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Abstract(s)
A presente investigação pretende analisar e demonstrar a consciencialização de empresários, diretores de design ou de desenvolvimento no setor do calçado português, sobre a necessidade e uso de processos de design e de inovação. Esses processos partem da sinergia de diferentes departamentos de uma organização, enquanto ferramentas fundamentais para a diferenciação e inovação dessas empresas.
É na crítica literária e na análise de estudos de caso, numa investigação qualitativa através de avaliação prévia dessas empresas com critérios e, que na realização de entrevistas, se obtêm respostas para este tema.
Para além de aumentar o conhecimento disponível, esta investigação tenta demonstrar como empresas de calçado inseridas em clusters utilizam processos de design e de inovação.
Há um caminho a fazer para que as empresas promovam e consciencializem processos de design e de inovação nas suas organizações. É fundamental que as empresas de calçado portuguesas trabalhem numa gestão visionária, apostem na sinergia de equipas multidisciplinares e que implementem guias processuais de design e de inovação, ainda que não haja investimento e recursos suficientes.
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Keywords
Indústria do calaçado portuguesa Processo de decisão de design Processo de inovação Gestão do design Organização