Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As Metamorfoses do Trabalho Docente na P as sagem do séc. XX para o séc. XXI: Uma análise no âmbito da universidade pública e privada na cidade de São Luís Maranhão BrasilPublication . Filho, Márcio Antônio Pinto de AlmeidaA presente dissertação fará uma exposição dos estudos acerca das metamorfoses do trabalho docente na passagem do séc. XX para o séc. XXI descreverá as mudanças ocorridas na prática docente no contexto das universidades, sendo uma pública e outras privada. Esta pesquisa se formou a partir do interesse de se entender, na perspectiva do capital financeiro, as relações sociais e de produção, juntamente com a precarização do trabalho daqueles que se dedicam à prática docente, contextualizando, ainda, as perspectivas estabelecidas pelas políticas educacionais implantadas pelo Brasil desde o século passado e até o momento atual. Assim, este trabalho buscará investigar quais são as percepções que os profissionais docentes do ensino superior público e privado da cidade de São Luís do Maranhão têm sobre as metamorfoses, pelas quais passam as instituições de ensino superior com suas realidades onde inseridas. Partir-se-á da hipótese de que a metamorfose desencadeada no mundo do trabalho do profissional docente do ensino superior vem contribuindo para a sua precarização, configurando-se em estratégias idealizadas pela política do neoliberalismo pautado na reestruturação produtiva do capital, que se iniciou no século passado nos anos 1970, acirrou-se na década de 1990 e até no presente momento. A partir do levantamento bibliográfico realizado e entrevistas com professores inseridos nessa realidade, perceber-se-á que as demandas são variáveis nas duas atmosferas, pública e privada, e que as ações que levarão a essa recuperação deverão partir de um esforço conjunto das universidades, governos e público alvo.
- Inclusão de crianças com síndrome de Down em educação pré-escolarPublication . Simões, Érica; Silva, MarleneNos últimos anos tem ganho terreno a noção de escola inclusiva, em que o princípio é o tratamento igual de todos os alunos, tendo em mente uma escola inclusiva, um lugar onde todas as crianças têm as mesmas oportunidades e os mesmos direitos. Este estudo surge de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com Síndrome de Down numa sala de Educação Pré-Escolar. Esta problemática da inclusão de alunos com estas patologias coloca às escolas e aos diferentes agentes educativos um desafio constante, pois estas crianças exigem condições específicas e estratégias para que a sua integração/ inclusão ocorra de forma plena. Pretende-se assim com este estudo compreender de que forma os diferentes agentes educativos (educadores de infância, terapeutas e pais) que lidam ou lidaram com crianças com Síndrome de Down percecionam a inclusão das mesmas numa sala de Educação Pré-Escolar.
- Contagion Effect in Cryptocurrency MarketPublication . Ferreira, Paulo; Pereira, Eder