Repository logo
 
Publication

Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto

datacite.subject.fosMúsicapt_PT
dc.contributor.advisorMateus, Mário
dc.contributor.authorFerreira Pinto, Aureliano
dc.date.accessioned2021-06-07T15:25:17Z
dc.date.available2021-06-07T15:25:17Z
dc.date.issued2019-01-29
dc.description.abstractO Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.pt_PT
dc.identifier.tid202731561pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36707
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCancioneiro Popular Portuguêspt_PT
dc.subjectCanções Rústicaspt_PT
dc.subjectClasse de Conjuntopt_PT
dc.subjectReportório Vocal/Coralpt_PT
dc.subjectEnsino Especializado da Músicapt_PT
dc.subjectEtnomusicologiapt_PT
dc.titleConhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjuntopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese final Aureliano Pinto.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format