Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-26"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação de sistemas robóticos para lixagem de comboiosPublication . Nunes, Bruno Miguel Pereira; Ferreira, Nuno Miguel Fonseca; Ferreira, João Paulo MoraisDada a constante evolução da indústria é cada vez mais importante automatizar as tarefas mais monótonas e repetitivas. Como solução as empresas têm vindo a recorrer à implementação de sistemas robóticos, principalmente com a utilização de robôs industriais. Desta forma, o presente relatório tem como objetivo descrever as tarefas desempenhadas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, com especialização em Automação e Comunicações em Sistemas Industriais desenvolvido na empresa Robowork – Solutions and Services, que tem como principal atividade o desenvolvimento e comercialização de células industriais. O referido estágio teve como principal objetivo aprofundar conhecimentos nas áreas de automação e robótica industrial, tendo como principal enfase a robótica industrial, através da colaboração em diversos projetos. Nomeadamente num projeto com utilização de dois robôs ABB para manipulação de caixas de cartão e num projeto no qual foram implementados dois robôs Yaskawa Motoman para efetuar a lixagem de comboios. Considera-se que o presente estágio curricular foi uma mais-valia, permitindo assim consolidar conhecimentos obtidos durante a formação académica bem como a obtenção de outros, nomeadamente na área da robótica. Adicionalmente, o estágio efetuado permitiu um contacto inicial com a indústria, sendo assim possível observar a clara distinção entre o ambiente de formação académica e o ambiente profissional.
- O papel do terapeuta da fala na intervenção em adultos com disfunção temporomandibular: revisão sistemáticaPublication . Rodrigues, Sara; Rodrigues, Inês TelloIntrodução: A disfunção temporomandibular (DTM) é considerada a segunda patologia musculoesquelética mais comum. O avançar da idade, a gravidade e a associação a outras condições aumentam o impacto da DTM pelo que se torna premente o desenvolvimento de medidas para diminuir o comprometimento nas funções estomatogmáticas. Objetivo: Rever, de forma sistemática a ação do terapeuta da fala em adultos com DTM. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa, entre os dias 3 e 13 de fevereiro de 2022, de forma independente, por dois investigadores, de artigos nas seguintes bases de dados: PubMed, ScienceDirect, Scielo, EBSCO e índex de revistas médicas portuguesas. Os artigos recolhidos foram introduzidos no software Rayyan para eliminação de duplicados e leitura do abstract. A posterior seleção dos artigos da amostra foi obtida considerando os critérios de inclusão e exclusão. Por fim foi realizada análise de evidência dos artigos incluídos na revisão através do instrumento Quality Assessment Tool for Quantitative Studies. Resultados: Extrairam-se para leitura integral 63 artigos da pesquisa on-line e 36 da pesquisa das referências dos artigos pré-selecionados. O índice de concordância entre os avaliadores foi de 0,95 (concordância excelente). Os dados obtidos sugerem que o terapeuta da fala deve recorrer previamente ao laser e/ou eletroestimulação, para efeito de analgesia. Adicionalmente, é descrito que poderá recorrer à terapia miofuncional (TMO) para a reabilitação da musculatura orofacial e, consequentemente, das funções do sistema estomatognático. No total, foram incluídos na amostra dez artigos, a maioria deles com uma evidência de nível “fraco”. Conclusão: O papel do terapeuta da fala nas DTM começa a ser descrito e valorizado. Contudo, a sua eficácia não está ainda descrita na literatura. Aconselha-se em estudos futuros a: (i) tradução e validação para a população portuguesa de instrumentos de avaliação para a DTM; (ii) investigação da eficiência do terapeuta da fala na intervenção de adultos com DTM, para que seja possível a demonstração da sua importância, pertinência e ação; e (iii) apresentação de um protocolo ou guidelines para a intervenção na DTM, a ser aplicado por terapeutas da fala, detalhado, mensurado e com as abordagens mais eficazes.
- ProMO: construção e contributo para a validação de um programa de intervenção oromotoraPublication . Riço, Cristiane; Ramalho, Ana MargaridaA estabilização do modo ventilatório é fundamental para o desenvolvimento harmonioso do sistema estomatognático e das funções que lhe estão associadas. Nas últimas décadas, tem-se verificado um aumento considerável de estudos nesta área, pelos diversos profissionais que nela desenvolvem funções. Contudo, não são conhecidos programas estruturados que se centrem exclusivamente na estabilização do modo ventilatório. Objetivos: i) desenvolver um programa de intervenção oromotora, o ProMO, centrado na adequação da postura em repouso; ii) contribuir para a validação do ProMO. Métodos: O estudo incluiu as seguintes fases de desenvolvimento: i) revisão teórica sobre o constructo subjacente à área de intervenção (alteração do modo ventilatório); ii) construção do programa de intervenção oromotora; iii) consulta de painel de peritos, constituído por especialistas na área da motricidade orofacial e/ou na construção de instrumentos de intervenção. Resultados: Após a conceção do programa, finalizou-se a versão 1 do ProMO, que incluiu 3 objetivos gerais e 157 objetivos específicos, organizados hierarquicamente, associados a várias atividades, estratégias e propostas de materiais a utilizar em seis sessões. Os peritos pronunciaram-se sobre o conteúdo, a forma e a organização do programa, tendo os resultados obtidos sido muito satisfatórios. O índice de validade de conteúdo obtido foi de 0,99. Conclusões: O ProMO é um programa dotado de validade de conteúdo, com aplicabilidade clínica. As próximas etapas no processo de validação serão a realização de um estudo de aceitabilidade e, posteriormente, a realização de um estudo clínico experimental, com avaliação pré e pós aplicação do ProMO.
- Relação entre a mastigação e a motricidade orofacial em crianças de 4 anosPublication . Pinheiro, Joana; Guimarães, IsabelIntrodução: A função mastigatória é um processo que requer experiência e coordenação neuromuscular, tendo sido associado um melhor desempenho mastigatório com maior força da musculatura perioral. Objetivos: O objetivo primário do presente estudo, em crianças de 4 anos, é verificar se existe relação entre a mastigação e a motricidade orofacial (morfologia e mobilidade orofacial). Como objetivos secundários pretende-se determinar a relação entre a mastigação e as variáveis demográficas e clínicas. Métodos: Estudo com desenho descritivo correlacional de metodologia transversal. Foi analisada a relação entre os resultados da versão portuguesa do Mastication Observation and Evaluation (MOE), Protocolo de Avaliação OroFacial – versão 2 (PAOF-2) e dados clínicos relativos a alterações e hábitos orofaciais. O nível de significância foi fixado em (α) ≤ 0.05. Resultados: Foram analisadas 39 crianças com desenvolvimento normal de 4 anos de idade maioritariamente do sexo masculino. Identificou-se correlação significativa positiva razoável entre a postura de repouso lingual e os resultados totais do MOE. Verificou-se correlação significativa positiva moderada entre os resultados totais do MOE e a diadococinésia oral (DDKo), sendo que a repetição das sílabas isoladas [pa], [ta] e [ka] apresentou uma correlação razoável com os resultados totais do MOE. Não se verificamdiferenças estatisticamente significativas entre a mastigação e as variáveis demográficas. Observou-se correlação significativa positiva moderada entre o resultado médio do MOE e crianças que frequentassem ou tivessem frequentado sessões de terapia da fala (TF), verificando-se diferença estatisticamente significativa tanto no total do MOE como nos itens de movimento de sucção e movimento da mandíbula. Identificou-se correlação moderada negativa significativa entre o uso de biberão por crianças seguidas em TF e o desempenho mastigatório. Observou-se também correlação negativa razoável significativa entre o uso de chupeta por crianças não seguidas em TF e o desempenho mastigatório. Conclusão: Em crianças com desenvolvimento normal verificou-se existir relação entre a mastigação e o desempenho oromotor. As variáveis, seguimento em terapia da fala, uso de chupeta e de biberão, também se relacionaram com a mastigação no presente estudo.
- Adaptações de Fábulas de Esopo: relação entre texto e Ilustração no contexto webPublication . Cerqueira, Beatriz; Miranda, MartaO presente projeto, inserido na proposta de Mestrado em Design de Comunicação da ESAD-Matosinhos, tem como objetivo o estudo da relação entre texto e imagem na narrativa ilustrada e interativa. Neste sentido, serão analisadas algumas fábulas e as suas respetivas adaptações com o intuito de investigar a ilustração como uma linguagem que conta histórias. A evolução dos meios digitais e suportes de comunicação implicaram um inevitável desenvolvimento das técnicas de ilustração, as quais pretendemos analisar no âmbito do Design de Comunicação e Web. Propõe-se, uma investigação teórico–prática, que reflete uma pesquisa sobre a ilustração aplicada em narrativas, com o objetivo de as adaptar aos meios digitais, usufruindo da potencialidade das suas ferramentas e suportes para a construção de um protótipo de site interativo, destinado ao público infanto juvenil. Os grandes criadores de fábulas, dos quais Esopo se destaca, conceberam um mundo de histórias repleto de signos e símbolos que transmitem padrões impostos pela sociedade. Nestas histórias, as condutas humanas traduzem genericamente a fragilidade sobre o poder e a astúcia dos mais soberbos, bem como o abuso de poder, sendo este o tema que se pretende explorar no presente projeto. Assim sendo, há necessidade de esclarecer alguns princípios de um tema do senso comum e da realidade humana visando convidar o utilizador, através de ilustrações interativas e algumas técnicas de animação, a ser um participante ativo na narrativa.
- Formas de representação em design de interiores e arquiteturaPublication . Pereira, João; Duque, AnaO presente trabalho reporta sobre os projetos de design de interiores realizados em contexto de estágio curricular, cujo tema global incidiu sobre as formas de representação e comunicação no projeto de interiores e de arquitetura, isto é, as linguagens que permitem a comunicação e compreensão do projeto, abarcando a questão do desenho, da cor, da luz e da textura.