Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
32.87 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, realizado
no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, com especialidade em
Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A
intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a
complementou tiveram como tema central a gestualidade do professor da disciplina de
Classe de Conjunto enquanto regente musical, mais concretamente sobre a gestualidade
que faz a aplicação da expansão e do recolhimento que poderão suscitar alterações na
realização musical dos alunos da disciplina de Classe de Conjunto (sopros), pertencentes
ao 3.º ciclo do ensino básico, do ensino especializado da música.
O ambiente de ensino/aprendizagem proporcionado pela disciplina de Classe de
Conjunto (sopros) permite aos alunos por em prática e consolidar os conhecimentos
adquiridos nas outras disciplinas do ensino especializado da música, bem como, preparálos
para a prática musical de conjunto. Contudo, os alunos pertencentes a este nível de
ensino, ainda não adquiriram noções sólidas relativas ao fraseamento musical e
principalmente sobre os aspectos qualitativos que compõem a gestualidade da regência
musical do professor da disciplina de Classe de Conjunto, bem como, da sua adequação ao
texto musical em geral e à frase musical em particular. Deste modo, com a escolha desta
temática e consequente aplicação deste projecto de intervenção pedagógico, pretende-se
aferir, através da análise qualitativa da realização musical destes alunos, da possibilidade
de lhes suscitar alterações na sua realização musical através da gestualidade da regência
musical do professor, nomeadamente na sua aprendizagem musical e na capacidade de
atribuição de um significado simbólico maior do que a mera marcação da pulsação.
Description
Keywords
Gestualidade Imagem Musical Classe de Conjunto Regência Musical Realização Musical