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Recent Submissions
- Da área do tapete às mesas de madeira:Publication . Mira, Ana Rute; Nogueira, ClementinaO presente Relatório Final de Mestrado pretende, antes de mais, realçar a importância da transição do pré-escolar para o 1ºano do 1ºciclo do Ensino Básico. Através desta questão, muitas outras surgiram, tais como a necessidade urgente de uma parceria mais vinculada e definida entre professores e educadores, bem como o papel essencial, participativo e mais ativo dos encarregados de educação nesta etapa tão delicada na educação. Esta questão inicial, surgiu em contexto de estágio e dá lugar a um estudo de caso, o qual foca-se em duas instituições de ambas as valências: Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, relatando práticas e alguns aspetos bastante importantes nesta transição e adaptação. Foram realizadas entrevistas a docentes de ambas as valências com o objetivo de, não só conhecer as práticas e opiniões de professoras e educadoras, mas também das respetivas coordenações que revelaram um papel tão fulcral neste tema. Serão também retratados alguns aspetos essenciais das Práticas de Ensino Supervisionadas, visando um enquadramento e contextualização do estudo, apresentando-se as instituições em causa, bem como os projetos desenvolvidos ao longo dos estágios. Apresentar-se-ão ainda os resultados e informações obtidas nestas entrevistas, de onde podemos retirar conclusões interessantes. Assim, não deixarão de constar aqui presentes as implicações deste estudo de caso e do Relatório Final no percurso formativo.
- Prática de meditação nas escolasPublication . Fábrica, Joana; Nogueira, ClementinaO presente Relatório Final apresenta uma breve caracterização das Práticas de Ensino Supervisionadas desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada foram implementadas várias práticas de meditação de que este Relatório Final dá conta. O mesmo dá também conta de que a meditação é uma prática benéfica e acessível a qualquer pessoa, em que apenas o ato de focar a mente num determinado lugar ou pensamento, diminui a frequência de agitações na nossa mente e, consequentemente, irá deixar-nos mais tranquilos. Neste sentido, após a problematização do tema foi definida a seguinte questão de partida: “Quais as perceções que os encarregados de educação, os educadores e professores e as crianças têm sobre a prática de meditação nas escolas?”. Para responder a esta questão de partida foi desenvolvido um estudo que adota uma perspetiva metodológica que recorre ao inquérito (por entrevista e por questionário) para avaliar a perceção de crianças, encarregados de educação e profissionais de educação sobre o impacto da meditação em contexto educativo. Foram então inquiridos através de questionários 58 encarregados de educação, e por entrevistas uma educadora de infância, um professor e quatro alunos. Através dos procedimentos de investigação selecionados, dos resultados obtidos por parte dos questionários e entrevistas e da analise dos mesmos é possível concluir que tanto as crianças, como os encarregados de educação e os profissionais de educação avaliam positivamente a prática de meditação nas escolas e reconhecem os benefícios subjacentes, nomeadamente no domínio cognitivo e no domínio socio-emocional.
- A importância dos materiais manipuláveis estruturados na área da matemática na perspetiva do educador de infânciaPublication . Santana, Virgínia; Gonçalves, Ana CristinaO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em educação pré-escolar. Este relatório foi realizado com um grupo de 17 crianças de Educação Pré-Escolar do Colégio Parque dos Sorrisos, na estação dos Foros de Amora, e teve a duração de três meses. O objetivo do mesmo é saber se as aprendizagens matemáticas são mais eficazes com o apoio dos materiais manipuláveis estruturados. O processo de investigação foi sustentado numa metodologia qualitativa com abordagem interpretativa, baseando-se em 32 questionários realizados a vários educadores de diferentes instituições. Os resultados obtidos evidenciam a importância que os educadores dão aos materiais manipuláveis estruturados na aprendizagem das crianças para a área da matemática na Educação Pré- Escolar
- O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolarPublication . Lourenço, Ana Raquel; Silva, MarleneO presente Relatório Final advém da prática profissional de ensino supervisionada e tem como objetivo analisar e realçar a importância da educação e desenvolvimento emocional das crianças em contexto de educação Pré-Escolar. Centra-se particularmente no projeto de intervenção intitulado “O Mundo das Emoções”. Neste relatório foi realizado uma investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto, onde pude intervir diretamente no mesmo e onde foram ainda realizadas atividades que fomentaram as emoções primárias. Trabalhar as emoções ajuda a criar uma base emocional saudável, essencial para se aceitar abertamente os outros e desenvolver a própria consciência. Trabalhar as emoções é importante também no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas sócio emocionais. A educação Pré-Escolar tem um papel preponderante no desenvolvimento emocional das crianças, por isso, o papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos exige que se pense em trabalhar as mesmas. As atividades apresentadas, assim como o projeto demonstram as estratégias utilizadas e, como estas são pertinentes no desenvolvimento emocional das crianças, pois promovem o conhecimento das suas emoções, bem como a sua regulação e bem-estar emocional.
- Inclusão de crianças com síndrome de Down em educação pré-escolarPublication . Simões, Érica; Silva, MarleneNos últimos anos tem ganho terreno a noção de escola inclusiva, em que o princípio é o tratamento igual de todos os alunos, tendo em mente uma escola inclusiva, um lugar onde todas as crianças têm as mesmas oportunidades e os mesmos direitos. Este estudo surge de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com Síndrome de Down numa sala de Educação Pré-Escolar. Esta problemática da inclusão de alunos com estas patologias coloca às escolas e aos diferentes agentes educativos um desafio constante, pois estas crianças exigem condições específicas e estratégias para que a sua integração/ inclusão ocorra de forma plena. Pretende-se assim com este estudo compreender de que forma os diferentes agentes educativos (educadores de infância, terapeutas e pais) que lidam ou lidaram com crianças com Síndrome de Down percecionam a inclusão das mesmas numa sala de Educação Pré-Escolar.
- Uma educação diferenciada:Publication . Pimentel, Marta; Gonçalves, Ana CristinaO presente estudo, centrado numa pesquisa sobre a utilização da diferenciação pedagógica, em contexto de educação pré-escolar, teve como principal objetivo refletir sobre a forma como os educadores de infância utilizam a mesma. Para atingir este objetivo investigámos, no plano teórico, o conceito de diferenciação pedagógica e as suas dimensões, a sua importância em contexto de educação pré-escolar e a importância do educador de infância, bem como algumas estratégias práticas. No plano empírico optámos por uma abordagem interpretativa do fenómeno em estudo. Relativamente a técnica de recolha de dados, optámos por um questionário destinado a educadores de infância que exercem em instituições públicas ou IPSS. Participaram neste estudo cinquenta educadoras de infância que exercem em contexto de educação pré-escolar, sendo que vinte e cinco exercem em instituições públicas e as restantes em IPSS. O método utilizado, um estudo exploratório, colocou-nos enquanto investigadores, em contacto direto com os inquiridos permitindo-nos compreender com detalhe o que pensam sobre a temática abordada. Segundo Serrano (2004) importa conhecer as veracidades concretas, de acordo com dimensões reais e temporais, no seu contexto social. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiram compreender a perspetiva dos mesmos, relativamente à forma como utilizam a diferenciação pedagógica, na sua prática profissional. Os resultados obtidos mostram-nos o seu conhecimento relativamente ao tema, sobre as suas práticas, a importância que lhe atribuem, estratégias que utilizam e as dificuldades que sentem. As principais conclusões da investigação demonstram que os educadores de infância usufruem deste modelo, contudo demonstram dificuldades para o colocarem em prática, revelando que existe a necessidade de sensibilizar as próprias instituições para possibilitarem a execução de uma pedagogia diferenciada.
- As inteligências múltiplas em contexto de educação pré-escolarPublication . Mendonça, Maria Carolina; Nogueira, ClementinaEste relatório resultou da Prática de Ensino Supervisionada e de um projeto de investigação desenvolvidos numa entidade cooperante de ensino particular, numa sala com vinte e quatro crianças com quatro anos de idade, em contexto de Educação Pré- Escolar e o seu objetivo foi caracterizar as inteligências múltiplas de cada criança. Dividese em três partes: a primeira relativa à prática profissional em contexto de Educação Pré- Escolar, a segunda integra o enquadramento teórico e a terceira refere-se ao projeto de investigação. Na Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido um projeto educativo que integrou um conjunto de atividades, nas quais se suportou o projeto de investigação. O conhecimento da Teoria das Inteligências Múltiplas veio proporcionar a base conceptual para um trabalho pedagógico diferenciado, desenvolvido num clima de autonomia das crianças. O projeto de investigação baseou-se na Teoria das Inteligências Múltiplas, reconhecendo que todas as crianças possuem vários tipos de inteligências e que as estratégias pedagógicas devem ser definidas de modo a permitir a expressão e o desenvolvimento de todas (Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Interpessoal, Corporal- Cinestésica, Intrapessoal e Naturalista). A recolha de dados foi realizada através de uma Tabela de Caracterização das Inteligências Múltiplas, que permitiu fazer o levantamento das aptidões e interesses das crianças. A análise dos dados permitiu identificar que todas as crianças apresentavam uma ou mais inteligências desenvolvidas. Neste grupo a inteligência predominante era a Lógico-Matemática, seguida da Interpessoal, Musical e Intrapessoal. No sexo masculino a inteligência predominante era a Lógico-Matemática e no feminino a Interpessoal e a Intrapessoal. As principais conclusões apontam para a existência de todas as inteligências propostas por Gardner (2006), com variações de criança para criança, reforçando a importância e a necessidade de se valorizarem as diferentes capacidades das crianças no seu processo de desenvolvimento e ganhos de autonomia.
- A evolução no desenvolvimento fonológico de crianças dos 3 e os 6 anos de idade:Publication . Marques, Natália; Leitão, Ana RitaEste relatório do Mestrado em Educação Pré-Escolar reflete sobre os desvios da fala mais recorrentes no Português Europeu (PE) de maneira a analisar se estão dentro do padrão estipulado para as diferentes idades, definindo a ordem de aquisição de fonemas do PE, quais os processos fonológicos, fonéticos e silábicos mais utilizados na faixa etária entre os 3 e os 6 anos de idade. O público-alvo foi constituído por 20 crianças, respeitando intervalos de idades previamente definidos – [3;0-3;6], [4;0-4;6], [5;0-5;6] e [5;6-6;0]. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionários direcionados aos encarregados de educação e, fundamentalmente, por meio de dois testes fonético-fonológicos junto das crianças selecionadas. Os testes foram de elaboração própria, tendo por base o Manual ALPE: Avaliação da Linguagem em Pré-Escolar. Para tal, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo, recorreu-se à análise estatística para analisar e avaliar as respostas obtidas nos testes e à análise documental. Com esta investigação conclui-se que existe uma evolução significativa no desenvolvimento fonológico entre os 3 e os 6 anos de idade, sublinhando a ideia de que, as crianças quando terminam o pré-escolar ainda não possuem todas as consoantes adquiridas uma vez que o conhecimento fonológico da língua materna só está estabilizado à entrada para o 1ºciclo, contudo, por volta dos 5/6 anos de idade a criança atinge a qualidade de produção fónica de um adulto. A partir das evidências recolhidas e do cruzamento com estudos de especialidade, o presente estudo proporciona uma ponderação do que é esperado para cada idade e o papel do educador ao nível do desenvolvimento fonológico da criança em idade pré-escolar.
- A importância do brincar, do jogo e da atividade lúdica associada à aprendizagem cooperativa na aquisição de competências formais e sociaisPublication . Pedroso, Neusa; Castro, HelenaO presente relatório é fruto dos projetos de intervenção da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino Básico do 1º ciclo. Em contexto de Pré-escolar, o projeto de intervenção desenvolveu-se com um grupo de 21 crianças com 5 anos de idade que frequentam a valência de pré-escolar numa instituição privada de solidariedade social. Este projeto pretendia ir ao encontro das necessidades/interesses das crianças. Visto, neste contexto, o projeto de intervenção ter sido bem-sucedido, procuramos perceber de que forma a brincadeira, livre e orientada, nas diversas áreas, é promotora de aprendizagens. Já em contexto de 1º ciclo do Ensino Básico, o projeto de intervenção foi desenvolvido numa escola pública com uma turma de 26 crianças do 1º ano de escolaridade. Também, neste contexto, procuramos saber quais os interesses e necessidades das crianças. Desta forma, desenvolvemos um projeto de intervenção baseado em atividades lúdicas, no jogo e na Aprendizagem Cooperativa. O processo de investigação, levado a cabo, seguiu os pressupostos da investigação-ação e a recolha de dados foi efetuada, sobretudo, através das observações realizadas ao longo da prática. Optámos por uma observação participante e naturalista e, por isso, a maior parte das notas correspondentes à observação foram registadas à posteriori; assim, procurámos, também, evitar que o comportamento e as ações das crianças fossem influenciados. As notas de campo incluem ainda, registos das conversas com as crianças, a educadora e a professora titular que se revelaram fundamentais para clarificar as observações e atingir os objetivos da investigação. Analisados os dados, concluímos que, por um lado, em contexto de educação pré-escolar, a brincadeira livre nas áreas, quando orientada, é sem dúvida promotora de aprendizagens para as crianças. E que, por sua vez, em contexto de sala de aula no 1º ciclo do ensino básico, é possível por meio de atividades lúdicas e da Aprendizagem Cooperativa desenvolver competências sociais.
- Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criançaPublication . Guerreiro, Carolina; Castro, HelenaO presente relatório final de Mestrado intitula-se “Estratégias para Promover a Área da Formação Pessoal e Social no Desenvolvimento Global e Integral da Criança”. Pretende-se realçar a importância desta área no contexto educativo e encontrar estratégias, ferramentas e recursos, que o educador de infância possa utilizar para desenvolver e promover esta área no contexto educativo, contribuindo para que as crianças se tornem adultos equilibrados e cidadãos capazes de viver consigo e com os outros e de participar ativamente na sociedade. A educação pré-escolar é considerada como a primeira etapa de formação ao longo da vida; por isso, enquanto educadores, agentes dessa formação, torna-se relevante não só planear aprendizagens relacionadas com as diversas áreas do saber, como focar-nos numa educação holística, valorizando a componente afetiva, num ambiente adequado às necessidades e interesses das crianças, desenvolvendo atitudes, comportamentos e competências sociais. No atual documento, é apresentada uma reflexão sobre evidências de práticas relacionadas com a área da formação pessoal e social recolhidas na sala de jardim de infância, em contexto de estágio. Optou-se por utilizar uma abordagem de investigação qualitativa, operacionalizada através da recolha documental, dos registos de observação e da aplicação de uma entrevista, seguidos da análise e discussão dos dados assim recolhidos.