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Abstract(s)
O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em educação pré-escolar.
Este relatório refere-se a um Projeto de Intervenção, realizado com um grupo de 23 crianças no jardim-de-infância O Jardim Infantil Os Pirralhos do Marquês. O projeto pretendia perceber o interesse das crianças na realização de atividades experimentais no âmbito das ciências destro do projeto de turma e indo sempre ao encontro dos interesses e necessidades do grupo, tendo como objetivo comparar as opiniões que pais e educadores têm sobre as atividades experimentais e perceber se os pais sentiram que os filhos tinham interesse em realizar atividades experimentais.
Tentou também perceber-se a razão das educadoras trabalharem pouco as atividades experimentais em ciências com as crianças e o motivo por tal acontecer.
Através deste relatório pretende-se apresentar a importância de aprender ciências através de atividades experimentais em Educação Pré-Escolar, e o processo de investigação foi sustentado numa metodologia mista, baseando-se em observação participante da investigadora durante a prática, em entrevistas realizadas às educadoras da instituição e em questionários realizados aos pais das crianças do grupo.
Os resultados obtidos evidenciam a importância que os pais sentiram nas aprendizagens dos filhos com as atividades realizadas, as aprendizagens que as crianças adquiriram com as mesmas, o porquê do receio das educadoras em trabalharem estas atividades e a importância que lhes dão.
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Keywords
Aprendizagem Atividades experimentais Ciências na educação pré-escolar