Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.12 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório resultou da Prática de Ensino Supervisionada e de um projeto de
investigação desenvolvidos numa entidade cooperante de ensino particular, numa sala
com vinte e quatro crianças com quatro anos de idade, em contexto de Educação Pré-
Escolar e o seu objetivo foi caracterizar as inteligências múltiplas de cada criança. Dividese
em três partes: a primeira relativa à prática profissional em contexto de Educação Pré-
Escolar, a segunda integra o enquadramento teórico e a terceira refere-se ao projeto de
investigação.
Na Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido um projeto educativo que integrou
um conjunto de atividades, nas quais se suportou o projeto de investigação. O
conhecimento da Teoria das Inteligências Múltiplas veio proporcionar a base conceptual
para um trabalho pedagógico diferenciado, desenvolvido num clima de autonomia das
crianças.
O projeto de investigação baseou-se na Teoria das Inteligências Múltiplas, reconhecendo
que todas as crianças possuem vários tipos de inteligências e que as estratégias
pedagógicas devem ser definidas de modo a permitir a expressão e o desenvolvimento de
todas (Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Interpessoal, Corporal-
Cinestésica, Intrapessoal e Naturalista).
A recolha de dados foi realizada através de uma Tabela de Caracterização das
Inteligências Múltiplas, que permitiu fazer o levantamento das aptidões e interesses das
crianças. A análise dos dados permitiu identificar que todas as crianças apresentavam uma
ou mais inteligências desenvolvidas. Neste grupo a inteligência predominante era a
Lógico-Matemática, seguida da Interpessoal, Musical e Intrapessoal. No sexo masculino
a inteligência predominante era a Lógico-Matemática e no feminino a Interpessoal e a
Intrapessoal. As principais conclusões apontam para a existência de todas as inteligências
propostas por Gardner (2006), com variações de criança para criança, reforçando a
importância e a necessidade de se valorizarem as diferentes capacidades das crianças no
seu processo de desenvolvimento e ganhos de autonomia.
Description
Keywords
Crianças Inteligências múltiplas Educação pré-escolar Autonomia