Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O "Warm Up" como instrumento didático nas aulas de classes de conjunto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Estágio 2019.pdf10.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, por mim realizado, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica foi realizada no contexto de uma classe de conjunto, de instrumentos de sopro do Conservatório do Vale do Sousa e teve como ponto de alavancagem a aplicação de uma metodologia comumente denominada Warm up. Esta ferramenta técnica e artística, teve como objetivos desenvolver, durante o período preparatório das aulas, algumas categorias basilares de uma boa execução musical, tais como: afinação, qualidade sonora, equilíbrio entre as partes, sentido frásico, gradações de dinâmica, entre outros. O material didático utilizado foi selecionado de várias publicações dedicadas a este assunto, com enfase para o método de aquecimento desenvolvido pela Saitama Sakae Wind Orquestra. O despertar para toda a problemática, o desenvolvimento da consciência auditiva e do gosto artístico que lhe subjaz, foram questões centrais da experiência musical. Por isso lhe dedicamos particular atenção durante o nosso estágio. Executada a ação formativa, identificados os resultados obtidos pela prática do Warm up referido, podemos concluir que a escolha e implementação do método influenciou positivamente o desempenho da classe de conjunto, ao nível das categorias mencionadas. Este poderá ser um fundamento metodológico, de base teórica artística, para boas práticas de música de conjunto, no ensino vocacional da música, e ainda, uma excelente base para o trabalho de grupos musicais, quaisquer que eles sejam.

Description

Keywords

warm up afinação performance classe de conjunto relações pedagógicas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License