Repository logo
 
Publication

A Teatralidade e a Performance Recorrente como forma de diminuir a Ansiedade do Cantor com vista à otimização da Interpretação Vocal

datacite.subject.fosMúsicapt_PT
dc.contributor.advisorSalgado, António
dc.contributor.authorAlexandra Passos Rodrigues, Catarina
dc.date.accessioned2020-10-07T15:18:58Z
dc.date.available2020-10-07T15:18:58Z
dc.date.issued2020-07-28
dc.description.abstractTodo o estudante de música que queira seguir música profissionalmente deve saber que parte da sua atividade artística passa por se expor publicamente em apresentações individuais, ou coletivas, em recitais e concertos. Embora todos os instrumentistas sintam uma grande responsabilidade no ato de fazer música em público, quando um cantor canta publicamente, além da responsabilidade que tem como qualquer outra instrumentista em executar musicalmente a obra com todo o rigor (i.e., com a técnica adequada, no estilo apropriado, e transmitindo ao público a mensagem presente na peça interpretada de forma a que a mesma chegue ao público com a interpretação adequada, envolvendo assim o público no momento da execução musical), deve fazê-lo, apenas, com a sua própria voz e o seu próprio corpo. Contudo, nem todos os cantores conseguem controlar a sua ansiedade para poderem estar em palco com o ‘à-vontade’ suficiente para conseguirem cantar a obra com a técnica e a musicalidade adequadas e poderem expressar o conteúdo emotivo da ária durante a sua performance vocal e musical. Neste sentido, este estudo tem como principais objetivos: 1) Averiguar, em que sentido a teatralidade pode ajudar os alunos de canto a controlarem a sua ansiedade de forma a poderem expressar a mensagem presente na peça que interpretam; 2) Inquirir também se, quanto mais forem recorrentes as apresentações musicais, menos ansiedade se verifica nos alunos durante a performance vocal; 3) Trabalhar a expressão dramática e a teatralidade dos alunos com o objetivo de preparar os alunos para as apresentações públicas; 4) Desenvolver a partir das árias estudadas pelos alunos, questões relacionadas com a teatralidade; 5) Promover várias situações de concerto ao longo do ano letivo, de modo a desinibir os alunos e a mantê-los calmos e em controlo de si mesmos durante a performance; 6) Fomentar o gosto de cantar em público e ajudar os alunos a desfrutar dos seus momentos musicais, procurando desta forma atenuar as questões relacionadas com a ansiedade. No fundo, o grande objetivo deste estudo foi indagar sobre o facto de como as apresentações musicais recorrentes aliadas à prática da teatralidade poderiam influenciar e melhorar a performance progressivamente ao diminuir os níveis de ansiedade do aluno, levando-nos assim à máxima: “A prática leva à perfeição”.pt_PT
dc.identifier.tid202519740pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33495
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCanto Líricopt_PT
dc.subjectTeatralidadept_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectPalcopt_PT
dc.subjectAnsiedadept_PT
dc.titleA Teatralidade e a Performance Recorrente como forma de diminuir a Ansiedade do Cantor com vista à otimização da Interpretação Vocalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - Catarina Rodrigues 20julho2020.pdf
Size:
14.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format