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A Emotividade no ensino do Canto - Influências das emoções fictícias no comportamento vocal

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Este Estágio Supervisionado teve como principal objetivo projetar e implementar uma metodologia eficaz para melhorar a qualidade do som vocalmente emitido por alunos de canto, libertando-o das tensões corporais, através da introdução e aplicação da expressão vocal de emoções fictícias no ensino do canto. Esta investigação foi levada a cabo no âmbito do Projeto Pedagógico no sentido de complementar os poucos estudos já existentes direccionados para a aplicação das emoções na vertente do Ensino do Canto. Procurou-se também com este estudo encontrar algumas soluções para a problemática dos desajustes na performance vocal, com o objetivo de atenuar as tensões corporais provocadas talvez pelo excesso de informação técnica transmitida ao longo da aula de canto. Este Projeto Pedagógico foi desenvolvido na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, com três alunas da disciplina de Canto, tendo idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Partiu-se de uma estrutura geral que foi sofrendo alterações no decorrer do Estágio, de forma a tornar os exercícios de técnica vocal personalizados a cada aluno, sendo a sua aplicação efetuada em cada aula de Canto. As alunas, que se disponibilizaram a participar neste Projeto, tinham todas menos de 3 anos de prática vocal e apresentavam diversas dificuldades técnicas, tais como palato mole demasiado baixo, retração persistente da língua, lateralização da mandíbula, tensões significativas do torso, nasalização da voz, entre outros. No decorrer das aulas efetuadas constatou-se que quando se pedia às alunas para expressarem uma determinada emoção (alegria, tristeza, raiva ou surpresa), a qualidade sonora melhorava pois as alunas não se encontravam tão tensas (deixavam de pensar em demasia no que precisavam de realizar em termos técnicos e físicos) apresentando uma colocação vocal mais próxima do pretendido nas notas agudas, ao expressar as emoções de alegria e surpresa, e nas notas mais graves, nas emoções raiva e tristeza (palato mole subido, coluna de ar sem obstruções, ressoadores ativos). Com esta intervenção metodológica observaram-se significativas melhorias ao nível da qualidade do som vocalmente emitido, das tensões corporais e da expressividade.

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canto pedagogia emoções expressividade música

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