Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-30"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A Gestualidade do Professor: A expansão e o recolhimento da gestualidade como elementos que suscitam alterações na realização musical dos alunos da disciplina de classe de conjuntoPublication . Miguel Bovião Monteiro, José; Mateus, MárioO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, com especialidade em Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a complementou tiveram como tema central a gestualidade do professor da disciplina de Classe de Conjunto enquanto regente musical, mais concretamente sobre a gestualidade que faz a aplicação da expansão e do recolhimento que poderão suscitar alterações na realização musical dos alunos da disciplina de Classe de Conjunto (sopros), pertencentes ao 3.º ciclo do ensino básico, do ensino especializado da música. O ambiente de ensino/aprendizagem proporcionado pela disciplina de Classe de Conjunto (sopros) permite aos alunos por em prática e consolidar os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas do ensino especializado da música, bem como, preparálos para a prática musical de conjunto. Contudo, os alunos pertencentes a este nível de ensino, ainda não adquiriram noções sólidas relativas ao fraseamento musical e principalmente sobre os aspectos qualitativos que compõem a gestualidade da regência musical do professor da disciplina de Classe de Conjunto, bem como, da sua adequação ao texto musical em geral e à frase musical em particular. Deste modo, com a escolha desta temática e consequente aplicação deste projecto de intervenção pedagógico, pretende-se aferir, através da análise qualitativa da realização musical destes alunos, da possibilidade de lhes suscitar alterações na sua realização musical através da gestualidade da regência musical do professor, nomeadamente na sua aprendizagem musical e na capacidade de atribuição de um significado simbólico maior do que a mera marcação da pulsação.
- Criança em Idade Escolar e Violência ParentalPublication . Manuel, Ernestina; Azeredo, ZaídaA violência doméstica e sobretudo a violência sobre crianças e idosos tem vindo a aumentar, merecendo a atenção não só de profissionais a trabalhar diretamente com população, mas também de governos e organizações internacionais como a OMS, ONU e UNICEF. O presente trabalho teve como objectivo: avaliar a prevalência de violência parental e tipologias de violência nas crianças em idade escolar, que residem no Município de Talatona, e não frequentam qualquer estabelecimento de ensino. Metodologia: foram inquiridas e observadas 140 crianças de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade que não frequentavam estabelecimentos de ensino. Para o efeito foi por nós elaborado um questionário, que foi submetido ao Índice de Validade de Conteúdo pelos juízes, onde foram eliminadas e reformuladas algumas perguntas. Foram analisadas as variáveis sociodemográficas e operacionalização das variáveis dependentes para aferir os indicadores de violência parental, tendo em conta as dimensões, físicas, psicológicas, negligência, exploração infantil, e violência sexual. Para o tratamento de dados dos dados foi utilizado o programa “Statistical Package for Social Sciences” – SPSS para o Windows, versão 12.0. Resultados: foram inquiridas e observadas 140 crianças com idades compreendidas entre 6 aos 10 anos de idade, sendo a maioria (57,1%) do sexo masculino. Os resultados do estudo evidenciaram que, 26,4 % das crianças sofrem agressão física, 15,0 % apresentam sinais de maus tratos e (5,7 %) hematomas. Em 12,9 % dos casos os pais se agridem na presença dos filhos e em 11,2% os pais proferem palavras obscenas na presença da criança, 26,4 % das crianças sofrem agressões verbais. Nas dimensões negligência e abandono, em 80,0 % dos casos os pais parecem ser assertivos; em 87,1 % dos casos a criança não está autorizada a tomar as suas próprias decisões. A maioria (62,1%) das crianças executa tarefas domésticas, nas quais se inclui entre outras, cuidar de irmãos menores, lavar a louça, transportar água, etc. Verificamos ainda que são tarefas desempenhadas mais pelo sexo feminino (76, 7%), comparando com o sexo masculino (51,3%). No que diz respeito a “brincadeiras sexualizadas”, as raparigas do grupo etário mais velho, estão em maior percentagem com (52,2%), enquanto os rapazes são apenas (38,6 %). Já no grupo etário mais jovem, são os rapazes que afirmam em maior percentagem (33,1%) ter tido “brincadeiras sexualizadas”. Conclusões: A realização da presente pesquisa, confirmou que a violência parental existe no município de Talatona estando provavelmente associada a factores socioculturais, a merecer uma intervenção multidisciplinar e multissectorial.
- Estudo da enxaqueca em idade pediátrica nos cuidados de saúde primários da região Centro de PortugalPublication . Lopes Freitas, Elsa Rafaela; Mina, M.; Madanelo, I.; Silva, B.; Silva, C.; Cebola, J.; Ribeiro, M.; Tomás, L.; FIGUEIREDO, INÊS; Amaral, L.; Paixão, L.; Esperança, A.; Pinto, V.; Rosendo, Inês; Palavra, FilipeIntrodução: A enxaqueca é uma cefaleia primária comum, que pode ter início em idade pediátrica. Não existem dados concretos nos cuidados de saúde primários (CSP) em Portugal. Foi objetivo deste estudo caracterizar uma população pediátrica com diagnóstico de enxaqueca em seguimento nos CSP da região Centro de Portugal, abordando aspetos demográficos, epidemiológicos e clínicos. Métodos: No primeiro trimestre de 2018, a partir de dados retrospetivos colhidos exclusivamente em ambiente de CSP, selecionámos uma amostra de indivíduos em idade pediátrica de 11 unidades de saúde, com diagnóstico de enxaqueca codificado nos problemas ativos do sistema informático. Foram recrutados sequencialmente e entrevistados de acordo com um guião pré-definido, baseado nos critérios da Classificação Internacional de Cefaleias. Realizámos a análise estatística descritiva das variáveis recolhidas. Resultados: Recrutámos 117 indivíduos e, após entrevista, apenas 72 foram incluídos. Estimámos uma prevalência de enxaqueca pediátrica de 0,35% nessas unidades, afetando predominantemente adolescentes do sexo feminino. O intervalo de tempo decorrido entre o início dos sintomas e o diagnóstico teve uma mediana de 1,3 anos (0-3 anos). Confirmámos que faziam terapêutica profilática 22,2% dos casos e terapêutica abortiva de crise 97,2% deles, sendo as classes mais utilizadas os analgésicos simples (65,7%) e anti-inflamatórios não esteróides (50,0%). Apenas uma minoria utilizava triptanos (2,9%). A automedicação foi reportada em 12,5% dos casos. Recorriam à terapêutica não farmacológica 66,7% dos doentes. Discussão: O diagnóstico e prevalência estimada de enxaqueca pediátrica nos CSP ficaram aquém dos valores descritos na literatura. O tratamento implementado nas crises é adequado, mas a utilização de terapêutica não farmacológica e profilática poderão ser otimizadas, nesta população particular. Salvaguarda-se, no entanto, que este foi um estudo preliminar de natureza retrospetiva realizado numa população de uma zona geográfica específica do país, carecendo naturalmente de confirmação posterior.
- Sistema com isolamento galvânico para medição de tensão : estágio na EngingPublication . Santos, Mário Jorge Lopes dos; Lopes, Fernando José Pimentel; Fonseca, Inácio de Sousa Adelino daO presente documento descreve o trabalho efetuado no seguimento da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica ministrado no ISEC. O Estágio decorreu na empresa ENGING, cuja principal atividade é desenvolver soluções para a indústria no âmbito da manutenção preditiva. O objetivo traçado pela empresa, em concordância com os orientadores do ISEC, passou pelo desenvolvimento de dois sistemas, na vertente de hardware, mais concretamente na especificação/ desenvolvimento do PCB (printed circuit board). Os sistemas desenvolvidos no âmbito são: o SMTGI- Sistema de Medição de Tensões Galvanicamente Isolado e o SAD- Sistema de Aquisição de Dados. No caso do SMTGI foi elaborado um estudo teórico, um levantamento dos diversos componentes existentes no mercado e decidiu-se quais os componentes a integrar no PCB, tendo sido este mais tarde fabricado, externamente, e assemblado pelo autor do presente relatório. Para o SAD foram efetuados os mesmos procedimentos exceto o desenho e montagem do PCB. Em ambos os sistemas foram efetuados as devidas validações em ambiente laboratorial dos respetivos PCB. Por forma a realizar a tarefa de validação foi necessário utilizar software desenvolvido por terceiros (por Engenheiros da empresa), embora numa primeira fase o autor tenha desenvolvido algum desse firmware. Estes dois sistemas versam a aquisição de informação remotamente e a sua salvaguarda informática de forma centralizada. Este é um dos muitos desafios que atualmente, com os avanços tecnológicos estamos a enfrentar na introdução da Indústria 4.0 um pouco por todo o mundo. A Indústria 4.0 visa permitir a digitalização total dos processos associados às empresas em consonância com algoritmos inteligentes/autónomos de apoio aos processos empresariais, entre outros aspetos. Estes conceitos permitem uma gestão mais coerente e eficiente dos custos financeiros dos processos e da fabricação em concreto. As maiores despesas das fábricas são as manutenções inesperadas nas máquinas, dado que não produzem o seu produto nesses momentos e necessitam de reparação. A manutenção preditiva (com instrumentação) permite antever o momento adequado da manutenção nos equipamentos, havendo todo um fluxo de informação (no conceito da Indústria 4.0) para os gestores tomarem decisões, reduzindo-se assim os custos.
- Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidorPublication . Pereira, Ruben; Santos, JoãoA dissertação que aqui se apresenta abrange a importância do design gráfico no desenvolvimento de uma marca de cerveja artesanal e conta-nos a sua história. No sector da cerveja, o conceito artesanal floresce como uma nova realidade de consumo nos hábitos dos Portugueses. Esta cerveja é descrita pelos consumidores e apreciadores como uma experiência sensorial genuína de identidade e distinção, que rebenta do arbítrio individual do seu mestre cervejeiro. Apesar de ser uma nova realidade, é possível registar bastantes marcas, prémios internacionais que ilustram a qualidade nacional e eventos distribuídos pelo país onde enaltecem esta cultura. A abordagem ao trabalho iniciou-se com uma contextualização na história do design, acerca da importância do design gráfico no transporte da marca até ao consumidor, procedendo-se a uma análise de 174 rótulos, através da sua desconstrução. Esta visão aprofundada ajuda-nos a identificar e a apresentar os seus elementos gráficos mais representativos e os seus simbolismos.
- Design generativo: experiência sinestésica na música eletrónicaPublication . Magalhães, Miguel; Correia, SérgioA realização do projeto, inserido no plano de Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design — Matosinhos, tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de propostas gráficas generativas, resultantes da relação entre o design gráfico e a música eletrónica. O projeto está separado em duas partes. O resultado final é apresentado num suporte digital, onde é possível observar a criação gráfica resultante da investigação, enquanto que o desenvolvimento teórico e prático é apresentado num suporte analógico, sob a forma de um livro, onde está presente a informação recolhida sobre o tema, a respetiva análise e o processo que conduziu ao resultado final. Numa vertente mais técnica, a proposta final visa criar ligações entre as variáveis da música eletrónica e do design gráfico. Parâmetros sonoros como amplitude, frequência, velocidade ou largura de onda, são associados aos parâmetros visuais como cor, forma, texto, escala, opacidade, etc. Desta forma, o valor de uma variável sonora quando alterado, afeta a composição visual. A justificação da ligação entre variáveis é sustentada pela pesquisa teórica sobre ambas as áreas. Esta proposta prática será apresentada sob a forma de um cartaz digital generativo, que utiliza a ligação destas variáveis para a manipulação de conteúdo gráfico. Para o desenvolvimento do cartaz são consideradas referências áreas como o Design Gráfico, Motion Graphics e VJing ou Live Performance.
- Identificar uma cidade raiana: proposta de identidade visual para o município de Valença do MinhoPublication . Cachadinha, Tiago; Santos, JoãoO presente projeto aborda o conceito de identidade na elaboração de um sistema de identidade visual para a cidade e município de Valença do Minho como um só, com a função clara de gerir a imagem visual do lugar, pautada por uma estratégia de comunicação que explora os limites da coerência visual através de uma abordagem dinâmica e investigando as particularidades identitárias da terra raiana estudada. Tendo como alicerce o seu património material e imaterial, procurámos evidenciar de forma gráfica a sua singularidade cultural, social e geográfica, transformando o lugar num polo dinamizador do caráter histórico da região, permitindo que o incógnito seja conhecido e lembrado num contexto contemporâneo. Processualmente, analisámos a evolução histórica e as terminologias da temática de estudo, elaborando uma codificação visual para o lugar, sustentada pelas boas práticas e conceitos do design de identidade visual, fundamentado por autores relevantes da área, que se traduz numa programação de interface comunicativa atualizada de unificação para o município e para a cidade. Este projeto pretende propor um modelo positivo para a imagem do lugar, com a intenção clara de divulgar o lugar à comunidade local, mas também globalmente, numa perspetiva de melhorar a comunicação entre a instituição que gere o lugar e o público. Desta forma, pretendemos resolver problemas de incoerência visual da identidade em vigor, onde procurámos responder à problemática, contruindo um conceito de comunicação visual em que a estrutura da instituição se torne clara e transparente face ao seu caráter de dever público para com o cidadão, que espelhe a identidade da instituição em todas as suas atividades, harmonizando as características comuns, mas salientando as particularidades de cada entidade e serviço do município, de forma coerente e estandardizada, de modo a proporcionar uma identificação que responda aos desafios da atualidade.
- Feminismo na ArquiteturaPublication . Ferreira, Ana; Marques, IsabelA mulher na arquitetura é o tema deste projeto. Tendo em conta o contexto social e profissional que leva, na maior parte das vezes, à invisibilidade da mulher nesta profissão, consideramos de extrema relevância levar a cabo esta investigação. Com o objetivo de contribuir para a divulgação desta problemática, analisou-se a forma como a mulher e o seu papel foram evoluindo nesta prática, desde o século XIX, assim como os acontecimentos históricos que a acompanharam. Por um lado, e devido à lacuna que existe relativamente à sua contribuição, elaborou-se um mapeamento das biografias e obras realizadas pelas profissionais a nível internacional e, mais aprofundadamente, das de Portugal e do Brasil, o objeto de estudo desta tese. Por outro, e de modo a ter acesso a uma opinião mais intimista e pessoal, fizeram-se entrevistas a cinco arquitetas portuguesas. Esta investigação é realizada num contexto emergente, onde cada vez mais as designers de interiores e produto começam a representar um papel fundamental. Contudo, este tema ainda possui pouco material crítico publicado. Neste contexto, propomos a realização de um projeto expositivo, no âmbito da intervenção de uma designer de interiores, das arquitetas portuguesas e brasileiras, refletindo sobre uma possível esfera feminina e o que estas projetistas têm em comum.