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- Crystalline films of L‐threonine complexed with copper (II) dispersed in a Galactomannan solution: a structural, vibrational, and thermal studyPublication . Oliveira Neto, João G.; Cavalcante, Lincoln A.; Gomes, Eduardo S.; Dos Santos, Adenilson O.; Sousa, Francisco F; Mendes, Fernando 1973-; Macêdo, Ana Angélica MThe study’s aim was to synthesize a crystalline film formed by L-threonine crystals complexed with Cu2+ ions (LTCu) dispersed in a galactomannan (Gal) solution as well as to characterize its structural, vibrational, and thermal properties. Gal(LTCu) films were prepared by the addition of copper II L-threoninate crystals in concentrations of 0.25, 0.50, and 0.75 in 2%Gal solution. To characterize the Gal(LTCu) properties, we used X-ray diffraction (XRD), UV–Vis and Raman spectroscopy, thermogravimetry, and thermal analyses (TG- DTA). XRD showed that the Gal(LTCu) films are crystalline and have acquired coloration similar to the one of LTCu crystal. The UV–Vis spectra revealed that the films tend to assume a square planar conformation due to Jahn Teller effect. Bands related to the interaction between the metal ion with the organic compounds were observed through the Raman spectra. TG-DTA showed that the films exhibit low thermal stability due to the dehydration process
- A Emotividade no ensino do Canto - Influências das emoções fictícias no comportamento vocalPublication . Ana Sofia Malaquias Vinhas Marques PereiraEste Estágio Supervisionado teve como principal objetivo projetar e implementar uma metodologia eficaz para melhorar a qualidade do som vocalmente emitido por alunos de canto, libertando-o das tensões corporais, através da introdução e aplicação da expressão vocal de emoções fictícias no ensino do canto. Esta investigação foi levada a cabo no âmbito do Projeto Pedagógico no sentido de complementar os poucos estudos já existentes direccionados para a aplicação das emoções na vertente do Ensino do Canto. Procurou-se também com este estudo encontrar algumas soluções para a problemática dos desajustes na performance vocal, com o objetivo de atenuar as tensões corporais provocadas talvez pelo excesso de informação técnica transmitida ao longo da aula de canto. Este Projeto Pedagógico foi desenvolvido na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, com três alunas da disciplina de Canto, tendo idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Partiu-se de uma estrutura geral que foi sofrendo alterações no decorrer do Estágio, de forma a tornar os exercícios de técnica vocal personalizados a cada aluno, sendo a sua aplicação efetuada em cada aula de Canto. As alunas, que se disponibilizaram a participar neste Projeto, tinham todas menos de 3 anos de prática vocal e apresentavam diversas dificuldades técnicas, tais como palato mole demasiado baixo, retração persistente da língua, lateralização da mandíbula, tensões significativas do torso, nasalização da voz, entre outros. No decorrer das aulas efetuadas constatou-se que quando se pedia às alunas para expressarem uma determinada emoção (alegria, tristeza, raiva ou surpresa), a qualidade sonora melhorava pois as alunas não se encontravam tão tensas (deixavam de pensar em demasia no que precisavam de realizar em termos técnicos e físicos) apresentando uma colocação vocal mais próxima do pretendido nas notas agudas, ao expressar as emoções de alegria e surpresa, e nas notas mais graves, nas emoções raiva e tristeza (palato mole subido, coluna de ar sem obstruções, ressoadores ativos). Com esta intervenção metodológica observaram-se significativas melhorias ao nível da qualidade do som vocalmente emitido, das tensões corporais e da expressividade.
- A Promoção de uma Cultura de Segurança no Ensino Secundário - Estudo de Caso aplicado ao Concelho do SeixalPublication . Mota, Ana Cristina; Oliveira, Ana PaulaAs escolas podem e devem disseminar o conhecimento e implementar regras de prevenção e proteção através dos programas curriculares em todos os ciclos de ensino, para contribuírem para a redução do risco de catástrofes, de acordo com a legislação, com as práticas nacionais e com os currículos educacionais. Nesse sentido, a partir de 2011 deu-se uma mudança de paradigma no ensino em Portugal e a escola passou a ser oficialmente o polo de produção e difusão de informação sobre Educação para o Risco. Este estudo propõe analisar o percurso das alterações legislativas em matéria de Educação para o Risco de 1989 a 2018, bem como os conteúdos programáticos presentemente vigentes em Portugal. Pretende-se, também, aferir se foram implementadas as medidas preconizadas no ensino secundário, relativas à promoção da resiliência e autoproteção perante o risco. Foi realizado um inquérito a 404 alunos de duas escolas do concelho do Seixal, que frequentam o 10º e 12º ano. O estudo revela homogeneidade de resultados relativamente aos dois anos escolares em análise, aferindo-se que os alunos realizam com pouca regularidade trabalhos sobre catástrofes, sendo as pesquisas feitas principalmente com recurso à Internet. Os alunos revelam conhecimentos em matéria de medidas de autoproteção aplicados em simulacro, sendo estes maioritariamente realizados em espaços escolares, incidindo os mesmos em situação de ocorrência de sismo ou incêndio em edifício. Denotando-se, assim, o importante papel da escola na operacionalização de medidas de autoproteção através na prática dos simulacros. Relativamente ao conhecimento revelado pelos inquiridos sobre os riscos que constam no Plano de Emergência da escola ou do Plano de Emergência e Proteção Civil do Seixal, a grande maioria afirma desconhecer os riscos presentes em ambos os Planos. Relativamente aos perigos prováveis, os incêndios florestais são apontados como os mais preocupantes.
- Recrutamento e Seleção de comerciais porta a porta na empresa Volumes e Critérios - Serviços ComerciaisPublication . Candeias, Inês Andreia Gouveia; Sabino, AnaO presente relatório foi desenvolvido através da realização do estágio curricular na empresa Volumes e Critérios- Serviços Comerciais, com o objetivo de obter o grau de mestre pela Universidade Europeia. O estágio desempenhado debruçou-se essencialmente sobre o R&S de comerciais porta a porta, de um dos maiores parceiros da Iberdrola em Portugal. Atualmente, os comerciais de uma empresa de vendas são o seu alicerce e a sua maior força competitiva face a concorrentes e mercado, sendo por isso crucial que as organizações apliquem um bom processo de recrutamento e seleção, integração e formação. No âmbito deste trabalho foram estudados autores de referências na área do recrutamento e seleção, e exibidos os preditores de sucesso, mas também de insucesso, do ramo comercial. Mediante a experiência de estágio e a revisão de literatura, foram feitas propostas de melhoria ao processo de recrutamento e seleção da empresa, com o objetivo de aperfeiçoar as suas metodologias e práticas em GRH.
- Relatório de Estágio: O Talento - ExperisPublication . Castro, Inês Gomes; Lopes, SílviaEste relatório foi desenvolvido com base no estágio curricular, que a estagiária desenvolveu ao longo de três meses, na Experis. Neste documento, é possível analisar e ler todo o descritivo do processo realizado pela estagiária, enquanto membro da equipa de Delivery, no recrutamento e seleção de diferentes perfis. Ao longo deste documento são abordados os constructos de Talento, Gestão do Talento, Atração do Talento, Retenção do Talento e por fim, o Recrutamento e Seleção de Talentos, que são descritos na revisão da literatura, com base em manuais de referência e artigos científicos analisados pela autora. É também realizada uma análise critica, comparando o processo pelo qual a estagiária passou com a revisão da literatura, de forma a elaborar um proposta de melhoria para a empresa Experis, tendo por base o constructo Talento e Retenção do Talento.
- A Relação entre as Características do Emprego e as Necessidades Psicológicas dos Trabalhadores: a moderação pela idadePublication . Basilio, Elizabete de Freitas Silva; Lopes, SílviaO sucesso das organizações naturalmente passa pela gestão dos seus recursos e, nomeadamente, dos seus Recursos Humanos, o que implica que os gestores, cada mais, devem apostar numa política das práticas de recursos humanos consistente e adequada, tendo em conta a faixa etária, porque são as pessoas, com as suas competências, atitudes e o seu grau de envolvimento que constituem o principal fator de diferenciação e competitividade nas empresas num mundo global. No presente estudo de design transversal foram estudadas as relações entre as perceções dos colaboradores sobre as características do emprego e as necessidades psicológicas dos trabalhadores, em que a idade foi analisada como variável moderadora destas relações. Quanto à idade foram distinguidos três grupos etários: os mais jovens com idade inferior ou igual a 35 anos, os de meia-idade entre os 36 e 49 anos de idade e os mais velhos com mais de 50 anos de idade. A amostragem deste estudo é relativa à população ativa portuguesa (n = 350) numa determinada empresa com uma atividade específica em Portugal. Os resultados obtidos permitiram verificar que, de um modo geral, a perceção das características do emprego está significativamente relacionada com a satisfação das necessidades psicológicas dos trabalhadores. Adicionalmente constatou-se o papel moderador da idade nas relações entre as variáveis em estudo, i.e., enquanto a relação entre a perceção de empregabilidade e perceção de insegurança do trabalho com a satisfação das necessidades psicológicas foi significativa para a faixa etária dos mais velhos e os colaboradores de meia-idade, para os colaboradores mais jovens esta relação não foi significativa. Curiosamente, quanto à relação entre overqualification e necessidades psicológicas, verificou-se o oposto, i.e., para os colaboradores mais jovens esta relação foi significativa, enquanto para os colaboradores mais velhos esta associação não se verifica. As implicações destes resultados para a gestão de Recursos Humanos serão discutidas.
- Trabalhar no setor de Marketing da empresa brasileira de cosméticos capilares Embelleze Portugal.Publication . GONÇALVES RODRIGUES, CAROLINE; Lopes, MartaO presente trabalho tem como objetivo apresentar o Estágio Curricular desenvolvido na empresa Brazilian Secrets - Embelleze Portugal, com o objetivo de obtenção do grau de Mestre em Marketing. Foi realizado um estágio na área de Marketing, em um período de três meses, precisamente no cargo de coordenação das atividades de comunicação e marketing em Portugal e para outros países como Espanha, Itália, UK, França, entre outros. O intuito principal era analisar as estratégias de marketing adotadas em cada mercado para o lançamento dos produtos e sugerir novas estratégias para os lançamentos nos mercados em prospecção. Com esta finalidade, o estágio decorreu na sede da empresa e nos pontos de venda em Portugal. Todos os setores da empresa focam acompanhados, desde a área comercial, até à administrativa, passando também pela logística, comercial e promoções de venda. Foi realizado o levantamento dos processos que envolvem o marketing e a partir da revisão de literatura, foram sugeridas novas diretrizes de identidade da marca e posicionamento dos produtos no mercado português.