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- A comunicação dos eventos na era digital : caso de estudo das 7 MaravilhasPublication . Rocha, Joana Carrinho; Costa, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres daA forma como as empresas comunicam um evento é algo muito complexo e único. O conceito “evento” e toda a sua tipologia e caraterização é algo muito extenso e específico, variando assim de caso para caso, sendo ainda mais importante compreender de que forma comunicar cada evento em particular. Torna-se importante compreender o meio envolvente em que o evento está inserido, como são aceites no mercado e principalmente o seu público (quem são, onde estão e o que desejam), para que a comunicação seja ajustada, a mensagem passada e compreendida e o evento tenha consecutivamente sucesso. É ainda relevante interpretarmos o crescimento significativo e veloz da internet, o que permitiu às empresas, tê-la e utiliza-la como uma forte alavanca no trabalho desenvolvido, permitindo esta novas formas de comunicar. Neste sentido, penso que se torna pertinente discutir a verdadeira importância que tem a comunicação digital como ferramenta de divulgação dos eventos, mais especificamente no caso de estudo escolhido para esta investigação, as 7 Maravilhas.Torna-se deste modo relevante analisar de seguida os dois universos: o de quem comunica (projeto 7 Maravilhas) e de quem recebe a informação (público das 7 Maravilhas) e consecutivamente avaliar a intenção do emissor da comunicação e qual a perceção do recetor dessa mesma informação, para compreendermos o sucesso ou insucesso da dinâmica. Em suma, o grande objetivo desta investigação é compreender se existe ou não uma dinâmica da comunicação digital na divulgação dos eventos, contribuindo este estudo para a perceção e avaliação das plataformas digitais do projeto 7 Maravilhas. Por fim, foi possível concluir que existe uma dinâmica na comunicação digital do evento, uma vez que o que é emitido pelo projeto 7 Maravilhas a nível digital, chega aos consumidores digitais do evento. Estes avaliam o conteúdo (informação e imagem) e o evento no geral com classificações bastante positivas, o que traduz uma satisfação e acompanhamento de conteúdos, resultando numa dinâmica digital comunicacional.
- Plano de Mitigação da Fraude Alimentar IFS Logistics Versão 2.2Publication . Leal, Filipa Margarida Sarmento dos Santos; Gândara, João Filipe MarquesEste relatório resulta do estágio curricular do mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este estágio decorreu entre os dias 7 de janeiro de 2019 e 7 de julho de 2019 na empresa Gelcentro – Comércio de Produtos Alimentares Congelados, Lda. O objetivo principal foi a elaboração de um plano de mitigação da fraude alimentar, que corresponde ao requisito 4.2.4.8 da norma IFS Logistics. As diversas fraudes alimentares que têm ocorrido a nível global nas últimas décadas levaram ao desenvolvimento de medidas para controlar a situação e não tornar a falta de controlo alimentar num problema mundial, uma vez que as consequências da fraude alimentar podem provocar elevados desequilíbrios económicos e de qualidade. Para efetuar um controlo da qualidade alimentar mais adequado, foi publicada em junho de 2018 uma nova versão do referencial IFS Logistics, que se distingue pelo objetivo conjunto do comércio e da indústria para criar transparência e confiança em toda a cadeia de fornecedores. Esta versão contém pela primeira vez um requisito específico que obriga as empresas que pretendem obter a certificação por este referencial a implementar um plano de mitigação da fraude alimentar. Neste relatório é inicialmente feita uma breve descrição da empresa onde foi realizado o estágio. São depois apresentados os principais requisitos da norma IFS Logistics e a forma como são implementados na empresa. De seguida, é feita uma abordagem ao problema da fraude alimentar, mostrando a forma como este problema tem vindo a aumentar e quais as medidas implementadas para o controlar. Finalmente, é apresentado o plano de mitigação da fraude alimentar desenvolvido durante o período de estágio. Palavras-chave: Fraude Alimentar, IFS Logistics, Plano de Mitigação.
- O repertório didático musical como fator de motivação nas aulas de classe de conjuntoPublication . Leonel Filipe Santos PatrícioO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, por mim realizado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a complementou, tiveram como tema central a motivação dos alunos em sala de aula. Particularmente sensíveis a este fenómeno do universo escolar, procuramos compreendê-lo no exercício letivo e conhecer quais os fatores que podem melhor concorrer para incentivar a motivação dos alunos, no processo ensino-aprendizagem, quais os percursos metodológicos mais apropriados, para o envolvimento dos alunos e quais os critérios mais adequados, para a escolha dos materiais didáticos. Durante o estágio utilizamos algumas das peças musicais elencadas no programa de Classe de Conjunto e observamos empiricamente a influência que foram exercendo nos processos de aquisição de competências, na execução instrumental, na qualidade expressiva e na socialização dos alunos. Foram recolhidos dados através de inquéritos aos alunos, diários de bordo do mestrando, documentos videográficos e fotográficos que serviram de base para as conclusões. Da análise e interpretação dos indicadores podemos retirar que o repertório pode ser um fator positivo na criação da motivação dos alunos e no grau de sucesso da sua aprendizagem. Espera-se que este relatório constitua um testemunho eloquente do que se passou na nossa prática pedagógica supervisionada e que ele forneça elementos passíveis de serem utilizados, com proveito, no ensino da música através das Classes de Conjunto.
- Avaliação da correlação entre a presença de Salmonela SPP. e microorganismos indicadores de higiene em carcaças de suínosPublication . Tavares, Daniela Santos; Dias, Susana Maria PereiraAs bactérias do género Salmonella spp. são responsáveis por infeções em suínos e em seres humanos, influenciando assim a produção de carne e também a saúde pública. O presente estudo teve como objetivo mapear a distribuição da contaminação microbiológica, em particular no que respeita a indicadores de higiene e Salmonella spp., em carcaças de suínos e avaliar e estabelecer uma correlação, no sentido de poder usar a quantificação de aeróbios totais a 30°C e Enterobacteriaceae, como indicadores fiáveis da presença de Salmonella spp., com o intuito de evitar/reduzir as análises morosas e dispendiosas de pesquisa deste patógeno. Com este propósito foram utilizados dados compreendidos entre o dia 20 de junho de 2017 e 10 de junho de 2019. Neste período de tempo foram analisadas 525 amostras pertencentes a um matadouro no distrito de Coimbra, recolhidas no corredor de expedição, antes da refrigeração. Em todas as amostras, foi pesquisada a presença de Salmonella spp. e quantificados os aeróbios totais a 30°C e Enterobacteriaceae. Relativamente à quantificação de Enterobacteriaceae, foram determinados valores entre 0,70 Log10 ufc/cm2 e 4,32 Log10 ufc/cm2 , com uma média de 1,72 ± 0,72 Log10 ufc/cm2 . Na quantificação de aeróbios totais, os valores variaram entre 0,90 Log10 ufc/cm2 e 5,88 Log10 ufc/cm2 , com um valor médio de 3,33 ± 0,66 Log10 ufc/cm2 . No que concerne a Salmonella spp., do total de amostras analisadas, esta foi detetada em apenas 42 amostras, as quais apresentaram valores de indicadores de higiene de diversas ordens de grandeza. Desta forma, não foi possível estabelecer estatisticamente uma correlação positiva entre a contagem de indicadores de higiene e a presença de Salmonella spp., como se procurou inicialmente com este estudo. Palavras-chave: Carcaças de suínos, Enterobacteriaceae, Indicadores de Higiene, Salmonella
- BOMBEIROS E FAMILIARES EM SITUAÇÃO DE CATÁSTROFEPublication . Silva, Paulo; Gomes, ArturEm caso de catástrofe os bombeiros, e os seus familiares irão ser afetados pelos seus efeitos e poderão não estar disponíveis para integrar o dispositivo de resposta enquanto não tiverem a garantia de que os mesmos estão seguros. A fase de preparação das catástrofes é fundamental para aumentar a resiliência das comunidades e dos serviços de emergência. O Corpo de Bombeiros (CB) de Portimão não dispõe de um abrigo temporário para bombeiros e familiares em caso de catástrofe. Os objectivos deste trabalho são: saber se existência de um abrigo para os bombeiros de Portimão e seus familiares contribuirá para os operacionais estarem mais disponíveis para integrarem o dispositivo operacional de resposta em caso de catástrofe; saber se os bombeiros do Corpo de Bombeiros de Portimão têm implementado um plano de emergência familiar, e perceber se o quartel do CB de Portimão é um local adequado para ser abrigo temporário para os bombeiros e familiares em caso de catástrofe, e quais a necessidades logísticas e administrativas associadas. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica subjacente às temáticas exploradas, um questionário aos elementos do CB de Portimão, e análise de informação disponibilizada sob formato de ficheiro informático KMZ, através da sua correlação sobre o software informático Google Earth. De uma população de 126 bombeiros, resultou uma amostra de 30, maioritariamente masculina, e na sua totalidade de nacionalidade portuguesa. A maioria é natural de Portimão (57%). Do ponto de vista familiar a maioria dos bombeiros (73%) refere que não está preparado para fazer face a uma catástrofe, nem tem um plano de catástrofe (emergência) familiar implementado (73%). O quartel do CB de Portimão pode ser um abrigo temporário para os seus bombeiros e familiares, o que é bem visto pelos mesmos, que referem ser um contributo para o aumento da sua disponibilidade para integrarem um dispositivo de resposta em caso de catástrofe. De modo a maximizar o contributo deste abrigo, é fundamental que todos os bombeiros instituam um plano de emergência familiar.
- Contribuição da gestão do design no turismo: realização de um plano de negócio de alojamento localPublication . Silva, Sara Isabel Gonçalves da Cruz Moreira da; Reis, José LuísA atividade turística está em expansão mundial e tendo isso em conta, o design e a sua gestão surgem como uma área em desenvolvimento no que diz respeito ao turismo. Este estudo surge na oportunidade de desenvolvimento da gestão do design no setor do turismo, tendo como objetivo saber como pode o design contribuir num caso prático com o objetivo de melhora o plano de negócio de um estabelecimento para alojamento local. No trabalho fez-se a revisão bibliográfica através de vários autores sobre gestão de design, design estratégico, turismo de experiência e hospedaria. Para a recolha de informação em relação as ações de design implementadas por alojamentos locais que já se encontram no mercado, realizou-se várias entrevistas, que permitiu o levantamento de perspetivas, opiniões e valores por parte dos entrevistados. Numa segunda fase, realizou-se um estudo sobre o caso prático, desenvolvendo-se em seguida um plano de negócios, baseado no conhecimento adquirido. De acordo com o plano de negócios, são necessários vários tipos de recursos, nomeadamente os relacionados com as infraestruturas imobiliárias, as componentes de arquitetura, de design de interiores, de comunicação e de recursos humanos, tendo sido estimado um investimento de 220 860,00 € esperando o retorno desse investimento em 5 anos.
- Consciencialização de processos de design e de inovação na indústria do calçadoPublication . Leite, Hugo Miguel Palmares; Ferreira, Mafalda; Terroso, MiguelA presente investigação pretende analisar e demonstrar a consciencialização de empresários, diretores de design ou de desenvolvimento no setor do calçado português, sobre a necessidade e uso de processos de design e de inovação. Esses processos partem da sinergia de diferentes departamentos de uma organização, enquanto ferramentas fundamentais para a diferenciação e inovação dessas empresas. É na crítica literária e na análise de estudos de caso, numa investigação qualitativa através de avaliação prévia dessas empresas com critérios e, que na realização de entrevistas, se obtêm respostas para este tema. Para além de aumentar o conhecimento disponível, esta investigação tenta demonstrar como empresas de calçado inseridas em clusters utilizam processos de design e de inovação. Há um caminho a fazer para que as empresas promovam e consciencializem processos de design e de inovação nas suas organizações. É fundamental que as empresas de calçado portuguesas trabalhem numa gestão visionária, apostem na sinergia de equipas multidisciplinares e que implementem guias processuais de design e de inovação, ainda que não haja investimento e recursos suficientes.