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Advisor(s)
Abstract(s)
No ensino vocacional e artístico da Música, as Classes de Conjunto constituem a
via privilegiada para a formação artística no contexto de uma realização musical em
conjunto. As idiossincrasias das Classes de Conjunto conferem ainda uma valiosa
circunstância para a formação humana, social e individual e para a promoção de valores
éticos, morais e estéticos, intrinsecamente associados à finalidade educativa.
A relevância das Classes de Conjunto requer que o professor desta unidade
curricular assuma uma panóplia de funções e responsabilidades que tornam exigível um
processo de comunicação motivador e eficaz, envolvendo a gestualidade da sua regência,
em ordem à realização informada da composição musical, finalidade última do seu
processo de ensino-aprendizagem.
Com base nos resultados do Projeto de Investigação realizado no âmbito do
Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, a implementação, pelo professor da Classe
de Conjunto, de uma prática pedagógica intencionalmente dirigida à exibição do ictus
(ponto de marcação) tende a promover uma execução musical mais consistente,
expressiva e sincronizada.
Essa avaliação é, não apenas, o resultado da primordial e insubstituível capacidade
de audição crítica da realização musical, mas também da utilização inovadora, em
contexto escolar, de recentes ferramentas informáticas, que analisando os parâmetros
musicais mais diretamente implicados, permitem incrementar a exatidão da apreciação
auditiva.
Description
Keywords
classe de conjunto gestualidade ictus regência sincronização