Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-15"
Now showing 1 - 10 of 51
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do Web Summit para a projeção da imagem e atratividade de Portugal nos media internacionaisPublication . Gomes, Marta Coelho Mira; Conceição, Cristina Maria Palma daO presente estudo analisa a imagem de Portugal projetada internacionalmente pelos media que referem o Web Summit. A imagem de um destino reflete a complexidade dos contextos e relações que dele fazem parte, sobretudo quando considerado à escala de um país. Apesar de ser um conceito tendencialmente associado ao turismo, cada vez mais são reconhecidos os benefícios que as sinergias entre setores representam na projeção da atratividade geral, num contexto de competitividade internacional pela atração de turistas, investidores e residentes qualificados. Sendo os media um dos agentes com maior credibilidade e alcance global, o media framing de um país constitui um dos principais veículos para a projeção da sua imagem e atratividade. Neste contexto, dado tratar-se de uma das maiores conferências na área da tecnologia e empreendedorismo, com forte capacidade de captar a atenção dos media internacionais, o Web Summit revelou-se o exemplo perfeito das potencialidades que um evento deste tipo pode representar na criação de um ecossistema atrativo e, sobretudo, na projeção de um destino na sua íntegra. Os conteúdos dos artigos dos media com referência simultânea ao evento e a Portugal/Lisboa, não só cobriram várias temáticas gerais para além das mais óbvias, como principalmente revelaram ter um importante contributo para o buzz internacional do país, tanto em vertentes capazes de estimular a atratividade turística, como noutras mais relacionadas com a atratividade ao investimento e empreendedorismo, contribuindo, assim, para o reforço da imagem de Portugal como um destino atrativo para visitar, investir, viver e estudar, e estando em conformidade com as políticas públicas portuguesas para os setores do turismo e empreendorismo.
- A oferta em Tenerife em termos da acessibilidade na hotelaria e território envolvente - Arquitectura e Design Universal SustentáveisPublication . Araújo, Cristiano Joaquim Revez Thedim Borges de; Boavida-Portugal, Luís Manuel GomesNos dias de hoje, as acessibilidades de uma unidade hoteleira constituem um factor determinante na escolha deste, por parte dos clientes. Por sua vez, o território envolvente deve estar em congruência com a respectiva oferta turística, de modo a gerar equilíbrio e dinâmica entre estes. Cada vez mais, os clientes defendem a Sustentabilidade e apoiam as medidas referentes ao tema. Discutindo a temática de Acessibilidade e a sua relação com Hotelaria, é possível afirmar que existe um mercado pouco explorado, considerado um nicho de mercado. A procura nesta área necessita de uma melhor capacidade de resposta por parte da oferta. Deste modo, será relevante conhecer as opiniões dos clientes, recursos humanos e operadores, que gerem uma mais-valia e que façam crescer o turismo acessível. Através de questionários e entrevistas procuro conhecer a realidade desta temática, com vista em facilitar a implementação de novas soluções na unidade hoteleira. Em conclusão, há pouco conhecimento acerca da matéria e que há espaço para realizar acções de sensibilização, com vista num futuro acessível. No decorrer do estágio realizado no Hotel Playa Real, como Recepcionista, de Abril a Junho de 2018, foram desempenhadas outras funções como Relações Públicas, Designer, DJ, Ajudante de bar. No início do estágio foram identificadas as acessibilidades dentro do hotel e no território envolvente. A verificação da falta de medidas que permitissem englobar a hotelaria acessível. No decorrer do estágio foram implementadas pequenas melhorias, com vista a longo prazo, crescerem em número e qualidade.
- Plano de Marketing para o Health Club Lar de Santa TeresaPublication . Magalhães, Ricardo Miguel Corucho PintoEste trabalho de projeto tem como finalidade elaborar um plano de marketing sobre o Health Club Lar de Santa Teresa. Nos últimos anos, este estabelecimento fitness tem vindo gradualmente a perder clientes, acarretando um prejuízo de capital considerável. Posto isto, a escolha da realização de um plano de marketing tem como objetivo, identificar as causas deste mesmo problema, visando a definição de estratégias com vista a otimizar a gestão financeira da empresa. Este estudo permitiu concluir que, a empresa Health Club Lar de Santa Teresa se encontra em fase de declínio, sendo o fator preponderante para a perda do clientedegradação das suas instalações físicas. Para além disto, a elaboração da fase estratégica do plano de marketing fez perceber que, apostar na faixa etária correspondente à meia e terceira idade, iria claramente ser uma aposta diferenciadora da concorrência, tornando a empresa economicamente sustentável e lucrativa. Palavras-chave:
- Long-term adherence to cognitive and motor exercise program for people with Parkinson disease : preliminary resultsPublication . Domingos, Josefa; Godinho, Catarina; Melo, Filipe
- Satisfaction and perceived usefulness of a boxing group exercise class at the Parkinson Patient AssociationPublication . Godinho, Catarina; Domingos, Josefa; Melo, Filipe
- A inclusão de alunos com paralisia cerebral. respostas educativas na escola: um estudo de casos múltiplosPublication . Knop, Ingrid Moreira; Panaças, LuísaEste trabalho pretende estudar a opinião das famílias, dos docentes titulares de turma, diretor de turma, um aluno e professores de Educação Especial face ao processo de inclusão de alunos com Paralisia Cerebral (PC) em escolas de Ensino Básico de Portugal, na região do Alentejo. Quando existem alunos com PC na sala de aula, não basta saber apenas o seu défice, a sua relação familiar, o seu percurso educativo, é também de extrema importância saber o que o docente vai fazer, juntamente com a escola, para promover o sucesso destes alunos. A questão de partida foi: “De que forma a inclusão dos alunos com paralisia cerebral se está a desenvolver nas escolas de ensino regular e quais as respostas educativas que são desenvolvidas pela escola? Para responder a esta questão traçámos os seguintes objetivos: verificar como se processa a inclusão dos alunos com Paralisia Cerebral nas escolas regulares; verificar os métodos educativos utilizados e a sua eficácia para o desenvolvimento da criança com PC; compreender as dificuldades sentidas pela família e pelo aluno no processo de inclusão. Para o estudo de casos múltiplos utilizámos o método qualitativo, com o uso de inquérito por entrevista. A população foi constituída por pais, professores e um aluno com PC. Os resultados demonstram que Portugal tem muito que caminhar para alcançar a inclusão, não adianta mudar apenas as leis se a prática não mudar. Faltam recursos humanos, práticas educativas mais inclusivas, uma rede de apoios aos alunos mais efetiva, formação de todos os professores acerca da Inclusão, para que os mesmos estejam preparados para receber e trabalhar de forma efetiva com os alunos Especiais.
- Design como processo. Prática projetual no contexto do Atelier d´AlvesPublication . Lima, Cátia; Lemos, JoãoO presente estágio integrado no plano de estudos do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos visa acompanhar e desenvolver a prática projetual em estúdio de design e tem por foco os processos de design adotados em contexto profissional, considerando as fases fundamentais de um projeto - do briefing à conceção da ideia, até à produção - como momentos determinantes do objeto gráfico. Este documento apresenta-se como a memória descritiva da experiência de quatro meses no Atelier d'Alves, Porto, onde se relata o processo de desenvolvimento projetual e se reflete sobre as especificidades da atividade, bem como, se analisam os lugares da autoria nos projetos de design e a autonomia do designer enquanto autor e criador na contemporaneidade. Cumulativamente serão apresentados projetos nos núcleos criativos do Design Gráfico, Design Editorial, Cartaz, Identidade Corporativa e Environmental Graphic Design.
- Another collective by another. A dicotomia entre o espaço do mercado e o estúdio no mercadoPublication . Moreira, JoanaA realização do presente relatório, inserido no plano de Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos, tem por base a descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio no estúdio Another Collective (www.anothercollective.pt), e o projeto editorial que aborda a relação que existe entre o que se vive e o que se sente nesta partilha vivencial do espaço do Mercado. O estágio integrado neste estúdio permitiu implementar conteúdos e conhecimentos teóricas e teórico-práticos a situações de projeto em contexto empresarial/real nas áreas do design gráfico, design editorial, web design, identidade visual e branding, proporcionando a possibilidade de adquirir experiência profissional, organizacional e a aquisição de competências criativas, analíticas e comunicacionais.
- DESENVOLVIMENTO DE FLICTENAS EM INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A CIRURGIAS ORTOPÉDICAS NA ANCA: UM ESTUDO TRANSVERSAL SOBRE FATORES ASSOCIADOSPublication . Quitério, Carlos; Mostardinha, António Ramalho; Sousa, Diana; Vilas Boas, Carla; Lopes, TeresaIntrodução: Uma das complicações mais frequentes na cicatrização de feridas cirúrgicas do foro ortopédico é o desenvolvimento de flictenas, com uma incidência entre 13-35%. As flictenas poderão interferir na reabilitação do doente, com consequente atraso na alta hospitalar, aumentando os custos associados aos cuidados de saúde. Objetivo: Identificar os fatores relacionados com o desenvolvimento de flictenas peri-ferida cirúrgica em indivíduos submetidos a cirurgia da anca. Metodologias: Estudo transversal e analítico. A população de estudo foi constituída por indivíduos internados no serviço de Ortopedia de um hospital distrital, submetidos a cirurgia da anca. A amostra por conveniência foi composta por 98 indivíduos com uma idade média de 71,1±10,6 anos e maioritariamente do sexo feminino (53,1%). Resultados: Observou-se a proporção de flictenas de 45,9%. Observaram-se correlações significativas entre apresentar flictenas com a presença de maceração da pele, a presença de edema, e com a obesidade. Conclusão: O desenvolvimento de flictenas em indivíduos submetidos a cirurgia da anca poderá estar associado à presença de maceração, de edema e de obesidade. Futuros trabalhos poderão focar-se no estudo de fatores intrínsecos, ambientais e relativos a intervenções de enfermagem [e.g. tipo de penso], com recurso a outros tipos de estudo (e.g. caso-controlo) por forma a avaliar a presença de efeitos de mediação e/ou moderação de diferentes variáveis confundidoras.
- Prevalência de infeções bacterianas em úlceras de pressão na comunidade: estudo retrospetivo de 3 anos no Laboratório AvelabPublication . Ribeiro, Filipa Alexandra Martins; Costa, Elisabeth; Osório, Nádia; Alves, ArturAs Úlceras de Pressão são uma das principais causas de internamento prolongado, traduzindo um aumento dos custos associados aos cuidados de saúde. Estas representam uma elevada taxa de situações de saúde crónicas, na qual a qualidade de vida dos utentes e respetivos cuidadores é comprometida. Apresentam maior propensão à ocorrência de infeções bacterianas, retardando o processo de cicatrização, e em situações mais extremas, podem conduzir à morte do utente. Objetivo: Identificar as principais espécies bacterianas presentes em úlceras de pressão e relacionar a sua prevalência com o género e idade dos indivíduos. Material e Métodos: Foi feito um estudo retrospetivo, reportando dados recolhidos do Laboratório Avelab entre Janeiro 2016 a Dezembro 2018, que incluiu 135 indivíduos com infeção bacteriana em úlcera de pressão. Foram realizados exames bacteriológicos de exsudados de úlceras de pressão com avaliação microscópica do esfregaço (coloração de Gram) e respetivo exame cultural. Resultados: Das 135 amostras analisadas 44 foram negativas e 91 positivas. Das amostras positivas verificou-se uma maior prevalência de úlceras de pressão no género feminino (58,2%) do que no género masculino (41,76%). A média de idades no género feminino foi de 77 anos e no género masculino foi 74. Tendo em vista os microrganismos identificados como responsáveis da infeção, a maioria são do género Staphylococcus (32%), seguindo-se o género Pseudomonas (20%) e o género Proteus (19%). Conclusão: Verificou-se uma maior distribuição de úlceras de pressão no género feminino, ocorrendo maioritariamente em pessoas idosas. As espécies bacterianas mais prevalentes corresponderam a S. aureus, P. aeruginosa e P. mirabilllis.
