CI - CSMG - Relatórios de Estágio
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI - CSMG - Relatórios de Estágio by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- A motivação para o estudo do canto na adolescência: percursos alternativosPublication . Quintão, Annalisa; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação é parte integrante do Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, na Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Gaia. Teve como objetivo explorar diversas estratégias destinadas à obtenção de respostas que ajudem a delinear quais os fatores motivacionais que poderão estar na base do processo de aprendizagem em alunos do Ensino Básico do curso de Canto e que permitam ajudá-los a ultrapassar as suas dificuldades, proporcionando um desenvolvimento harmonioso do seu instrumento vocal e da sua prática artística. De facto, tornou-se evidente, para a autora deste trabalho ao longo da sua prática pedagógica, a necessidade de cuidar destes vários aspetos de forma mais atenta, pois atualmente, os alunos que frequentam o curso são cada vez mais novos passando, por isso, por diversas fases etárias que acarretam uma série de problemáticas influenciadas por uma multiplicidade de fatores culturais, sociais e evolutivos, entre outros. Este trabalho será fundamentado através de uma revisão da literatura que abarca os principais quadros teóricos existentes sobre o tema em análise, tanto no campo da aprendizagem em geral, assim como no da aprendizagem musical, realizados por parte de varias ciências ligadas à educação, e, em particular, da psicologia educacional. Não se pretende, num trabalho tão circunscrito quanto este, encontrar soluções de grande alcance de aplicabilidade, mas apenas verificar que estes fatores podem ser determinantes no crescimento dos alunos e ter uma parte relevante no processo de ensino/aprendizagem.
- A respiração como elemento fundamental no ensino do cantoPublication . Sachse, Gisela; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Com base no quadro teórico-conceptual apresentado em corpo de tese, serão esclarecidos os conceitos que norteiam esta investigação, bem como a metodologia aplicada. Como tal, neste Projeto exploramos o tema da respiração, o que os alunos sabem sobre o tema, como a aplicam, que imagens se afiguram mais frutíferas. Desta forma, procurou-se reunir um conjunto de exercícios respiratórios que desenvolvam e consciencializem os alunos para a importância da musculatura necessária a essa prática no canto lírico ou erudito, para que assim consigam obter resultados não só na sua performance, enquanto cantores, bem como no seu dia-a-dia. Nesta perspetiva, foi feita uma pesquisa sobre o tema que apresentamos, no sentido de encontrar fontes bibliográficas e eletrónicas que nos permitiram realizar um levantamento de alguns dos estudos mais relevantes realizados sobre esta problemática. O motivo fundamental desta pesquisa está relacionado, com o facto de a autora do atual Projeto de Investigação se ter apercebido, dada a sua experiência como cantora e professora, como a respiração é a pedra basilar de um bom cantor, e como a otimização do ato respiratório aplicado ao canto lírico, é o resultado de anos de aperfeiçoamento e maturidade respiratória e vocal. Assim, pretendeu-se reunir e sistematizar um conjunto de exercícios, e aplicá-los na prática do ensino do Canto, para poder observar e registar os resultados obtidos e tirar as respetivas conclusões. Este conjunto de exercícios terá como objetivo permitir aos alunos que essa consciencialização respiratória surja com maior naturalidade e de forma mais célere. A metodologia utilizada no âmbito do desenvolvimento desta investigação, denominada A respiração como elemento fundamental no ensino do Canto, foi a da Investigação-Ação, que se baseou no Modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005).
- O movimento corporal como elemento dinamizador do desenvolvimento vocal no processo de aprendizagem e do estudo do canto eruditoPublication . Mesquita, Vera; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). O trabalho aqui desenvolvido e apresentado é um relatório de estágio onde, para além do relato pormenorizado do conjunto das aulas dadas e assistidas durante o estágio pedagógico, se visa relatar uma série de experiências realizadas nesse âmbito e que delinearam um projeto educativo específico - O Movimento Corporal como Elemento Dinamizador do Desenvolvimento Vocal no Processo de Aprendizagem e do Estudo do Canto Erudito - que incorporou o conjunto das atividades letivas desenvolvidas, e que será exposta como parte constitutiva deste relatório de estágio integrado no Mestrado em Ensino da Música, especialização em Canto, no Conservatório Superior de Música de Gaia, com crianças de 11 e 12 anos da disciplina de Canto do curso articulado. O ponto fulcral deste relatório é, para além do relato das atividades pedagógicas desenvolvidas ao nível das aulas dadas e assistidas, apresentar uma proposta pedagógica específica na qual, o movimento corporal se constitui como um elemento fundamental no desenvolvimento vocal, já que através dele conseguimos a libertação das tensões e dos obstáculos que inconscientemente colocamos ao nosso corpo e, por consequência, à nossa emissão vocal, e à nossa prestação vocal e artística. A apresentação da proposta e das experiências aqui relatadas têm como objetivo ajudar, neste caso, as crianças a libertarem-se das suas tensões, de modo a que se torne mais fácil a sua expressão corporal e a qualidade vocal emitida durante uma prestação vocal pública. O resultado final denota o carácter estimulante das experiências realizadas da metodologia utilizada e trabalhada ao longo das aulas dadas, assim como a motivação e o desempenho obtido pelas crianças com as quais trabalhei.
- Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de ConjuntoPublication . Ferreira Pinto, Aureliano; Mateus, MárioO Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.
- O movimento corporal como fator de motivação e de incremento da qualidade da produção sonoraPublication . Leite, Pedro Nuno; Mateus, MárioO presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Música de Conjunto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2017/2018. Este Estágio teve como temas principais: a) a aplicação do movimento corporal articulado com exemplos musicais executados pelos alunos; b) a prática de jogos didáticos inspirados em Martenot, com os objetivos que a seguir se enumeram: aumentar a eficácia do processo formativo; suscitar o envolvimento emocional dos alunos dentro da sala de aula; aumentar os níveis de motivação dos alunos; incrementar a qualidade do som produzido pelos alunos em contexto de aula e em público; O racional que presidiu ao trabalho de Estágio integrou conceitos operacionais de cunho epistemológico e propostas pedagógico-didáticas formuladas por pedagogos europeus da primeira metade de século XX. Entre estas propostas avulta a importância conferida ao movimento e a expressão corporal nos processos de musicalização em sala de aula. A planificação do Estágio seguiu as orientações preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa no quadro do conceito Investigação-ação. Pelos registos apresentados na análise categorial e pela interpretação dos resultados retirados dos instrumentos de recolha de dados, parece legítimo e apropriado concluir que o movimento corporal e os jogos didáticos, utilizados nas classes de conjunto da maneira proposta, constituíram fator facilitador das aprendizagens cognitivas, performativas e uma melhor compreensão e vivência da música como linguagem.
- A Emotividade no ensino do Canto - Influências das emoções fictícias no comportamento vocalPublication . Ana Sofia Malaquias Vinhas Marques PereiraEste Estágio Supervisionado teve como principal objetivo projetar e implementar uma metodologia eficaz para melhorar a qualidade do som vocalmente emitido por alunos de canto, libertando-o das tensões corporais, através da introdução e aplicação da expressão vocal de emoções fictícias no ensino do canto. Esta investigação foi levada a cabo no âmbito do Projeto Pedagógico no sentido de complementar os poucos estudos já existentes direccionados para a aplicação das emoções na vertente do Ensino do Canto. Procurou-se também com este estudo encontrar algumas soluções para a problemática dos desajustes na performance vocal, com o objetivo de atenuar as tensões corporais provocadas talvez pelo excesso de informação técnica transmitida ao longo da aula de canto. Este Projeto Pedagógico foi desenvolvido na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, com três alunas da disciplina de Canto, tendo idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Partiu-se de uma estrutura geral que foi sofrendo alterações no decorrer do Estágio, de forma a tornar os exercícios de técnica vocal personalizados a cada aluno, sendo a sua aplicação efetuada em cada aula de Canto. As alunas, que se disponibilizaram a participar neste Projeto, tinham todas menos de 3 anos de prática vocal e apresentavam diversas dificuldades técnicas, tais como palato mole demasiado baixo, retração persistente da língua, lateralização da mandíbula, tensões significativas do torso, nasalização da voz, entre outros. No decorrer das aulas efetuadas constatou-se que quando se pedia às alunas para expressarem uma determinada emoção (alegria, tristeza, raiva ou surpresa), a qualidade sonora melhorava pois as alunas não se encontravam tão tensas (deixavam de pensar em demasia no que precisavam de realizar em termos técnicos e físicos) apresentando uma colocação vocal mais próxima do pretendido nas notas agudas, ao expressar as emoções de alegria e surpresa, e nas notas mais graves, nas emoções raiva e tristeza (palato mole subido, coluna de ar sem obstruções, ressoadores ativos). Com esta intervenção metodológica observaram-se significativas melhorias ao nível da qualidade do som vocalmente emitido, das tensões corporais e da expressividade.
- Motivação para o canto erudito através da ópera infantilPublication . Lioba Vergely; Salgado, AntónioOs estudos vocacionais para a área do Canto Erudito em Portugal integram atualmente crianças e jovens do Ensino Básico. Todavia, apesar dos esforços já existentes no país nesta área, seria desejável que a aposta cultural na área da Ópera, nestas faixas etárias, se tornasse mais consistente de forma a ter repercussões na futura formação destes alunos. Por conseguinte, no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada, delineou-se a seguinte hipótese investigativa: Como motivar para o Canto Erudito através da Ópera Infantil? Procura-se assim inquirir em que sentido a realização de um projeto de Ópera Infantil pode contribuir para: a) Motivar para a aprendizagem do Canto Erudito; b) Promover a audição e interpretação de música de caráter operático/operático-infantil; c) Desenvolver a técnica vocal; d) Desenvolver a expressividade vocal e corporal através da experiência cénica; e) Sensibilizar a comunidade parental e educativa para a prática do Canto; f) Promover competências socioculturais (saber ser, saber estar); A partir da Ópera Infantil: Palavras na Barriga do compositor Vasco Negreiros foram implementadas aulas individuais e de Classe Conjunto. A análise dos resultados tem em consideração a recolha sistemática de dados, reflexão das aulas lecionadas, conjugada com os resultados de inquéritos realizados e a avaliação das aprendizagens dos alunos. As conclusões finais apontam para um aumento de audição e interpretação de repertório de caráter operático/operático-infantil e aumento da motivação para a prática do Canto Erudito em jovens que têm a possibilidade de participar em Projetos de Ópera.
- O "Warm Up" como instrumento didático nas aulas de classes de conjuntoPublication . Fernandes, Filipe; Mateus, MárioO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, por mim realizado, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica foi realizada no contexto de uma classe de conjunto, de instrumentos de sopro do Conservatório do Vale do Sousa e teve como ponto de alavancagem a aplicação de uma metodologia comumente denominada Warm up. Esta ferramenta técnica e artística, teve como objetivos desenvolver, durante o período preparatório das aulas, algumas categorias basilares de uma boa execução musical, tais como: afinação, qualidade sonora, equilíbrio entre as partes, sentido frásico, gradações de dinâmica, entre outros. O material didático utilizado foi selecionado de várias publicações dedicadas a este assunto, com enfase para o método de aquecimento desenvolvido pela Saitama Sakae Wind Orquestra. O despertar para toda a problemática, o desenvolvimento da consciência auditiva e do gosto artístico que lhe subjaz, foram questões centrais da experiência musical. Por isso lhe dedicamos particular atenção durante o nosso estágio. Executada a ação formativa, identificados os resultados obtidos pela prática do Warm up referido, podemos concluir que a escolha e implementação do método influenciou positivamente o desempenho da classe de conjunto, ao nível das categorias mencionadas. Este poderá ser um fundamento metodológico, de base teórica artística, para boas práticas de música de conjunto, no ensino vocacional da música, e ainda, uma excelente base para o trabalho de grupos musicais, quaisquer que eles sejam.
- O repertório didático musical como fator de motivação nas aulas de classe de conjuntoPublication . Leonel Filipe Santos PatrícioO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, por mim realizado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a complementou, tiveram como tema central a motivação dos alunos em sala de aula. Particularmente sensíveis a este fenómeno do universo escolar, procuramos compreendê-lo no exercício letivo e conhecer quais os fatores que podem melhor concorrer para incentivar a motivação dos alunos, no processo ensino-aprendizagem, quais os percursos metodológicos mais apropriados, para o envolvimento dos alunos e quais os critérios mais adequados, para a escolha dos materiais didáticos. Durante o estágio utilizamos algumas das peças musicais elencadas no programa de Classe de Conjunto e observamos empiricamente a influência que foram exercendo nos processos de aquisição de competências, na execução instrumental, na qualidade expressiva e na socialização dos alunos. Foram recolhidos dados através de inquéritos aos alunos, diários de bordo do mestrando, documentos videográficos e fotográficos que serviram de base para as conclusões. Da análise e interpretação dos indicadores podemos retirar que o repertório pode ser um fator positivo na criação da motivação dos alunos e no grau de sucesso da sua aprendizagem. Espera-se que este relatório constitua um testemunho eloquente do que se passou na nossa prática pedagógica supervisionada e que ele forneça elementos passíveis de serem utilizados, com proveito, no ensino da música através das Classes de Conjunto.
- Execução musical e movimento - Elementos da teoria de movimento de Rudolf Laban no ensino da música em classes de conjuntoPublication . Francisco Manuel Faria Reis; Mateus, MárioO presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Música de Conjunto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2018/2019. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados da obra de Rudolf Laban “Teoria do movimento”. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de Rudolf Laban, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nas classes de conjunto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Laban, através da exploração das afinidades entre estes exercícios e os elementos da expressão musical. ificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, tanto a nível individual como coletivo por parte dos alunos integrantes do quinteto de sopros que serviu de apoio à realização do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente.