Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.92 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer
Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem
etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma
turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular
Português.
Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial
Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e
no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os
procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam.
Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo
das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro
Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento
inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado.
A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio
onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997)
e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos.
Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de
canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do
ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à
identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.
Description
Keywords
Cancioneiro Popular Português Canções Rústicas Classe de Conjunto Reportório Vocal/Coral Ensino Especializado da Música Etnomusicologia