Publication
A respiração como elemento fundamental no ensino do canto
datacite.subject.fos | Música | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Salgado, António | |
dc.contributor.author | Sachse, Gisela | |
dc.date.accessioned | 2018-11-19T13:49:46Z | |
dc.date.available | 2018-11-19T13:49:46Z | |
dc.date.issued | 2018-07-18 | |
dc.description.abstract | O presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Com base no quadro teórico-conceptual apresentado em corpo de tese, serão esclarecidos os conceitos que norteiam esta investigação, bem como a metodologia aplicada. Como tal, neste Projeto exploramos o tema da respiração, o que os alunos sabem sobre o tema, como a aplicam, que imagens se afiguram mais frutíferas. Desta forma, procurou-se reunir um conjunto de exercícios respiratórios que desenvolvam e consciencializem os alunos para a importância da musculatura necessária a essa prática no canto lírico ou erudito, para que assim consigam obter resultados não só na sua performance, enquanto cantores, bem como no seu dia-a-dia. Nesta perspetiva, foi feita uma pesquisa sobre o tema que apresentamos, no sentido de encontrar fontes bibliográficas e eletrónicas que nos permitiram realizar um levantamento de alguns dos estudos mais relevantes realizados sobre esta problemática. O motivo fundamental desta pesquisa está relacionado, com o facto de a autora do atual Projeto de Investigação se ter apercebido, dada a sua experiência como cantora e professora, como a respiração é a pedra basilar de um bom cantor, e como a otimização do ato respiratório aplicado ao canto lírico, é o resultado de anos de aperfeiçoamento e maturidade respiratória e vocal. Assim, pretendeu-se reunir e sistematizar um conjunto de exercícios, e aplicá-los na prática do ensino do Canto, para poder observar e registar os resultados obtidos e tirar as respetivas conclusões. Este conjunto de exercícios terá como objetivo permitir aos alunos que essa consciencialização respiratória surja com maior naturalidade e de forma mais célere. A metodologia utilizada no âmbito do desenvolvimento desta investigação, denominada A respiração como elemento fundamental no ensino do Canto, foi a da Investigação-Ação, que se baseou no Modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201980720 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24899 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | respiração | pt_PT |
dc.subject | canto | pt_PT |
dc.subject | exercícios de respiração | pt_PT |
dc.subject | performance | pt_PT |
dc.subject | ensino | pt_PT |
dc.title | A respiração como elemento fundamental no ensino do canto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |