Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- ASAS: Representação gráfica de logótipos aladosPublication . Ana Sofia Brás GonçalvesEste projeto destina-se ao estudo de logótipos que contenham o elemento visual asas, um elemento comum a diferentes logótipos por todo o mundo. É nosso intuito explorar o uso desse elemento nos seus contextos histórico e sociocultural. Procuraremos conhecer a sua ligação conotativa e denotativa no seu ponto de chegada, aos olhos do observador. Procedeu-se para tal à decomposição de duzentos e noventa e um logótipos, procedendo-se depois à sua categorização nas áreas, sectores de atividade, símbolo, cor, forma, tipografia e área geográfica. Esta categorização permitiu-nos estabelecer conexões visuais e ideológicas. O projeto adota como metodologia de investigação e categorização da informação, a leitura crítica da literatura semiótica e a realização de inquéritos a uma amostra e, consequentemente a análise dos dados das respostas aos inquéritos. Por fim, analisados os resultados, na criação um website para partilhar visualmente a informação reunida. O utilizador curioso, acedendo ao website, pode conhecer e beneficiar dos diferentes estudos já indicados, explorando os diferentes dados reunidos sobre os logótipos.
- Sistemas de Incentivos Públicos à Modernização Empresarial. Uma Análise do Impacto no Estímulo de Factores de Competetividade nas PME'sPublication . da Soledade Vilas-Boas Lucena, Joana Isabel; Dias, ÁlvaroAs medidas integradas no QCA III, definidas para o período 2000-2006, de apoio às PME’s procuraram ir ao encontro do conceito de que as PME’s detinham cada vez mais importância no aumento do referencial competitivo das empresas portuguesas e, em geral, para o desenvolvimento económico e social do país, dada a propensão para a inovação e da sua contribuição para a criação de emprego. O Programa Operacional de Economia (POE), integrado no QCA III, definiu como prioridades de ação os fatores de competitividade da empresa, através da promoção e viabilização do reforço das várias competências dos processos tecnológicos das empresas, promover áreas estratégicas para o desenvolvimento e melhorar a envolvente empresarial. No entanto, as alterações ocorridas na dinâmica macroeconómica internacional no decorrer da implementação do programa motivaram a que a Autoridade de Gestão desse resposta materializando a transição do POE para o PRIME - Programa de Incentivos à Modernização da Economia – o qual foi gerado para estimular a produtividade e competitividade das empresas. O foco da presente investigação consistiu em aferir qual o impacto que os sistemas de incentivo atribuídos no âmbito do PRIME, materializados através do instrumento de apoio SIME A, integrado no Eixo 1 – Dinamização das Empresas, Medida 1 – Estimular a Modernização Empresarial tiveram no estímulo dos principais fatores de competitividade, tais como a criação de emprego, aumento da produtividade e aumento da eficiência produtiva, ao nível das PME’s. Da análise decorre que, no cômputo geral verifica-se uma relação direta entre o montante de incentivo e os fatores de competitividade em estudo, pese embora se identifique uma fraca capacidade preditiva do modelo.
- O Poder do Branding nas Organizações: A influência do Valor da Marca Aldi na escolha do ConsumidorPublication . de Almeida Sampaio, Mauro António; Dias, ÁlvaroNuma economia global e competitiva, que está sujeita a mudanças nas dinâmicas de mercado e a uma concorrência crescente, o papel das marcas nunca foi tão importante como agora. As marcas servem de mapa orientador para o comportamento da compra. Quando estas são geridas de forma correta, resultam geralmente num valor significativo para os seus detentores. Durante anos, a maior parte dos detentores das marcas apoiouse nas medidas relacionadas com o marketing, tais como o conhecimento e a estima. Hoje em dia são utilizadas técnicas mais inovadoras e com orientação financeira para valorizarem as marcas que representam. Estas novas técnicas resultam de uma conjugação entre os modelos tradicionais de avaliação do negocio e as ferramentas económicas que analisam o desempenho das marcas ao nível da quantificação monetária, benchmarketing (busca de melhores praticas), avaliação competitiva e analises de rendibilidade dos investimentos permitindo assim, fazer uma avaliação das suas marcas com maior rigor e estabelecer critérios para coordenar o seu desenvolvimento futuro. O presente estudo baseia-se na importância das práticas e estratégias de branding nas organizações, pretendendo assim compreender qual o impacto que estas têm no consumidor de modo a que este crie uma forte ligação à marca ficando quase dependente da mesma. Este estudo tem como principal objetivo saber qual a influencia do valor da marca Aldi na escolha do consumidor.
- Consequências dos Resultados de Liderança. Uma Análise do Stress Organizacional como ModeradorPublication . Gonçalves Fernandes, Márcia Filipa; Dias, ÁlvaroDada a conjuntura atual, cada vez mais instável e competitiva, o papel da Liderança é crucial no seio organizacional e tem vindo a assumir um papel crescente nas organizações, assim como no bem-estar e saúde, no comprometimento, na motivação e no comportamento dos indivíduos. As emoções, fazem parte do comportamento dos indivíduos, e são utilizadas em todas as vertentes da vida dos mesmos. No contexto organizacional não é exceção, e estas, devem ser estimuladas a serem utilizadas de modo proveitoso para os indivíduos. Também o nível de comprometimento organizacional tem vindo a assumir um maior destaque, uma das principais preocupações das organizações é saber como suscitar o aumento da envolvência do colaborador com a organização. No que diz respeito aos comportamentos de cidadania, é evidente a necessidade que as organizações têm de possuir elementos disponíveis, cooperativos e capazes de adotar comportamentos que promovam bons resultados no trabalho. O tema do stress entra nesta conjuntura como um tema que ocorre frequentemente, que se pode manifestar de diversas formas, e que poderá ter influência a várias dimensões. Neste contexto, a forma como o líder dirige a organização e os resultados do modo como a lidera correlacionam-se diretamente com diversas variáveis. A presente investigação objetivou analisar as relações existentes, o impacto e respetivas implicações organizacionais dos resultados de liderança relativamente às variáveis comprometimento organizacional, cidadania organizacional, bem como inteligência emocional nos subordinados. Pretende-se ainda analisar se o stress organizacional representa um moderador significativo, e apurar de que forma é que interfere nessas mesmas relações. Os dados da presente dissertação foram obtidos através da aplicação de um questionário a um universo de cerca de 100 colaboradores de vários setores de atividade, de diferentes grupos profissionais e de diversas organizações. Os resultados obtidos evidenciaram que o stress é de facto moderador destas relações, uma vez que quando é elevado não permite a existência de correlação entre as variáveis, mas quando se verifica o contrário, os resultados de liderança têm influência nas mesmas, revelando a importância da promoção de um clima organizacional estável.
- Estratégia de Internacionalização nas PME's - Factor Condicionante da Internacionalização: Um Modelo de Efeito Moderador do país de Origem no espaço da CPLPPublication . dos Santos, Miguel José; Dias, ÁlvaroActualmente a economia internacional tem apresentado sinais de instabilidade, principalmente nos negócios internacionais. A crise de 2008, que resultou do suprime norte – americano, tem afectado as relações comerciais em todo o globo, originando graves problemas de desenvolvimento socioeconómicos, com maior destaque para os países emergentes. Recentemente estas economias têm sofrido um revés no seu progresso devido a queda abrupta do preço do petróleo, originando graves problemas económicos. Os países ocidentais que mergulharam numa crise profunda têm, principalmente na UE, implementando estratégias de combate à crise nas mais variadas formais. As empresas nacionais de cada nação têm sentido bastantes dificuldades de sustentabilidade e crescimento, tal como de competitividade nos mercados onde estão inseridos. A existência de um leque variado de estratégias anticrise tem permitido às empresas, com destaque para as PME’S, criarem condições para o crescimento económico. Uma das estratégias muito utilizadas para o sucesso empresarial pós-crise tem sido a internacionalização empresarial. A internacionalização poderá ser considerada como uma boa solução para as empresas poderem crescer com a conquista de novos mercados, mercados esses que poderão muitas vezes estar localizados em regiões remotas de difícil acesso. As empresas utilizam cada vez mais a estratégia da internacionalização para obter a captação de mercados que estejam fora do seu circuito natural, e assim possam aceder ao desenvolvimento e crescimento. A internacionalização molda-se em várias formas e princípios de actuação, sendo os mais utilizados, as exportações, as Jointventures, as parcerias, as sociedades e as delegações. Neste estudo, sobre as possibilidades de uma entidade empresarial possa ser fixada num outro país, será focado como directriz de desenvolvimento os factores condicionantes da internacionalização no país de origem. Neste sentido, a temática de estudo a desenvolver será centrada em estratégias de avaliação e critérios relacionados com o sucesso empresarial. A motivação externa, o OLI (Ownership, Location e Internalization) e o Linkage, Leverage e Learning, fazem parte das variáveis independentes desta pesquisa. Estas três variáveis independentes servirão de base metodológica e empírica para uma abordagem categorizada baseada em pilares organizacionais de cada país, facilitando em todos os aspectos no processo e sucesso da internacionalização empresarial.