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- Paid Search Advertising como meio de desenvolvimento de Brand Awareness para a conversão de LeadsPublication . Lopes, André Filipe Ferreira; Herter, MárciaA inovação tecnológica trouxe mudanças teóricas na maneira como o marketing é aplicado, passando a haver um maior interesse das empresas pela prática de paid search advertising, devido à maior eficácia na entrega de uma mensagem. Simultaneamente, a concorrência cada vez mais acirrada em muitos dos sectores de serviços B2B, tem levado as organizações a procurar uma vantagem competitiva por meio da notoriedade da marca. Diante desses desafios, a SGS Academy enquanto departamento de formação profissional do grupo SGS, passou a procurar novas formas de comunicar digitalmente, de modo a promover uma maior aproximação do negócio ao seu mercado e converter um maior número de leads através dos seus canais digitais. Para tal, delineou-se uma estratégia assente na criação e monitorização de uma campanha promocional com recurso a anúncios pay-per-click na plataforma Google Ads. O presente documento académico apoia-se numa técnica de análise de conteúdo e comprova que a introdução de uma campanha comunicacional de paid search advertising, assente na criação e monitorização de anúncios PPC, atuou como um meio eficaz para o aumento da brand awareness da SGS Academy e consequente conversão de leads no ecossistema digital da marca.
- O ERP como ferramenta de Controlo de Gestão numa PME: o caso da empresa “Bsmart”Publication . Bandeira, Cátia Maria de Jesus; Pimentel, LuísO presente Projeto Aplicado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial e pretende identificar quais as ferramentas que a “Bsmart” utiliza, na esfera do Controlo de Gestão, e se as mesmas contribuem para um Sistema de Controlo de Gestão eficaz. A Empresa alvo deste Projeto Aplicado, a “Bsmart”, concentra toda a informação inerente ao seu negócio no Enterprise Resource Planning (ERP) PHC. O ERP PHC dispõe de diversos outputs com informação resumida que contribuem para um acompanhamento em tempo real dos resultados e das áreas mais críticas da Empresa: Comercial, Suporte Técnico, Administrativo-Financeiro e Gestão de Projetos. Este Projeto Aplicado teve como base a análise de documentos e entrevistas realizadas aos principais responsáveis das diversas áreas da “Bsmart”, bem como entrevistas individuais a todos os seus colaboradores, num total de 16 entrevistas, de forma a suportar a fundamentação científica relevante. Todos os colaboradores da “Bsmart” estão motivados e alinhados com os objetivos e estratégia da empresa. São colaboradores autónomos e responsáveis, trabalham em equipa e delegam entre si, estão conscientes da relevância do seu papel na organização e exploram todos os recursos ao seu alcance. A “Bsmart”, de acordo com a literatura, cumpre com os pressupostos que estão na base do Plano Operacional. No que diz respeito ao Orçamento, a “Bsmart” segue o seu Plano Estratégico fruto da coordenação interna entre os vários departamentos. Segue também os quatro fundamentos que servem de sustento à Gestão da Estratégia: comunicação e alinhamento, planeamento, feedback e aprendizagem e visão. O Controlo Orçamental é efetuado pela Responsável Comercial, a nível do alinhamento dos resultados com os objetivos, e pela Gestora de Projetos, no âmbito do controlo dos Projetos. O Processo de Controlo de Gestão é contínuo e os resultados são acompanhados com regularidade no ERP PHC para que, em caso de desvios acentuados, sejam implementadas ações corretivas. O ERP PHC da “Bsmart” cumpre com todos os pressupostos que estão na base da utilização do Balanced Scorecard e Tableaux de Board e consegue obter uma visão global nas quatro perspetivas: sócios, clientes, processos internos e aprendizagem e desenvolvimento. O ERP PHC é um sistema modular, centrado numa única base de dados, que fornece informação diária e atualizada a todos os departamentos da “Bsmart”. É composto por módulos desktop e web permitindo uma gestão do negócio de forma integrada e em tempo real. Para além destes fatores, o ERP PHC agiliza na implementação de workflows tendo em consideração as boas práticas e contribui para um aumento da eficiência e eficácia operacional. O ERP PHC é a ferramenta de controlo e de pilotagem. Neste Estudo de Caso concluímos que o ERP PHC é a ferramenta chave no Controlo de Gestão da “Bsmart” e que dispõe de informação atualizada revelando-se orientadora na tomada de decisão. Este Estudo de Caso pretende deixar o seu contributo acerca do papel que um ERP representa, neste caso o ERP PHC, para uma PME Portuguesa, reforçando os fatores de sucesso que contribuem para um Sistema de Controlo de Gestão eficaz.
- Metodologias projectuais aplicadas num estúdio de designPublication . Oliveira, Joaquim; Aston, JeremyA politização do design enquanto disciplina ao serviços das organizações - e, por conseguinte, da sociedade - é uma realidade palpável de reponsabilização colectiva. E isto porque os domínios da intervenção das organizações equiparam-se aos domínios de intervenção do design: falamos de produtos, serviços e ambientes mas falamos mais concretamente de comunicação, de mensagens e de significados. O papel reformulador do design revela-se pela capacidade de integrar - de forma pertinente e efetiva - função, estrutura e significado ao mundo que nos rodeia, apelando às emoções e revoluções pessoais de todos nós. (Sousa Bárbara - 2012). Desde o contorno da sociedade moderna, o design é tema de debate, reflexão e de manifestações das mais variadíssimas formas, no qual o homem se debate pelos seus príncipios, conceitos e metodologias que foram sofrendo mutações ao longo do tempo. Num clima de prosperidade mecânica-tecnológica, existe a necessidade de recorrer a estas novas "soluções" para alcançar novos patamares e consequentemente, tornar o possível em impossível. Contudo esta prospecção tecnológica coloca em causa o design e o seu lado mais puro enquanto exercício de expressão, desenvolvimento e exaltação do ser humano.
- Desenvolvimento de uma cápsula para bebidas espirituosasPublication . Costa, João; Aston, JeremyO negócio das bebidas espirituosas revela-se altamente dinâmico com o surgimento continuo de novos mercados. Em função das mudanças culturais e nuances de cada nova geração de consumidores, implica a necessidade de criação de novos sabores, abordagens visuais e experiências distintivas associadas ao consumo de bebidas espirituosas. A crescente segmentação e a necessidade de diferenciar os produtos servem de impulso a um modelo de inovação veloz, que se tornará cada vez mais predominante e disseminado nesta área de negócio. Detendo como finalidade captar o interesse do consumidor, faz-se senr uma tendência cada vez mais crescente ao apelo sensorial e à interação com a cápsula e embalagem como parte integrante da experiência. O projeto, apresentado neste documento, teve como objetivo a conceção e desenvolvimento de uma solução modular para vedantes (cápsula) de bebidas espirituosas, incluindo um sistema de iluminação acionável pelo utilizador.
- A Matriz da fala no cantoPublication . Isabel Saraiva Guimarães, Inês; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música do Conservatório Superior de Música de Gaia, com a Especialidade em Canto, realizado no Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). Este Estágio Supervisionado teve como objetivo principal implementar uma metodologia com base numa seleção de técnicas de terapia vocal, de modo a alterar hábitos fonatórios e articulatórios, que pudessem causar tensões musculares, tanto da voz falada como da voz cantada, melhorando a qualidade vocal dos alunos de canto. Esta investigação foi realizada de modo a complementar à performance do canto os estudos de técnicas de voz falada, implementando à vertente do Ensino do Canto. Além disso, este estudo procurou encontrar soluções para a problemática das tensões musculares e para as alterações articulatórias e respiratórias durante a performance vocal, resultado talvez da dificuldade que as alunas apresentaram em alterar os mecanismos da voz falada para a voz cantada. Este estudo teve como base explicar as semelhanças entre ambas as ações, facilitando a sua perceção e concretização. O Projeto Pedagógico foi desenvolvido com três alunas da disciplina de Canto, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos. As técnicas vocais foram introduzidas gradualmente, consoante as dificuldades individuais de cada aluna demonstradas nas aulas de Canto. Todas as alunas que participaram no Projeto possuíam dificuldades técnicas, como tensões musculares, principalmente a nível da cintura escapular e da língua, anteriorização da cabeça, respiração superior ou clavicular, entre outras. No decorrer das aulas realizadas, após implementação das devidas técnicas referidas pela professora, com o auxílio do método respiratório, do corporal, do método de órgãos fonoarticulatórios, da fala e de sons facilitadores, constatou-se uma otimização da performance vocal no Canto. Com esta intervenção metodológica, as alunas apresentaram uma maior facilidade na execução da voz cantada, tal como da voz falada, demonstrando menos tensões e uma melhor atuação perante a sustentação vocal, a nível corporal (postura), de ressonância, articulatória e a nível respiratório.
- Impacto das novas terapêuticas oncológicas no sistema endócrino Inibidores do checkpoint imunológicoPublication . Gouveia, Pedro; André, Teresa Raposo; Abreu, Silvestre; Aveiro, Fernando
- Speech-language-hearing instruments to assess peripheral facial palsy: an integrative literature reviewPublication . Pereira, Mariane; Bianchini, Esther; Silva, Mabile; Palladino, RuthPurpose: to describe and analyze the clinical instruments that assess peripheral facial palsy through an integrative literature review. Methods: the precepts for this type of review were followed: research question, identification, selection of studies, and critical analysis. The Virtual Health Library (VHL), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar, and PubMed databases were accessed to search for fully available articles published in national journals between January 2008 and July 2018. The terms used in the search were “Speech, Language and Hearing Sciences”, “Evaluation”, and “Facial Paralysis”, in both English and Portuguese. The data obtained were organized per author, title, objective, instruments used, description of the instruments, and application procedures used in the articles. Results: out of the total 992 articles found, only 18 met the inclusion criteria of the research. In most of them, there was only the citation of the assessment instruments or considerations about them, without fully describing the application procedures. Conclusion: the study identified publications that indicate the use of clinical and speech-language-hearing assessment instruments. However, further detailing is necessary regarding the assessment procedures to help develop and refine the speech-language-hearing methodologies and techniques.