Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.28 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os estudos vocacionais para a área do Canto Erudito em Portugal integram atualmente
crianças e jovens do Ensino Básico. Todavia, apesar dos esforços já existentes no país
nesta área, seria desejável que a aposta cultural na área da Ópera, nestas faixas etárias, se
tornasse mais consistente de forma a ter repercussões na futura formação destes alunos.
Por conseguinte, no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada, delineou-se a seguinte
hipótese investigativa: Como motivar para o Canto Erudito através da Ópera Infantil?
Procura-se assim inquirir em que sentido a realização de um projeto de Ópera Infantil
pode contribuir para: a) Motivar para a aprendizagem do Canto Erudito; b) Promover a
audição e interpretação de música de caráter operático/operático-infantil; c) Desenvolver
a técnica vocal; d) Desenvolver a expressividade vocal e corporal através da experiência
cénica; e) Sensibilizar a comunidade parental e educativa para a prática do Canto; f)
Promover competências socioculturais (saber ser, saber estar);
A partir da Ópera Infantil: Palavras na Barriga do compositor Vasco Negreiros foram
implementadas aulas individuais e de Classe Conjunto. A análise dos resultados tem em
consideração a recolha sistemática de dados, reflexão das aulas lecionadas, conjugada
com os resultados de inquéritos realizados e a avaliação das aprendizagens dos alunos.
As conclusões finais apontam para um aumento de audição e interpretação de repertório
de caráter operático/operático-infantil e aumento da motivação para a prática do Canto
Erudito em jovens que têm a possibilidade de participar em Projetos de Ópera.
Description
Keywords
Motivação Canto Erudito Ópera Infantil Criança Ópera