Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Esteves, Diana; Martins, Laura; Pires, Pedro; Hespanha, AnaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 13 de Junho de 2019 na FUNDAÇÃO ARPAD SZENES - VIEIRA DA SILVA em Lisboa a propósito do seu 25º Aniversario e no âmbito da Temporada 2018/2019 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com o Quarteto de Cordas N.º 2, em Lá Menor, Op. 13 de Felix Mendelssohn. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- A evolução no desenvolvimento fonológico de crianças dos 3 e os 6 anos de idade:Publication . Marques, Natália; Leitão, Ana RitaEste relatório do Mestrado em Educação Pré-Escolar reflete sobre os desvios da fala mais recorrentes no Português Europeu (PE) de maneira a analisar se estão dentro do padrão estipulado para as diferentes idades, definindo a ordem de aquisição de fonemas do PE, quais os processos fonológicos, fonéticos e silábicos mais utilizados na faixa etária entre os 3 e os 6 anos de idade. O público-alvo foi constituído por 20 crianças, respeitando intervalos de idades previamente definidos – [3;0-3;6], [4;0-4;6], [5;0-5;6] e [5;6-6;0]. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionários direcionados aos encarregados de educação e, fundamentalmente, por meio de dois testes fonético-fonológicos junto das crianças selecionadas. Os testes foram de elaboração própria, tendo por base o Manual ALPE: Avaliação da Linguagem em Pré-Escolar. Para tal, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo, recorreu-se à análise estatística para analisar e avaliar as respostas obtidas nos testes e à análise documental. Com esta investigação conclui-se que existe uma evolução significativa no desenvolvimento fonológico entre os 3 e os 6 anos de idade, sublinhando a ideia de que, as crianças quando terminam o pré-escolar ainda não possuem todas as consoantes adquiridas uma vez que o conhecimento fonológico da língua materna só está estabilizado à entrada para o 1ºciclo, contudo, por volta dos 5/6 anos de idade a criança atinge a qualidade de produção fónica de um adulto. A partir das evidências recolhidas e do cruzamento com estudos de especialidade, o presente estudo proporciona uma ponderação do que é esperado para cada idade e o papel do educador ao nível do desenvolvimento fonológico da criança em idade pré-escolar.
- Strategic priorities of Portuguese higher education institutionsPublication . Mourato, Joaquim; Patrício, Maria Teresa; Loures, Luís; Morgado, HelenaThis paper presents an analysis of strategic management systems of higher education institutions (HEIs) by identifying policy and strategic priorities and monitoring their implementation. The strategic priorities are contextualized within four scenarios that structure the mission and orientation of HEIs. The methodology is based on data collected by a survey to top administrators in Portuguese HEIs. The study identifies and compares the strategic priorities of Portuguese higher education institutions. The top priorities are concern with internationalization and quality assurance, consistent with the rise of quality assurance systems and the growth of international mobility flows. The study also compares the support techniques for monitoring strategic management
