Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-28"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Multimorbidity and consultation time: a systematic reviewPublication . Tadeu, Ana Carolina Reis; e Silva Caetano, Inês Rosendo Carvalho; FIGUEIREDO, INÊS; Santiago, Luiz MiguelBackground Multimorbidity (MM) is one of the major challenges health systems currently face. Management of time length of a medical consultation with a patient with MM is a matter of concern for doctors. Methods A systematic review was performed to describe the impact of MM on the average time of a medical consultation considering the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (PRISMA) guidelines. The systematic online searches of the Embase and PubMed databases were undertaken, from January 2000 to August 2018. The studies were independently screened by two reviewers to decide which ones met the inclusion criteria. (Kappa = 0.84 and Kappa = 0.82). Differing opinions were solved by a third person. This systematic review included people with MM criteria as participants (two or more chronic conditions in the same individual). The type of outcome included was explicitly defined – the length of medical appointments with patients with MM. Any strategies aiming to analyse the impact of MM on the average consultation time were considered. The length of time of medical appointment for patients without MM was the comparator criteria. Experimental and observational studies were included. Results Of 85 articles identified, only 1 observational study was included, showing a clear trend for patients with MM to have longer consultations than patients without MM criteria (p < 0.001). Conclusions More studies are required to better assess allocation length-time for patients with MM and to measure other characteristics like doctors’ workload.
- Contributo da modalidade artística de expressão dramática/teatro para o desenvolvimento das crianças com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Silva, Bento Alberto Machado da; Saraiva, HorácioAs modalidades artísticas de expressão dramática e teatro são ferramentas ao serviço da educação. A educação proporcionada pela Arte refere-se a objectivos voltados para o desenvolvimento harmonioso da personalidade, o que significa uma educação que igualmente actue nas dimensões físicas, criativas, estéticas, cognitivas e emocionais da personalidade, dirigindo-se a todas estas dimensões de igual modo. Trata-se de uma educação que proporciona um equilíbrio cultural que levará a um melhor desenvolvimento da criança. No âmbito da educação especial, as modalidades artísticas possibilitam uma liberdade única de educação. Esta liberdade incluiu a liberdade de iniciativa, de escolha de actividades, uso de técnicas e materiais, na expressão, pautados fundamentalmente por um clima de aceitação, tolerância, de abertura às iniciativas e opções da criança com necessidades educativas especiais. Uma atitude não directiva, centrada na criança e nas suas necessidades. A inclusão de alunos com NEE em turmas do ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum através de um conjunto de apoios apropriados às suas características, leva a repensar a educação. Concebendo-se uma educação que esteja voltada, não para o ensino de matérias escolares, mas para o desenvolvimento equilibrado da personalidade da criança, a expressão dramática / teatro será para estes alunos, sem dúvida, um dos melhores métodos de ensino. Neste sentido, na primeira parte do trabalho procura-se uma fundamentação teórica que valide o contributo das modalidades artísticas de expressão dramática / teatro para o desenvolvimento das crianças com necessidades educativas especiais. Na segunda parte, testa-se a validade desse contributo com base em dados recolhidos por professores desta área integrados na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Região Autónoma da Madeira.
- Estudo de um projeto de investimento hoteleiro “Wonder Island Hostel”Publication . Cardoso, Patrícia Valdez Lancinha; Afonso, Victor Manuel AlvesO presente trabalho de projeto tem como objetivo a implementação de um hostel, denominado “Wonder Island Hostel”, no centro urbano da Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, nos Açores. O plano de negócios foi pensado numa ótica de diversificação da oferta do destino, disponibilizando aos turistas um hostel com quartos temáticos, em que cada um representa um dos vários locas idílicos da ilha, contemplando a beleza e a plenitude da natureza presente nos Açores. Trata-se de um empreendimento turístico que aposta na preservação do ambiente e que pretende fomentar nos turistas o sentimento que a promotora nutre pela beleza do destino. O projeto está sustentado num estudo ao mercado e na respetiva análise económico-financeira, que permitiu justificar a sua viabilidade. O investimento inicial é de 340.055,77€, e de acordo com os pressupostos considerados, o projeto apresenta um Valor Atual Líquido de 346.349€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 33,56% e um Payback Period de 3 anos.
- Ganhos Funcionais dos Clientes Alvo de Cuidados de Reabilitação na RAM: Um Estudo de CaracterizaçãoPublication . Câmara, Graciela da; Gouveia, BrunaEnquadramento: Outcomes advindos da reabilitação são usados como indicadores da qualidade dos cuidados. É limitada a evidência sobre outcomes decorrentes dos cuidados de reabilitação (CR) e que avalie sua efetividade ou eficiência. Objetivos: Caracterizar nível de dependência funcional dos clientes alvo de CR e avaliar ganhos funcionais e a eficácia e eficiência dos Programas de Reabilitação (PR) na RAM. Analisar relação entre a idade e os ganhos funcionais entre dois momentos distintos de avaliação. Metodologia: Estudo observacional retrospetivo, descritivo e correlacional. Mensuração das variáveis com recurso ao Índice de Barthel (IB), aplicado em dois momentos díspares (IBm1 e IBm2) (n=207) e ao cálculo de três índices de impacto da reabilitação (AFG, RFG e REI) na amostra com ≥ sete sessões de reabilitação (n=160). Resultados: 44% dos utentes encontravam-se em contexto de Cuidados de Saúde Primários (CSP), 24,2% Cuidados Hospitalares (CH), 16,4% Unidade de Internamento de Longa Duração (UILD) e 15,5% RRCCI. CSP registou menor nível de dependência funcional no IBm1. No IBm2, a RRCCI foi contexto com evolução funcional mais favorável, sendo a maioria da amostra independente. Ganhos funcionais: AFG médio de 30,83 na RRCCI; 18,95 CSP; 10,97 CH e -6,09 nas UILD. RFG médio de 63,14% nas RRCCI, 18,94% CH, 10,42% CSP e -27,09% nas UILD. REI médio de 0,97 nos CSP, 0,78 RRCCI, 0,4 nos CH e -0,15 nas UILD. Nas RRCCI 56,7% dos CR são eficientes e com eficácia elevada, restantes contextos maioritariamente sem eficácia e eficiência. Relação estatisticamente significativa entre o IBm1 e IBm2, nas RRCCI (efeito grande. r=. nos CSP (efeito médio, r=0.30) e nos CH (efeito pequeno, r=0.03). Ausência de relação estatisticamente significativa entre idade e aquisição de ganhos funcionais. Conclusão: A comparação dos outcomes dos diferentes contextos da prática permite, aos administradores e gestores, orientar mudanças futuras, e criar sistemas de reabilitação mais fortes e capazes. São necessários mais estudos com rigor científico que permitam comparar resultados, fortalecendo a evidência de suporte à prática da Enfermagem de Reabilitação.
- Atividade Física e Qualidade de Vida dos Enfermeiros Especialistas em Reabilitação: Um Estudo Descritivo e Correlacional na Região Autónoma da MadeiraPublication . Freitas, Válter; Gouveia, BrunaA atividade física está associada a melhores níveis de qualidade de vida em vários grupos etários, tendo um grande impacto para a saúde. Os estudos das relações entre a atividade física e a qualidade de vida em enfermeiros especialistas de reabilitação são escassos. Os objetivos deste estudo foram: (1) caracterizar o nível de atividade física e de qualidade de vida dos enfermeiros especialistas em reabilitação da Região Autónoma da Madeira em função do seu contexto de prática laboral; (2) investigar as diferenças na atividade física e na qualidade de vida associadas ao género e à idade; e (3) investigar as associações entre a atividade física e a qualidade de vida. A amostra foi composta por 114 enfermeiros especialistas em reabilitação que desempenhavam funções no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. A caracterização geral dos enfermeiros especialistas em reabilitação foi obtida através de um questionário geral. A atividade física e a qualidade de vida foram avaliadas por questionários validados para a população portuguesa. Os resultados indicaram que 65,8 % dos enfermeiros especialistas em reabilitação praticam algum tipo de atividade física. Não foram identificadas diferenças no score da atividade física em função dos contextos de prática laboral. No que respeita à qualidade de vida, os enfermeiros especialistas em reabilitação dos cuidados de saúde primários reportaram scores na função física mais baixos comparativamente aos restantes contextos. Por outro lado, os enfermeiros especialistas em reabilitação das Unidade de Internamento de Longa Duração apresentaram scores mais baixos no desempenho emocional. Os enfermeiros especialistas em reabilitação masculinos são mais ativos (p<0,010) e apresentam scores mais elevados na função física da qualidade de vida (p=0,002). Não foram encontradas diferenças associadas à idade na atividade física nem qualidade de vida entre os enfermeiros especialistas em reabilitação. Finalmente, verificou-se uma correlação positiva entre o score total de atividade física e a qualidade de vida nas componentes física e mental (0,191> r <0,214; p<0,005). A prática de atividade física entre os enfermeiros especialistas em reabilitação é elevada, particularmente no género masculino. O desempenho emocional e a função física da qualidade de vida variam em função do contexto laboral. Este estudo em enfermeiros especialistas em reabilitação comprova a relação positiva que existe entre a atividade física e a qualidade de vida.
- A Teatralidade e a Performance Recorrente como forma de diminuir a Ansiedade do Cantor com vista à otimização da Interpretação VocalPublication . Alexandra Passos Rodrigues, Catarina; Salgado, AntónioTodo o estudante de música que queira seguir música profissionalmente deve saber que parte da sua atividade artística passa por se expor publicamente em apresentações individuais, ou coletivas, em recitais e concertos. Embora todos os instrumentistas sintam uma grande responsabilidade no ato de fazer música em público, quando um cantor canta publicamente, além da responsabilidade que tem como qualquer outra instrumentista em executar musicalmente a obra com todo o rigor (i.e., com a técnica adequada, no estilo apropriado, e transmitindo ao público a mensagem presente na peça interpretada de forma a que a mesma chegue ao público com a interpretação adequada, envolvendo assim o público no momento da execução musical), deve fazê-lo, apenas, com a sua própria voz e o seu próprio corpo. Contudo, nem todos os cantores conseguem controlar a sua ansiedade para poderem estar em palco com o ‘à-vontade’ suficiente para conseguirem cantar a obra com a técnica e a musicalidade adequadas e poderem expressar o conteúdo emotivo da ária durante a sua performance vocal e musical. Neste sentido, este estudo tem como principais objetivos: 1) Averiguar, em que sentido a teatralidade pode ajudar os alunos de canto a controlarem a sua ansiedade de forma a poderem expressar a mensagem presente na peça que interpretam; 2) Inquirir também se, quanto mais forem recorrentes as apresentações musicais, menos ansiedade se verifica nos alunos durante a performance vocal; 3) Trabalhar a expressão dramática e a teatralidade dos alunos com o objetivo de preparar os alunos para as apresentações públicas; 4) Desenvolver a partir das árias estudadas pelos alunos, questões relacionadas com a teatralidade; 5) Promover várias situações de concerto ao longo do ano letivo, de modo a desinibir os alunos e a mantê-los calmos e em controlo de si mesmos durante a performance; 6) Fomentar o gosto de cantar em público e ajudar os alunos a desfrutar dos seus momentos musicais, procurando desta forma atenuar as questões relacionadas com a ansiedade. No fundo, o grande objetivo deste estudo foi indagar sobre o facto de como as apresentações musicais recorrentes aliadas à prática da teatralidade poderiam influenciar e melhorar a performance progressivamente ao diminuir os níveis de ansiedade do aluno, levando-nos assim à máxima: “A prática leva à perfeição”.
- A importância da Técnica Vocal na Classe Conjunto Vocal do 1º grau do Ensino Vocacional da MúsicaPublication . Sofia Azevedo Silva, Ângela; Salgado, AntónioA investigação científica que se apresenta - A Importância da Técnica Vocal na Classe de Conjunto Vocal do 1º Grau do Ensino Vocacional da Música - integra-se no contexto da unidade curricular Estágio de Prática Pedagógica, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, ministrado no Conservatório Superior de Gaia. Este trabalho de investigação surge como uma oportunidade de estudo e de aprendizagem de novos paradigmas para a minha prática pedagógica, possibilitando corrigir, se necessário, conceitos e automatismos, que até então têm vindo a ser exercidos. A abordagem sobre o valor didático e pedagógico do canto para as crianças está consubstanciada através da análise de diversos estudos, teorias e métodos propostos por diferentes pedagogos ao longo do século XX, que teremos oportunidade de revisitar no decorrer da explanação desta pesquisa, e que motivou o interesse na realização deste trabalho de investigação colocando o enfase na temática acima referida, considerando a relevância reconhecida que o Canto tem na formação artística das crianças. Paralelamente, foram realizados inquéritos a professores com experiência no Ensino de Classe Conjunto Vocal no 1º grau de Diversas Escolas do Ensino Artístico Profissional, bem como a entrevista a um especialista em saúde vocal (otorrinolaringologista). A recolha destes dados e o cruzamento da informação dos mesmos, deram origem a uma série de recomendações pedagógicas, exercícios e reportório a ser utilizado, com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a prática pedagógica no ensino das classes de conjunto vocal no 1º grau das escolas do ensino artístico profissional.
- Auditory training in the aural rehabilitation of older adults: utopia or reality?Publication . Silva, Carla Matos, 1975-
- Vendas de Serviços no Mercado B2B: O Caso da OlicargoPublication . Félix, Bernardo; Tavares, VictorNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, foi realizado um estágio no Departamento Comercial da empresa Olicargo, uma empresa de transportes e logística. Conheci os serviços realizados e todo o seu funcionamento em cada departamento, de maneira a que possa transmitir a máxima confiança ao cliente. Após essa fase de adaptação à empresa, fui integrado na equipa comercial com o cargo “Vendas Internas”, que consiste na apresentação do serviço, esclarecimento de dúvidas, envio de cotações, concretização da venda ou qualquer outro contacto com o cliente sem a necessidade de deslocação até ao mesmo, ou seja, pode ser realizada através de telefone, e-mail, ou outro meio de comunicação, com o objetivo de reduzir custos, otimizar o tempo e prestar o melhor serviço possível ao cliente de maneira fácil e eficaz. O estágio visou complementar a formação académica realizada no decorrer do mestrado através do exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas propiciadoras de contatos reais com o mundo do trabalho. Durante o estágio consegui entender o funcionamento do mercado business-to-business e como o abordar corretamente, enviando cotações, contactando clientes, utilizando ferramentas comerciais e realizando análises de produtividade e eficiência. Fiz também visitas presenciais a clientes, que me permitiram aprender como deve ser feita a abordagem a um novo cliente e também aos atuais com o objetivo de os fidelizar.
- Técnicas de Vendas Adaptadas aos Mercados-AlvoPublication . Pereira, Filipe; Tavares, VictorCom este trabalho procurou-se entender o comportamento do consumidor em cada mer-cado-alvo com o intuito de analisar as especificidades de cada país em que o E-goi trabalha. Esta análise permitiu traçar diretrizes de abordagem para consumidores de países diferentes, de forma a uniformizar um processo de venda num departamento. Numa primeira fase, procedeu-se ao reconhecimento do produto, nomeadamente a pla-taforma digital e o tipo de consumidor que procura o E-goi. Foi ainda realizada uma recolha de registos de clientes atuais, através de relatórios e base de dados da empresa. Conjuntamente a esta recolha de factos, também se elaborou um tratamento de dados de forma a torná-los em informação útil. Seguidamente, analisaram-se essas informa-ções obtidas, identificando, padrões de consumo, uso da plataforma, entre outros. Fo-ram, então, propostas otimizações a vários níveis, desde estandardização do processo de venda para todos os mercados, como propostas adaptadas a cada mercado-alvo. Em jeito de conclusão, e por meio das propostas apresentadas, é seguro afirmar que há possibilidade de unificar o processo de venda no departamento Corporate da E-goi, facilitando o processo de formação a um novo elemento da equipa e onde vai constar diretrizes simples de como vender o produto.