enraizados. No seu conjunto, cria uma imagem coletiva do conceito de género que pretende realçar os efeitos repressivos que a mesma pode ter. O género está presente no nosso dia-a-dia, mesmo que passe, muitas vezes, despercebido, por isso, expô-lo neste jogo confronta-nos com as nossas próprias crenças e comportamentos. Numa linguagem informal e acessível, são dados pontos de partida para iniciar uma conversa sobre a natureza humana. Para jogar só ou acompanhado, e relembrar o que significa, de facto, criar imagens de, com e para pessoas. Este projeto é relevante para o cenário atual pelo seu carácter social, que valoriza o design por ser multidisciplinar, mas também reacionário e ativista. E se o design pode ser uma ferramenta para a igualdade então os designers carregam essa responsabilidade.
- Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidorPublication . Pereira, Ruben; Santos, JoãoA dissertação que aqui se apresenta abrange a importância do design gráfico no desenvolvimento de uma marca de cerveja artesanal e conta-nos a sua história. No sector da cerveja, o conceito artesanal floresce como uma nova realidade de consumo nos hábitos dos Portugueses. Esta cerveja é descrita pelos consumidores e apreciadores como uma experiência sensorial genuína de identidade e distinção, que rebenta do arbítrio individual do seu mestre cervejeiro. Apesar de ser uma nova realidade, é possível registar bastantes marcas, prémios internacionais que ilustram a qualidade nacional e eventos distribuídos pelo país onde enaltecem esta cultura. A abordagem ao trabalho iniciou-se com uma contextualização na história do design, acerca da importância do design gráfico no transporte da marca até ao consumidor, procedendo-se a uma análise de 174 rótulos, através da sua desconstrução. Esta visão aprofundada ajuda-nos a identificar e a apresentar os seus elementos gráficos mais representativos e os seus simbolismos.
- Uma análise visual dos mapas da cidade do Porto: Mapping MapsPublication . Ferreira, NelmaMapping refere-se a um processo inacabado, ao processo de organização de dados e informação. Mapa refere-se ao objecto que apresenta informação organizada consoante o assunto que aborda. Num tempo em que existem cada vez mais tecnologias que proporcionam uma multiplicação de informação em grandes escalas, existe também uma maior dificuldade para gerir essa quantidade crescente de informação bem como a sua fiabilidade. O mapping aparece como um meio para se conseguir organizar a informação e inter-relacionar os diferentes assuntos, no entanto, esta não é uma área completamente nova sendo que o objecto propriamente dito, o mapa, surgiu como um meio para representação de lugares. Ao longo do tempo o mapa foi ganhando diferentes formas e servindo diferentes funções, e hoje em dia ele pode ser aplicado aos mais diferentes assuntos, sendo que o processo é o mais importante, pois é aí que se tomam as várias decisões que definem as diferentes hierarquias e importâncias que se vão dar aos elementos. É necessário perceber de que forma é que os mapas foram evoluindo e de maneira influenciaram as representações dos nossos dias, porque ainda existem muitos elementos que continuam a fazer parte da linguagem intrínseca a este meio de comunicação.
- Analysis of selected aspects and visual elements of cookbooks from XIX and XX century printed in Warsaw, Poland.Publication . Charko, Malwina; Serapicos, PedroCookbooks are special types of books instructing the user how to prepare a specific dish. By constant changes of technology as well as human consciousness cookbooks are in unceasing development, trying to understand its user and respond to his needs. Visual language of cookbooks have been changing throughout centuries. Besides that, cookbooks provide information about history and cultural habits. These types of instructions are excellent mines of knowledge about society. Given that times have been changing in cultural, social and historical aspects, the recipes and their visual representations had been evolving with them. The main objective of this investigation is to analyze and trace those changes on examples of Polish culinary books from XIX and XX century printed in Warsaw, Poland. The research deals with analyzing visual elements of cookbooks such as binding, typography and composition as well as illustrative and photographic elements.
- Another collective by another. A dicotomia entre o espaço do mercado e o estúdio no mercadoPublication . Moreira, JoanaA realização do presente relatório, inserido no plano de Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos, tem por base a descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio no estúdio Another Collective (www.anothercollective.pt), e o projeto editorial que aborda a relação que existe entre o que se vive e o que se sente nesta partilha vivencial do espaço do Mercado. O estágio integrado neste estúdio permitiu implementar conteúdos e conhecimentos teóricas e teórico-práticos a situações de projeto em contexto empresarial/real nas áreas do design gráfico, design editorial, web design, identidade visual e branding, proporcionando a possibilidade de adquirir experiência profissional, organizacional e a aquisição de competências criativas, analíticas e comunicacionais.
- Arquitetos da (co)existência: Uma história da divisão entre a natureza e culturaPublication . Peixoto, Ana; Raposo, AnaArquitetos da (Co)Existência é um projeto que surgiu a partir das questões que permanecem sem resposta unânime, como a questão da origem da vida e se esta é ou não desprovida de sentido e significado. Este projeto toma a natureza como referência, fazendo comparações de carácter anatómico e de significação entre si. É a partir do método de observação do meio que nos envolve, tanto da natureza como da sociedade, que é possível verificar a contínua repetição de padrões. Este projeto procura quebrar a divisão entre a natureza e a cultura, apropriando-se dos elementos e estruturas que a natureza oferece para fazer analogias com as acções diárias do ser humano.
- Um arquivo digital de elementos gráficos pertencentes aos aliados durante a segunda guerra mundialPublication . Carneiro, Filipe; Raposo, AnaEste projecto visa responder a uma lacuna encontrada num mundo digital, ao tentarmos encontrar elementos gráficos correspondentes ao tempo da Segunda Guerra Mundial, encontrávamos inúmeros elementos pertencentes ao regime Nazi, não só de característica militar, mas também um vasto número de propaganda. Enquanto que, relativo aos Aliados muito pouco era encontrado, e do que era encontrado, a maioria era propaganda, ou seja, elementos gráficos de característica militar era algo de difícil acesso. Assim, tentamos responder a este problema encontrado, apresentando a construção de website que tem como objectivo mostrar uma colecção rica destes elementos gráficos “desaparecidos” na forma de arquivo. Recolhemos então imagens de elementos gráficos de característica militar de vários tipos de plataformas, físicas e digitais, com as quais nos fomos deparando ao longo do projecto, assim podémos ir compreendendo não só o elemento em questão como a sua história, de modo a agrupa-los de uma maneira lógica. Na era digital em que vivemos apenas faz sentido que este projecto seja o que é devido à falta de documentação que se encontra on-line, demonstrando assim,uma colecção mais rica de forma a chegar a um maior número de pessoas.
- ASAS: Representação gráfica de logótipos aladosPublication . Ana Sofia Brás GonçalvesEste projeto destina-se ao estudo de logótipos que contenham o elemento visual asas, um elemento comum a diferentes logótipos por todo o mundo. É nosso intuito explorar o uso desse elemento nos seus contextos histórico e sociocultural. Procuraremos conhecer a sua ligação conotativa e denotativa no seu ponto de chegada, aos olhos do observador. Procedeu-se para tal à decomposição de duzentos e noventa e um logótipos, procedendo-se depois à sua categorização nas áreas, sectores de atividade, símbolo, cor, forma, tipografia e área geográfica. Esta categorização permitiu-nos estabelecer conexões visuais e ideológicas. O projeto adota como metodologia de investigação e categorização da informação, a leitura crítica da literatura semiótica e a realização de inquéritos a uma amostra e, consequentemente a análise dos dados das respostas aos inquéritos. Por fim, analisados os resultados, na criação um website para partilhar visualmente a informação reunida. O utilizador curioso, acedendo ao website, pode conhecer e beneficiar dos diferentes estudos já indicados, explorando os diferentes dados reunidos sobre os logótipos.