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CI - CSMG - Relatórios de Estágio

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  • Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto
    Publication . Ferreira Pinto, Aureliano; Mateus, Mário
    O Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.
  • Exercícios para o Incremento do Timbre e Ductilidade da Voz
    Publication . André Costa Nogueira, Ivo
    A elaboração deste Relatório de Estágio, subordinado ao tema: Exercícios para o incremento do timbre e da ductilidade da voz, pretende refletir todo o trabalho que conjeturei para a minha prática pedagógica, inserida no Mestrado em Ensino da Música, com a especialização em Canto. Tem como principal finalidade apresentar um testemunho reflexivo sobre as aprendizagens e experiências pedagógicas vividas durante esta experiência, no âmbito do ensino artístico e especializado da Música. Desta forma, o documento que se apresenta encontra-se estruturado da seguinte forma: Na primeira parte, apresentamos um enquadramento teórico e metodológico, que fundamenta o estudo da temática em questão. Na segunda parte, procuramos realizar uma abordagem descritiva do ambiente escolar, acompanhada de toda uma exposição da experiência profissional realizada, através da implementação de um programa de intervenção. Na terceira e última parte, pretendemos expor o tratamento e a aferição dos resultados obtidos no programa realizado, bem como uma reflexão acerca desses mesmos resultados. Para tal reflexão foram apurados os dados recolhidos ao longo da realização do projeto de investigação, tendo como base a observação e a reflexão sobre os métodos de ensino aplicados, assim como sobre os resultados obtidos. A metodologia científica utilizada recaiu sobre os pressupostos da investigação-ação, escolhendo-se para a sua contextualização e análise o modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005). As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Academia José Atalaya, situada na cidade de Fafe, sendo Sujeitos de ensino-aprendizagem um conjunto de alunos dos cursos de Canto/Técnica Vocal, desta mesma Academia. O Relatório termina com as conclusões finais, referências bibliográficas, e anexos.
  • A Matriz da fala no canto
    Publication . Isabel Saraiva Guimarães, Inês; Salgado, António
    O presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música do Conservatório Superior de Música de Gaia, com a Especialidade em Canto, realizado no Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). Este Estágio Supervisionado teve como objetivo principal implementar uma metodologia com base numa seleção de técnicas de terapia vocal, de modo a alterar hábitos fonatórios e articulatórios, que pudessem causar tensões musculares, tanto da voz falada como da voz cantada, melhorando a qualidade vocal dos alunos de canto. Esta investigação foi realizada de modo a complementar à performance do canto os estudos de técnicas de voz falada, implementando à vertente do Ensino do Canto. Além disso, este estudo procurou encontrar soluções para a problemática das tensões musculares e para as alterações articulatórias e respiratórias durante a performance vocal, resultado talvez da dificuldade que as alunas apresentaram em alterar os mecanismos da voz falada para a voz cantada. Este estudo teve como base explicar as semelhanças entre ambas as ações, facilitando a sua perceção e concretização. O Projeto Pedagógico foi desenvolvido com três alunas da disciplina de Canto, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos. As técnicas vocais foram introduzidas gradualmente, consoante as dificuldades individuais de cada aluna demonstradas nas aulas de Canto. Todas as alunas que participaram no Projeto possuíam dificuldades técnicas, como tensões musculares, principalmente a nível da cintura escapular e da língua, anteriorização da cabeça, respiração superior ou clavicular, entre outras. No decorrer das aulas realizadas, após implementação das devidas técnicas referidas pela professora, com o auxílio do método respiratório, do corporal, do método de órgãos fonoarticulatórios, da fala e de sons facilitadores, constatou-se uma otimização da performance vocal no Canto. Com esta intervenção metodológica, as alunas apresentaram uma maior facilidade na execução da voz cantada, tal como da voz falada, demonstrando menos tensões e uma melhor atuação perante a sustentação vocal, a nível corporal (postura), de ressonância, articulatória e a nível respiratório.
  • A metáfora gestual como adjuvante do canto expressivo
    Publication . Raquel Matos dos Santos, Carla; Salgado, António
    O presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino de Música do Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG), com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR). Este Estágio Supervisionado visa introduzir ao longo das aulas de técnica vocal, exercícios baseados em metáforas gestuais que auxiliem o aluno a libertar-se das suas tensões e inibições durante a sua performance vocal, e a encarar a mesma não só com a responsabilidade e concentração necessárias, mas também com o prazer e a liberdade de poder transmitir ao público os sentimentos e as emoções adequadas à performance vocal que está a realizar. De acordo com a literatura, o corpo é o instrumento que permite ao ser humano a comunicação, bem como a expressão. Assim, torna-se relevante que os intérpretes conquistem a competência de exibir comportamentos naturais nítidos no ato da performance. Esta Investigação, teve por base a implementação de uma metodologia que abarcou três alunos da classe de Canto, com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos. Procurou-se manter a estrutura já definida pela professora Cooperante, implementando gradualmente novos exercícios. Foi solicitada a execução de exercícios originários da Teoria de Laban, de modo a possibilitar a libertação de tensão num primeiro momento, e posteriormente, em união com uma técnica bem consolidada possibilitar ao aluno aprimorar a sua expressão e emissão vocal. Assim, foram notórias melhorias observando-se resultados positivos corroborando os objetivos específicos. Deste modo é possível concluir que a implementação do movimento corporal auxilia na aprendizagem do canto, eliminando tensões, facilitando a aquisição de competências técnicas e conferindo mais liberdade e expressão.
  • A importância da dinâmica na realização do movimento sonoro
    Publication . Bruno Miguel Liberato Nunes; Mateus, Mário; Daniel, Oliveira
    O trabalho que se apresenta integra-se na Unidade Curricular de Estágio Supervisionado, por mim realizado, do Mestrado em Ensino de Música, na especialidade em Música de Conjunto, a decorrer no Conservatório Superior de Música de Gaia, com vista à obtenção do grau de Mestre do referido curso. Este estágio teve como tema central a importância da dinâmica na realização do movimento sonoro, sendo uma problemática compartilhada por vários professores e maestros ao longo do seu ensino e regência de alunos principalmente mais jovens em início da aprendizagem vocacional da música. Procurou-se também neste PROGRAMA DE INTERVENÇÃO incorporar princípios de Investigação-Ação, baseando-o num quadro teórico inclusivo de questões respeitantes à natureza da dinâmica musical e do movimento sonoro, bem como os percursos didáticos que podem potencializar as referidas questões descritas. Todo este processo foi enquadrado e conduzido pela aplicação do método de Investigação-Ação, articulado com as temáticas inerentes à dinâmica musical. O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO foi desenvolvido no contexto das aulas por mim lecionadas e na turma que me foi atribuída. A observação, audição e ajuste da dinâmica musical, bem como as estratégias didáticas mais adequadas para a obtenção do resultado e efeito pretendidos foi o tema principal do objeto de estudo. Fazem parte deste relatório uma introdução teórica de contextualização dos conceitos, uma Introdução Metodológica onde se sintetizam as principais metodologias utilizadas no decorrer deste estágio, a Análise de Dados e a respetiva Interpretação de Resultados, realizados através da utilização de suportes em Áudio, Imagem Vídeo e Diários de Bordo do mestrando. No final são sintetizadas as principais conclusões obtidas com este trabalho e apresentam-se algumas sugestões para trabalhos futuros. Espera-se que as conclusões retiradas desta Intervenção contribuam para o um aperfeiçoamento das propostas didáticas envolvidas nas Classes de Conjunto, no ensino vocacional da música.
  • Elementos da Expressão Corporal de Delsarte no ensino da música em alunos de canto
    Publication . Manuel Faria Reis, Francisco
    O presente Relatório é parte integrante do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Canto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2019/2020. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados do sistema de François Delsarte através do controlo do movimento corporal. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de François Delsarte, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nos alunos de Canto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Delsarte, através da exploração das afinidades entre estes exercícios, os elementos da expressão musical e corporal. Identificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, a nível individual por parte dos alunos integrantes da Classe de Canto do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente.
  • Imagens Mentais e Sensoriais no Ensino e na Prática do Canto Erudito
    Publication . Maria Fernández Batista, Ana; Salgado, António
    O presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - Especialidade em Canto - ministrado no Conservatorio de Música de Gaia, no ano letivo 2019-2020. Este Estágio teve como temas principais: a) a aplicação de imagens mentais e sensoriais nos exercícios respiratórios, vocalizos e repertório executado pelos alunos; b) a prática de jogos didáticos inspirados nas imagens mentais e sensações, com os objetivos que a seguir se enumeram:  Ativar de maneira eficiente o complexo funcionamento dos três mecanismos do Canto Erudito: Mecanismo Respiratório, Mecanismo Fonador e Mecanismo Ressonador sob a cooordenação do Sistema Nervoso Central.  Conseguir o equilíbrio entre a tonicidade de alguns músculos e o relaxamento de outros a fim de optimizar a qualidade do som vocal emitido.  Incrementar a qualidade e a intensidade do som vocal produzido respeitando o instrumento vocal que cada aluno. O racional que presidiu ao trabalho de Estágio integrou conceitos e funções da musculatura respiratória, do aparelho fonador e ressonador em relação com as diferentes ‘impostações’ (colocações) vocais. A planificação do Estágio seguiu as orientações preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa no quadro do conceito de Investigação-Ação. Pelos registos apresentados na análise categorial e pela interpretação dos resultados retirados dos instrumentos de recolha de dados, parece legítimo e apropriado concluir que as imagens mentais geram uma série de sensações complexas que ajudam a identificar e pôr em funcionamento os diferentes mecanismos do Canto Erudito, e que devem ser utilizadas num perfecto equilíbrio, facilitando, assim, o seu estudo e a sua prática.
  • A Teatralidade e a Performance Recorrente como forma de diminuir a Ansiedade do Cantor com vista à otimização da Interpretação Vocal
    Publication . Alexandra Passos Rodrigues, Catarina; Salgado, António
    Todo o estudante de música que queira seguir música profissionalmente deve saber que parte da sua atividade artística passa por se expor publicamente em apresentações individuais, ou coletivas, em recitais e concertos. Embora todos os instrumentistas sintam uma grande responsabilidade no ato de fazer música em público, quando um cantor canta publicamente, além da responsabilidade que tem como qualquer outra instrumentista em executar musicalmente a obra com todo o rigor (i.e., com a técnica adequada, no estilo apropriado, e transmitindo ao público a mensagem presente na peça interpretada de forma a que a mesma chegue ao público com a interpretação adequada, envolvendo assim o público no momento da execução musical), deve fazê-lo, apenas, com a sua própria voz e o seu próprio corpo. Contudo, nem todos os cantores conseguem controlar a sua ansiedade para poderem estar em palco com o ‘à-vontade’ suficiente para conseguirem cantar a obra com a técnica e a musicalidade adequadas e poderem expressar o conteúdo emotivo da ária durante a sua performance vocal e musical. Neste sentido, este estudo tem como principais objetivos: 1) Averiguar, em que sentido a teatralidade pode ajudar os alunos de canto a controlarem a sua ansiedade de forma a poderem expressar a mensagem presente na peça que interpretam; 2) Inquirir também se, quanto mais forem recorrentes as apresentações musicais, menos ansiedade se verifica nos alunos durante a performance vocal; 3) Trabalhar a expressão dramática e a teatralidade dos alunos com o objetivo de preparar os alunos para as apresentações públicas; 4) Desenvolver a partir das árias estudadas pelos alunos, questões relacionadas com a teatralidade; 5) Promover várias situações de concerto ao longo do ano letivo, de modo a desinibir os alunos e a mantê-los calmos e em controlo de si mesmos durante a performance; 6) Fomentar o gosto de cantar em público e ajudar os alunos a desfrutar dos seus momentos musicais, procurando desta forma atenuar as questões relacionadas com a ansiedade. No fundo, o grande objetivo deste estudo foi indagar sobre o facto de como as apresentações musicais recorrentes aliadas à prática da teatralidade poderiam influenciar e melhorar a performance progressivamente ao diminuir os níveis de ansiedade do aluno, levando-nos assim à máxima: “A prática leva à perfeição”.
  • Do silêncio ao som - A importância do Ictus no ensino da música de conjunto
    Publication . Manuel Cidade Filipe da Silva, José; Mateus, Mário
    No ensino vocacional e artístico da Música, as Classes de Conjunto constituem a via privilegiada para a formação artística no contexto de uma realização musical em conjunto. As idiossincrasias das Classes de Conjunto conferem ainda uma valiosa circunstância para a formação humana, social e individual e para a promoção de valores éticos, morais e estéticos, intrinsecamente associados à finalidade educativa. A relevância das Classes de Conjunto requer que o professor desta unidade curricular assuma uma panóplia de funções e responsabilidades que tornam exigível um processo de comunicação motivador e eficaz, envolvendo a gestualidade da sua regência, em ordem à realização informada da composição musical, finalidade última do seu processo de ensino-aprendizagem. Com base nos resultados do Projeto de Investigação realizado no âmbito do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, a implementação, pelo professor da Classe de Conjunto, de uma prática pedagógica intencionalmente dirigida à exibição do ictus (ponto de marcação) tende a promover uma execução musical mais consistente, expressiva e sincronizada. Essa avaliação é, não apenas, o resultado da primordial e insubstituível capacidade de audição crítica da realização musical, mas também da utilização inovadora, em contexto escolar, de recentes ferramentas informáticas, que analisando os parâmetros musicais mais diretamente implicados, permitem incrementar a exatidão da apreciação auditiva.
  • A Gestualidade do Professor: A expansão e o recolhimento da gestualidade como elementos que suscitam alterações na realização musical dos alunos da disciplina de classe de conjunto
    Publication . Miguel Bovião Monteiro, José; Mateus, Mário
    O presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, com especialidade em Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a complementou tiveram como tema central a gestualidade do professor da disciplina de Classe de Conjunto enquanto regente musical, mais concretamente sobre a gestualidade que faz a aplicação da expansão e do recolhimento que poderão suscitar alterações na realização musical dos alunos da disciplina de Classe de Conjunto (sopros), pertencentes ao 3.º ciclo do ensino básico, do ensino especializado da música. O ambiente de ensino/aprendizagem proporcionado pela disciplina de Classe de Conjunto (sopros) permite aos alunos por em prática e consolidar os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas do ensino especializado da música, bem como, preparálos para a prática musical de conjunto. Contudo, os alunos pertencentes a este nível de ensino, ainda não adquiriram noções sólidas relativas ao fraseamento musical e principalmente sobre os aspectos qualitativos que compõem a gestualidade da regência musical do professor da disciplina de Classe de Conjunto, bem como, da sua adequação ao texto musical em geral e à frase musical em particular. Deste modo, com a escolha desta temática e consequente aplicação deste projecto de intervenção pedagógico, pretende-se aferir, através da análise qualitativa da realização musical destes alunos, da possibilidade de lhes suscitar alterações na sua realização musical através da gestualidade da regência musical do professor, nomeadamente na sua aprendizagem musical e na capacidade de atribuição de um significado simbólico maior do que a mera marcação da pulsação.