Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A respiração como elemento fundamental no ensino do cantoPublication . Sachse, Gisela; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Com base no quadro teórico-conceptual apresentado em corpo de tese, serão esclarecidos os conceitos que norteiam esta investigação, bem como a metodologia aplicada. Como tal, neste Projeto exploramos o tema da respiração, o que os alunos sabem sobre o tema, como a aplicam, que imagens se afiguram mais frutíferas. Desta forma, procurou-se reunir um conjunto de exercícios respiratórios que desenvolvam e consciencializem os alunos para a importância da musculatura necessária a essa prática no canto lírico ou erudito, para que assim consigam obter resultados não só na sua performance, enquanto cantores, bem como no seu dia-a-dia. Nesta perspetiva, foi feita uma pesquisa sobre o tema que apresentamos, no sentido de encontrar fontes bibliográficas e eletrónicas que nos permitiram realizar um levantamento de alguns dos estudos mais relevantes realizados sobre esta problemática. O motivo fundamental desta pesquisa está relacionado, com o facto de a autora do atual Projeto de Investigação se ter apercebido, dada a sua experiência como cantora e professora, como a respiração é a pedra basilar de um bom cantor, e como a otimização do ato respiratório aplicado ao canto lírico, é o resultado de anos de aperfeiçoamento e maturidade respiratória e vocal. Assim, pretendeu-se reunir e sistematizar um conjunto de exercícios, e aplicá-los na prática do ensino do Canto, para poder observar e registar os resultados obtidos e tirar as respetivas conclusões. Este conjunto de exercícios terá como objetivo permitir aos alunos que essa consciencialização respiratória surja com maior naturalidade e de forma mais célere. A metodologia utilizada no âmbito do desenvolvimento desta investigação, denominada A respiração como elemento fundamental no ensino do Canto, foi a da Investigação-Ação, que se baseou no Modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005).
- O movimento corporal como elemento dinamizador do desenvolvimento vocal no processo de aprendizagem e do estudo do canto eruditoPublication . Mesquita, Vera; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). O trabalho aqui desenvolvido e apresentado é um relatório de estágio onde, para além do relato pormenorizado do conjunto das aulas dadas e assistidas durante o estágio pedagógico, se visa relatar uma série de experiências realizadas nesse âmbito e que delinearam um projeto educativo específico - O Movimento Corporal como Elemento Dinamizador do Desenvolvimento Vocal no Processo de Aprendizagem e do Estudo do Canto Erudito - que incorporou o conjunto das atividades letivas desenvolvidas, e que será exposta como parte constitutiva deste relatório de estágio integrado no Mestrado em Ensino da Música, especialização em Canto, no Conservatório Superior de Música de Gaia, com crianças de 11 e 12 anos da disciplina de Canto do curso articulado. O ponto fulcral deste relatório é, para além do relato das atividades pedagógicas desenvolvidas ao nível das aulas dadas e assistidas, apresentar uma proposta pedagógica específica na qual, o movimento corporal se constitui como um elemento fundamental no desenvolvimento vocal, já que através dele conseguimos a libertação das tensões e dos obstáculos que inconscientemente colocamos ao nosso corpo e, por consequência, à nossa emissão vocal, e à nossa prestação vocal e artística. A apresentação da proposta e das experiências aqui relatadas têm como objetivo ajudar, neste caso, as crianças a libertarem-se das suas tensões, de modo a que se torne mais fácil a sua expressão corporal e a qualidade vocal emitida durante uma prestação vocal pública. O resultado final denota o carácter estimulante das experiências realizadas da metodologia utilizada e trabalhada ao longo das aulas dadas, assim como a motivação e o desempenho obtido pelas crianças com as quais trabalhei.
- Listeriose em pequenos ruminantes: apresentação de um caso clínicoPublication . Santos, Ana Patrícia Queirós Simões; Carolino, Renato Nuno PimentelA Listeriose é uma doença infeciosa de carácter zoonótico causada pela bactéria Listeria monocytogenes. Esta afeta tanto o ser humano como os animais domésticos, nomeadamente os ruminantes, sendo os pequenos ruminantes mais afetados. L. monocytogenes é uma bactéria intracelular, gram-positiva, com distribuição ubiquitária e com características de organismo anaeróbio facultativo, tolerando e proliferando em condições hostis de temperatura e pH. Em ruminantes, casos de listeriose estão diretamente relacionadas com a ingestão de silagem contaminada. Isto deve-se ao facto de a silagem estar indevidamente condicionada, proporcionando um meio favorável ao crescimento da bactéria. A Listeriose manifesta-se principalmente através de três formas da doença: a forma encefálica, septicémica e a abortiva. A forma encefálica ou “Circling Disease” é considerada uma das mais prevalentes e será abordada nesta dissertação. O ciclo intracelular da bactéria é conhecido, contudo a forma como a L. monocytogenes afeta o sistema nervoso central (SNC), ainda merece maior compreensão. Os borregos referentes ao presente caso clínico, apresentavam sinais clínicos compatíveis com a forma encefálica. Os sinais mais comuns nesta infeção do SNC são: hipertermia, prostração e inapetência, anorexia, incoordenação, torneio e cabeça inclinada. O tratamento é pouco eficaz e após o aparecimento dos primeiros sinais neurológicos, normalmente ocorre morte dos animais. A terapêutica mais indicada passa pelo uso de antimicrobianos e para complementar, hidratação endovenosa e corticoterapia. O diagnóstico é baseado na história, sinais clínicos e na deteção da bactéria. Um diagnóstico definitivo apenas pode ser realizado post mortem e, na forma encefálica, a amostra mais indicada a ser recolhida é o encéfalo.
- Search for a singly produced third-generation scalar leptoquark decaying to a $\tau$ lepton and a bottom quark in proton-proton collisions at $\sqrt{s} =$ 13 TeVPublication . CMS collaboration (2302 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA search is presented for a singly produced third-generation scalar leptoquark decaying to a τ lepton and a bottom quark. Associated production of a leptoquark and a τ lepton is considered, leading to a final state with a bottom quark and two τ leptons. The search uses proton-proton collision data at a center-of-mass energy of 13 TeV recorded with the CMS detector, corresponding to an integrated luminosity of 35.9 fb$^{−1}$. Upper limits are set at 95% confidence level on the production cross section of the third-generation scalar leptoquarks as a function of their mass. From a comparison of the results with the theoretical predictions, a third-generation scalar leptoquark decaying to a τ lepton and a bottom quark, assuming unit Yukawa coupling (λ), is excluded for masses below 740 GeV. Limits are also set on λ of the hypothesized leptoquark as a function of its mass. Above λ = 1.4, this result provides the best upper limit on the mass of a third-generation scalar leptoquark decaying to a τ lepton and a bottom quark.