Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Motivação para o canto erudito através da ópera infantil

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Os estudos vocacionais para a área do Canto Erudito em Portugal integram atualmente crianças e jovens do Ensino Básico. Todavia, apesar dos esforços já existentes no país nesta área, seria desejável que a aposta cultural na área da Ópera, nestas faixas etárias, se tornasse mais consistente de forma a ter repercussões na futura formação destes alunos. Por conseguinte, no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada, delineou-se a seguinte hipótese investigativa: Como motivar para o Canto Erudito através da Ópera Infantil? Procura-se assim inquirir em que sentido a realização de um projeto de Ópera Infantil pode contribuir para: a) Motivar para a aprendizagem do Canto Erudito; b) Promover a audição e interpretação de música de caráter operático/operático-infantil; c) Desenvolver a técnica vocal; d) Desenvolver a expressividade vocal e corporal através da experiência cénica; e) Sensibilizar a comunidade parental e educativa para a prática do Canto; f) Promover competências socioculturais (saber ser, saber estar); A partir da Ópera Infantil: Palavras na Barriga do compositor Vasco Negreiros foram implementadas aulas individuais e de Classe Conjunto. A análise dos resultados tem em consideração a recolha sistemática de dados, reflexão das aulas lecionadas, conjugada com os resultados de inquéritos realizados e a avaliação das aprendizagens dos alunos. As conclusões finais apontam para um aumento de audição e interpretação de repertório de caráter operático/operático-infantil e aumento da motivação para a prática do Canto Erudito em jovens que têm a possibilidade de participar em Projetos de Ópera.

Description

Keywords

Motivação Canto Erudito Ópera Infantil Criança Ópera

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License