Publication
Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto
datacite.subject.fos | Música | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mateus, Mário | |
dc.contributor.author | Ferreira Pinto, Aureliano | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T15:25:17Z | |
dc.date.available | 2021-06-07T15:25:17Z | |
dc.date.issued | 2019-01-29 | |
dc.description.abstract | O Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202731561 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36707 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Cancioneiro Popular Português | pt_PT |
dc.subject | Canções Rústicas | pt_PT |
dc.subject | Classe de Conjunto | pt_PT |
dc.subject | Reportório Vocal/Coral | pt_PT |
dc.subject | Ensino Especializado da Música | pt_PT |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_PT |
dc.title | Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Música | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese final Aureliano Pinto.pdf
- Size:
- 2.92 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format