Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-29"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Crime organizado: da prevenção da criminalidade organizadaPublication . Cavalcante, Waldek Fachinelli; Valente, Manuel Monteiro GuedesO objetivo do trabalho é compreender como a ameaça social constituída pela criminalidade organizada pode ser prevenida e controlada, seja no âmbito das instâncias formais de controle social do crime, seja pelas instâncias informais. As hipóteses foram analisadas passando-se inicialmente pelo debate sobre o polêmico conceito de crime organizado e suas repercussões, as políticas criminais para o crime organizado adotadas em diferentes continentes e teorias criminológicas do crime aplicáveis ao crime organizado. Abordou-se, então: 1) a teoria da prevenção criminal e suas tipologias com foco na criminalidade organizada, analisando-se um modelo específico dos países baixos; 2) a relevância do ambiente social, da imersão social, dos mercados ilícitos, do conceito de redes criminosas e o empreendedorismo criminal para o entendimento do problema social sob estudo; 3) o papel indispensável da lavagem de dinheiro (branqueamento de capitais) para as organizações criminosas e a necessidade de sua repressão e prevenção para o controle da criminalidade organizada; 4) a cooperação necessária entre os órgãos do Sistema de Justiça Criminal e diversas outras esferas sociais para conter ameaça tão resiliente, com a ininterrupta produção e troca de inteligência em diversos níveis; 5) procurou-se tratar dos temas corrupção, terrorismo e crimes de colarinho branco e a necessidade de seu rígido controle para a prevenção do crime organizado. Essa amplitude, que ainda assim não esgota as temáticas necessárias para encontrar as respostas esperadas, é primordial para atacar adequadamente essa dura afronta à sociedade, ao Estado e à Democracia que se agrava com as rápidas mudanças sociais dos tempos contemporâneos, sendo causa e efeito da sociedade de risco e dos tempos líquidos.
- Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de ConjuntoPublication . Ferreira Pinto, Aureliano; Mateus, MárioO Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.
- Tridimensionalidade da investigação policial no esta de democrático de direito: a investigação policial sistêmica como instrumento de proteção dos direitos fundamentaisPublication . Brandão, Humberto de Mattos; Valente, Manuel Monteiro GuedesO objeto desta pesquisa está centrado no exame dos múltiplos enfoques sobre o controle da criminalidade no âmbito da investigação policial, tendo como baliza uma teoria tridimensional. A análise do papel da investigação policial no Estado Democrático de Direito, à luz da teoria tridimensional, aborda três perspectivas fundamentais, conforme o ponto de vista de cada um dos atores que protagonizam o fenômeno criminal (sociedade, investigado e Estado). O estudo tridimensional da investigação policial permite ao pesquisador identificar a função ideal do Estado Democrático de Direito diante dos conflitos decorrentes da colisão de forças diretivas opostas que são as aspirações da sociedade e do investigado. Além disso, possibilita a construção de um modelo de investigação policial voltado para solução dos conflitos através da promoção dos direitos humanos.
- A importância de aprender ciências através de atividades experimentais em educação pré-escolarPublication . Ferreira, Maria Aldina; Figueiroa, AlcinaO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em educação pré-escolar. Este relatório refere-se a um Projeto de Intervenção, realizado com um grupo de 23 crianças no jardim-de-infância O Jardim Infantil Os Pirralhos do Marquês. O projeto pretendia perceber o interesse das crianças na realização de atividades experimentais no âmbito das ciências destro do projeto de turma e indo sempre ao encontro dos interesses e necessidades do grupo, tendo como objetivo comparar as opiniões que pais e educadores têm sobre as atividades experimentais e perceber se os pais sentiram que os filhos tinham interesse em realizar atividades experimentais. Tentou também perceber-se a razão das educadoras trabalharem pouco as atividades experimentais em ciências com as crianças e o motivo por tal acontecer. Através deste relatório pretende-se apresentar a importância de aprender ciências através de atividades experimentais em Educação Pré-Escolar, e o processo de investigação foi sustentado numa metodologia mista, baseando-se em observação participante da investigadora durante a prática, em entrevistas realizadas às educadoras da instituição e em questionários realizados aos pais das crianças do grupo. Os resultados obtidos evidenciam a importância que os pais sentiram nas aprendizagens dos filhos com as atividades realizadas, as aprendizagens que as crianças adquiriram com as mesmas, o porquê do receio das educadoras em trabalharem estas atividades e a importância que lhes dão.
- A importância da expressão dramática/ teatro no desenvolvimento integral da criança em contexto de pré-escolarPublication . Ribeiro, Ana Filipa; Rebolo, Maria AmáliaEste Relatório Final é o resultado de um estudo de mestrado com a temática “A importância da expressão dramática / teatro no desenvolvimento integral da criança em contexto de pré-escolar “. A expressão dramática, é uma área de conteúdo fundamental para o crescimento intelectual, social e emocional das crianças, esta proporciona às crianças a oportunidade para alargar as suas experiencias de vida. Este estudo tem como principal objetivo dar a conhecer ao seu leitor quais as potencialidades da expressão dramática quando inserida no Currículo do Ensino Pré-Escolar , assim como também compreender qual a perspetiva dos educadores face à expressão dramática no contexto educativo, tentando perceber de que forma estes a utilizam nas suas práticas e se o fazem com regularidade. Para a realização deste estudo foi necessário concretizar uma exaustiva pesquisa sobre a questão principal, quer a nível teórico quer a nível prático. A presente investigação utiliza como metodologia um estudo investigação-ação de caráter qualitativo e quantitativo, com recurso a questionários com questões fechadas e abertas. Os questionários foram realizados através da plataforma google Docs, a uma amostra de noventa docentes da área de educação os dados foram recolhidos para analise com intuito de entender qual a perspetiva dos docentes em relação à utilização da expressão dramática em contexto de sala.
- Apoio social e suporte no autocuidado ao idoso diabético de um concelho do Norte AlentejanoPublication . Tobias, Carina Isabel Nobre; Arco, HelenaAs redes sociais de apoio formal e informal poderão constituir um importante contributo para a promoção de um envelhecimento ativo, principalmente em situação de doença crónica. Este trabalho tem como tema: “Apoio social e o suporte no autocuidado ao idoso diabético de um concelho do Norte Alentejano”. Na presente investigação foi utilizado um estudo descritivo, mobilizando metodologias quantitativas e qualitativas. A escolha da população incidiu nos idosos diabéticos de um concelho do Norte Alentejano, desenvolvendo este estudo na Associação Humanitária de Apoio aos Diabéticos desse concelho. Os participantes no estudo constituiram um grupo de 22 idosos, sendo 10 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram as entrevistas semiestruturadas e a escala de avaliação do Apoio Social de Matos e Ferreira (2000) aos idosos diabéticos. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que os idosos se sentiam apoiados nas várias dimensões do apoio social, quer fosse apoio informativo, emocional ou instrumental. Contudo, verificaram-se diferenças significativas entre homens e mulheres no que diz respeito ao apoio instrumental. Os homens apresentam uma média estatisticamente superior à das mulheres. Conclui-se que a maioria destes idosos procura ajuda e obtém resposta através de uma rede de apoio social alargada (formal e informal).
- A utilização dos estilos de negociação como critério para a atribuição de clientes a vendedoresPublication . Melo, Pedro Gonçalo Correia Baptista Soares de; Scholten, MarcA estrutura da força de vendas tem uma influência direta e significativa na implementação estratégica da empresa. Das três áreas que a compõem, a atribuição de clientes a vendedores é a mais complexa e a que afeta não só o sucesso da implementação estratégica, como também a rentabilidade da empresa, as relações com os clientes e no desempenho da força de vendas. Após a análise efetuada com base na revisão de literatura relevante, conclui-se que os modelos existentes utilizam todos o critério geográfico para atribuir os clientes aos vendedores. Nenhum modelo apresenta como critério validado as características comportamentais ou de competências de vendedores e clientes. Não consideram assim que as diferenças existentes no perfil dos diferentes vendedores, bem como no perfil dos diferentes clientes, afetam a eficácia dos modelos de atribuição de clientes a vendedores. A negociação é uma componente diária da atividade de vendedores e clientes. O estilo de negociação de cada negociador é um dos fatores mais influentes no resultado da eficácia negocial. Deste modo, a presente investigação estuda a utilização da conjugação do estilo de negociação do vendedor com o estilo de negociação do cliente como modelo de atribuição de clientes a vendedores e também como critério misto a utilizar noutros modelos para o mesmo fim. O presente estudo utiliza uma amostra de 565 indivíduos que desempenham funções na área comercial. Identificou-se o estilo de negociação de cada vendedor e respetivo cliente, avaliando-se de seguida a eficácia negocial da negociação ocorrida entre ambos. Os resultados obtidos confirmam a hipótese da investigação: A conjugação do estilo de negociação integrador no vendedor com o estilo de negociação integrador no cliente é a que gera melhor eficácia negocial em todos os parâmetros considerados: “perceção sobre o resultado”, “perceção sobre oprocesso”, “perceção sobre si próprio” e “perceção sobre a relação”. Portanto as diferentesconjugações de estilos de negociação entre vendedor e clientes têm influência no resultado negocial e, sendo este critério válido tanto como modelo único ou misto de atribuição de clientes a vendedores. Abrem-se, assim, novas perspetivas nesta área que são mais adequadas às necessidades atuais das empresas.