Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.08 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado
em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de
Música de Gaia (CSMG).
Com base no quadro teórico-conceptual apresentado em corpo de tese, serão esclarecidos os
conceitos que norteiam esta investigação, bem como a metodologia aplicada. Como tal, neste
Projeto exploramos o tema da respiração, o que os alunos sabem sobre o tema, como a aplicam,
que imagens se afiguram mais frutíferas. Desta forma, procurou-se reunir um conjunto de
exercícios respiratórios que desenvolvam e consciencializem os alunos para a importância da
musculatura necessária a essa prática no canto lírico ou erudito, para que assim consigam obter
resultados não só na sua performance, enquanto cantores, bem como no seu dia-a-dia. Nesta
perspetiva, foi feita uma pesquisa sobre o tema que apresentamos, no sentido de encontrar fontes
bibliográficas e eletrónicas que nos permitiram realizar um levantamento de alguns dos estudos
mais relevantes realizados sobre esta problemática.
O motivo fundamental desta pesquisa está relacionado, com o facto de a autora do atual Projeto
de Investigação se ter apercebido, dada a sua experiência como cantora e professora, como a
respiração é a pedra basilar de um bom cantor, e como a otimização do ato respiratório aplicado
ao canto lírico, é o resultado de anos de aperfeiçoamento e maturidade respiratória e vocal. Assim,
pretendeu-se reunir e sistematizar um conjunto de exercícios, e aplicá-los na prática do ensino do
Canto, para poder observar e registar os resultados obtidos e tirar as respetivas conclusões. Este
conjunto de exercícios terá como objetivo permitir aos alunos que essa consciencialização
respiratória surja com maior naturalidade e de forma mais célere.
A metodologia utilizada no âmbito do desenvolvimento desta investigação, denominada A
respiração como elemento fundamental no ensino do Canto, foi a da Investigação-Ação, que se
baseou no Modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005).
Description
Keywords
respiração canto exercícios de respiração performance ensino