Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-15"
Now showing 1 - 10 of 51
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho Livre nº 18 - Risco Nutricional no Doente com FeridasPublication . Talhas, RitaA cicatrização depende de factores intrínsecos e extrínsecos, sendo o seu processo uma cascata de processos fisiológicos, celulares e moleculares, onde os nutrientes desempenham um papel fundamental na recuperação tecidular, razão pela qual a Nutrição desempenha um papel crucial, na gestão da prevenção e no tratamento das feridas. Os diversos estados nutricionais, como por exemplo a obesidade, a malnutrição ou as carências nutricionais específicas têm efeitos diferenciadores no processo de cicatrização de feridas. Malnutrição é um estado nutricional em que existe uma deficiência, excesso ou desequilíbrio de energia, proteínas e outros macro e micronutrientes que causam efeitos adversos mensuráveis tanto na composição como na função dos tecidos e órgãos do corpo tendo forte influência no prognóstico clínico do doente.
- Trabalho livre nº 15 - Diagnóstico Diferencial de Úlceras por Pressão vs Lesões por Humidade: uma revisão da literaturaPublication . Rodrigues, Andreia Manuela Pereira; Peixoto, Ana Margarida; Gonçalves, Susana MartinsDistinguir úlceras por pressão (UPP) de lesões por humidade (LH) pode ser um desafio. A classificação de UPP é usada não apenas para avaliar a gravidade da úlcera, mas também para ajudar os profissionais a diferenciar entre estas e as LH. Como os dois tipos de danos na pele apresentam etiologias distintas e implicam uma gestão diferenciada, é vital que os profissionais detenham uma capacidade diagnóstica elevada que lhes permita realizar uma avaliação em conformidade. A acurácia do diagnóstico é, portanto, um precursor para a prevenção e uma gestão eficaz destas feridas.
- Trabalho Livre nº 21 - Estudo do Efeito da Aplicação de um Creme Hidratante Suplementado com Ureia no Tratamento da Região Plantar do Pé Hiperqueratinizada em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo IIPublication . Monterroso, Ligia; Gonçalves, Daniela; Silva, João; Silva, Glória; Rodrigues, LilianaA hiperqueratose resulta da sobreprodução de queratina por ação de queratinócitos, migrando posteriormente através dos tecidos para a face externa da epiderme cutânea, onde é acumulada. A hiperqueratose ocorre frequentemente em pessoas com Diabetes Mellitus e a sua causa está relacionada com um conjunto de anomalias metabólicas, vasculares e neuropáticas que afetam a homeostasia cutânea. As regiões mais propensas são as mãos, os pés, os cotovelos e os joelhos, e as manifestações clínicas associadas a esta doença incluem a presença de pele seca, áspera, fissuras, erupções e lesões cutâneas.
- Trabalho Livre nº 2 - Avaliação de Eficácia de um Protocolo de Uso de Produtos com Polihexanida (PHMB 0,2%) em Portadores de Epidermólise BolhosaPublication . Andreoli, Vera Lucia; Melo, Tania Alves deA Epidermólise Bolhosa (EB) é definida como um grupo de desordens da pele caracterizado pela formação de bolhas após trauma mínimo, ou calor, ou a nenhuma causa aparente, podendo manifestar-se ao nascimento ou durante os primeiros anos de vida. Elas podem ser classificadas em Epidermólise Bolhosa simples (EBS), Juncional (EBJ) e distrófica (EBD). Em relação aos tratamentos disponíveis atualmente para as EBs, em geral são apenas paliativos pois não há drogas nem terapias que curam ou mesmo controlam a formação de bolhas de forma definitiva. Em relação à limpeza, existe atualmente no mercado, terapias tópicas eficazes que auxiliam a manutenção das condições ideais de higiene para os portadores de EB.
- Trabalho Livre nº 3 - Desenvolvimento de Flictenas em Indivíduos Submetidos a Cirurgias Ortopédicas na Anca: um estudo transversal sobre fatores associadosPublication . Quitério, Carlos; Mostardinha, António Ramalho; Sousa, Diana; Vilas Boas, Carla; Lopes, TeresaAs complicações mais frequentes na cicatrização de feridas cirúrgicas do foro ortopédico são a infeção e o desenvolvimento de flictenas, esta última com uma incidência entre 13-35%, dependendo do material de penso utilizado. As flictenas, sendo uma inflamação na epiderme, poderão representar fatores à ocorrência de infeção do ferida cirúrgica. Ainda, a presença de flictenas interfere na reabilitação do doente, com consequente atraso na alta hospitalar, aumentando os custos associados aos cuidados de saúde.
- Trabalho Livre nº 38 - Evidência(s) no Tratamento de Uma Úlcera Venosa: aplicação de penso impregnado com derivado hidrofóbico de ácidos gordos, de apósito superabsorvente e de terapia compressiva com ligaduras de curta traçãoPublication . Rodrigues, Luís Miguel; Cravo, Fatima; Ventura, Cristina; Lopes, Sandra; Flórido, TiagoO tratamento de feridas complexas desde sempre constituiu um desafio para a Enfermagem. No caso das úlceras venosas, o desafio clínico inicial fica agravado pela diminuição do afluxo sanguíneo que, além de elevar o risco de infeção, compromete o processo fisiológico da cicatrização a vários níveis, nomeadamente a ação imunitária da fase inflamatória da cicatrização.
- Trabalho Livre nº 20 - A Gestão do Biofilme para o Sucesso CicatricialPublication . Rodrigues, Elisabete Gonçalves; Barros, Rafaela Camacho deA ferida complexa é um grave problema de saúde pública, tendo repercussões pessoais, sociais e custos socioeconómicos elevados, visto que são feridas que não cicatrizam no tempo e sequência esperados.
- Trabalho Livre nº 23 - Calcinose Cutânea: um desafio na sala de tratamentosPublication . Melo, Ana Margarida; Bravo, Ana Maria da Graça; Felicio, Micaela Alexandra A.A calcinose Cutânea Idiopática caracteriza-se pela deposição de sais de cálcio insolúveis na pele e tecido subcutâneo e pela presença de nódulos duros variáveis em tamanho, sem que se atribua causa a qualquer alteração metabólica ou tecidual, podendo levar à ulceração da pele. A indicação operatória surge na presença de dor intensa, infeções recorrentes das calcificações, úlceras exsudativas, alterações funcionais ou estéticas graves ou pressão nos nervos.
- Trabalho Livre nº 28 - Ferida Complexa no Doente Oncológico: do conhecer ao agirPublication . Rocha, Ana Maria NevesQuando a cicatrização decorre no seu processo normal, em que as fases de inflamação, proliferação e maturação surgem na cadência esperada, verificamos aproximação dos bordos epiteliais e, a seu tempo, a epitelização. No doente oncológico, este processo de cicatrização regular acontece em 80% das situações mas, pode ser comprometido por um conjunto de fatores, incorrendo por vezes em ferida complexa. O termo ferida complexa identifica as feridas crónicas e algumas agudas, que desafiam equipas médicas e de enfermagem por serem de difícil cicatrização usando os tratamentos convencionais, permanecendo estagnadas em qualquer fase do processo de cicatrização, por um período superior 6 semanas ou mais. Por isso devem ser tratadas de forma especializada, por equipe multidisciplinar.
- Trabalho Livre nº 36 - Terapia por Pressão Negativa: uma nova abordagem no tratamento de feridasPublication . Teixeira, Rita Ribeiro; Duarte, Francisca de Oliveira; Sousa, Ana Filipa Domingues de; Carvalho, Dulce Helena deAtualmente, a presença de feridas apresenta elevada prevalência a nível mundial, sendo responsáveis por internamentos prolongados associados ao aumento dos custos na saúde e consequente diminuição da qualidade de vida. A infeção da ferida cirúrgica em contexto oncológico é uma complicação pós-cirúrgica frequente e, por isso, torna-se pertinente explorar novas estratégias de tratamento. O recurso à utilização da terapia por pressão negativa (TPN) constitui-se uma das ferramentas adjuvantes na cicatrização precoce de feridas não malignas.