Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.77 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, por mim realizado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia.
A intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a complementou, tiveram como tema central a motivação dos alunos em sala de aula.
Particularmente sensíveis a este fenómeno do universo escolar, procuramos compreendê-lo no exercício letivo e conhecer quais os fatores que podem melhor concorrer para incentivar a motivação dos alunos, no processo ensino-aprendizagem, quais os percursos metodológicos mais apropriados, para o envolvimento dos alunos e quais os critérios mais adequados, para a escolha dos materiais didáticos.
Durante o estágio utilizamos algumas das peças musicais elencadas no programa de Classe de Conjunto e observamos empiricamente a influência que foram exercendo nos processos de aquisição de competências, na execução instrumental, na qualidade expressiva e na socialização dos alunos.
Foram recolhidos dados através de inquéritos aos alunos, diários de bordo do mestrando, documentos videográficos e fotográficos que serviram de base para as conclusões.
Da análise e interpretação dos indicadores podemos retirar que o repertório pode ser um fator positivo na criação da motivação dos alunos e no grau de sucesso da sua aprendizagem.
Espera-se que este relatório constitua um testemunho eloquente do que se passou na nossa prática pedagógica supervisionada e que ele forneça elementos passíveis de serem utilizados, com proveito, no ensino da música através das Classes de Conjunto.
Description
Keywords
motivação investigação-ação classe de conjunto repertório aluno