Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.27 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto destina-se ao estudo de logótipos que contenham o elemento visual asas, um elemento comum a diferentes logótipos por todo o mundo. É nosso intuito explorar o uso desse elemento nos seus contextos histórico e sociocultural. Procuraremos conhecer a sua ligação conotativa e denotativa no seu ponto
de chegada, aos olhos do observador. Procedeu-se para tal à decomposição de duzentos e noventa e um logótipos, procedendo-se depois à sua categorização nas áreas, sectores de atividade, símbolo, cor, forma, tipografia e área geográfica. Esta categorização permitiu-nos estabelecer conexões visuais e ideológicas.
O projeto adota como metodologia de investigação e categorização da informação, a leitura crítica da literatura semiótica e a realização de inquéritos a uma amostra e, consequentemente a análise dos dados
das respostas aos inquéritos. Por fim, analisados os resultados, na criação um website para partilhar visualmente a informação reunida. O utilizador curioso, acedendo ao website, pode conhecer
e beneficiar dos diferentes estudos já indicados, explorando os diferentes dados
reunidos sobre os logótipos.
Description
Keywords
Asas Significado Website Logótipo Análise visual Mapeamento Categorização Marcas