Repository logo
 
Publication

O "Warm Up" como instrumento didático nas aulas de classes de conjunto

datacite.subject.fosMúsicapt_PT
dc.contributor.advisorMateus, Mário
dc.contributor.authorFernandes, Filipe
dc.date.accessioned2020-01-15T15:57:37Z
dc.date.available2020-01-15T15:57:37Z
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, por mim realizado, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica foi realizada no contexto de uma classe de conjunto, de instrumentos de sopro do Conservatório do Vale do Sousa e teve como ponto de alavancagem a aplicação de uma metodologia comumente denominada Warm up. Esta ferramenta técnica e artística, teve como objetivos desenvolver, durante o período preparatório das aulas, algumas categorias basilares de uma boa execução musical, tais como: afinação, qualidade sonora, equilíbrio entre as partes, sentido frásico, gradações de dinâmica, entre outros. O material didático utilizado foi selecionado de várias publicações dedicadas a este assunto, com enfase para o método de aquecimento desenvolvido pela Saitama Sakae Wind Orquestra. O despertar para toda a problemática, o desenvolvimento da consciência auditiva e do gosto artístico que lhe subjaz, foram questões centrais da experiência musical. Por isso lhe dedicamos particular atenção durante o nosso estágio. Executada a ação formativa, identificados os resultados obtidos pela prática do Warm up referido, podemos concluir que a escolha e implementação do método influenciou positivamente o desempenho da classe de conjunto, ao nível das categorias mencionadas. Este poderá ser um fundamento metodológico, de base teórica artística, para boas práticas de música de conjunto, no ensino vocacional da música, e ainda, uma excelente base para o trabalho de grupos musicais, quaisquer que eles sejam.pt_PT
dc.identifier.tid202366510pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30988
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectwarm uppt_PT
dc.subjectafinaçãopt_PT
dc.subjectperformancept_PT
dc.subjectclasse de conjuntopt_PT
dc.subjectrelações pedagógicaspt_PT
dc.titleO "Warm Up" como instrumento didático nas aulas de classes de conjuntopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio 2019.pdf
Size:
10.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: