Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
14.46 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Todo o estudante de música que queira seguir música profissionalmente deve
saber que parte da sua atividade artística passa por se expor publicamente em
apresentações individuais, ou coletivas, em recitais e concertos. Embora todos os
instrumentistas sintam uma grande responsabilidade no ato de fazer música em público,
quando um cantor canta publicamente, além da responsabilidade que tem como
qualquer outra instrumentista em executar musicalmente a obra com todo o rigor (i.e.,
com a técnica adequada, no estilo apropriado, e transmitindo ao público a mensagem
presente na peça interpretada de forma a que a mesma chegue ao público com a
interpretação adequada, envolvendo assim o público no momento da execução musical),
deve fazê-lo, apenas, com a sua própria voz e o seu próprio corpo.
Contudo, nem todos os cantores conseguem controlar a sua ansiedade para
poderem estar em palco com o ‘à-vontade’ suficiente para conseguirem cantar a obra
com a técnica e a musicalidade adequadas e poderem expressar o conteúdo emotivo da
ária durante a sua performance vocal e musical. Neste sentido, este estudo tem como
principais objetivos:
1) Averiguar, em que sentido a teatralidade pode ajudar os alunos de canto a
controlarem a sua ansiedade de forma a poderem expressar a mensagem presente na
peça que interpretam;
2) Inquirir também se, quanto mais forem recorrentes as apresentações musicais,
menos ansiedade se verifica nos alunos durante a performance vocal;
3) Trabalhar a expressão dramática e a teatralidade dos alunos com o objetivo de
preparar os alunos para as apresentações públicas;
4) Desenvolver a partir das árias estudadas pelos alunos, questões relacionadas
com a teatralidade;
5) Promover várias situações de concerto ao longo do ano letivo, de modo a
desinibir os alunos e a mantê-los calmos e em controlo de si mesmos durante a
performance;
6) Fomentar o gosto de cantar em público e ajudar os alunos a desfrutar dos seus
momentos musicais, procurando desta forma atenuar as questões relacionadas com a
ansiedade.
No fundo, o grande objetivo deste estudo foi indagar sobre o facto de como as
apresentações musicais recorrentes aliadas à prática da teatralidade poderiam influenciar
e melhorar a performance progressivamente ao diminuir os níveis de ansiedade do
aluno, levando-nos assim à máxima: “A prática leva à perfeição”.
Description
Keywords
Canto Lírico Teatralidade Performance Palco Ansiedade