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As inteligências múltiplas em contexto de educação pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Clementina | |
dc.contributor.author | Mendonça, Maria Carolina | |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T09:40:48Z | |
dc.date.available | 2019-09-05T09:40:48Z | |
dc.date.issued | 2019-07-09 | |
dc.description.abstract | Este relatório resultou da Prática de Ensino Supervisionada e de um projeto de investigação desenvolvidos numa entidade cooperante de ensino particular, numa sala com vinte e quatro crianças com quatro anos de idade, em contexto de Educação Pré- Escolar e o seu objetivo foi caracterizar as inteligências múltiplas de cada criança. Dividese em três partes: a primeira relativa à prática profissional em contexto de Educação Pré- Escolar, a segunda integra o enquadramento teórico e a terceira refere-se ao projeto de investigação. Na Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido um projeto educativo que integrou um conjunto de atividades, nas quais se suportou o projeto de investigação. O conhecimento da Teoria das Inteligências Múltiplas veio proporcionar a base conceptual para um trabalho pedagógico diferenciado, desenvolvido num clima de autonomia das crianças. O projeto de investigação baseou-se na Teoria das Inteligências Múltiplas, reconhecendo que todas as crianças possuem vários tipos de inteligências e que as estratégias pedagógicas devem ser definidas de modo a permitir a expressão e o desenvolvimento de todas (Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Interpessoal, Corporal- Cinestésica, Intrapessoal e Naturalista). A recolha de dados foi realizada através de uma Tabela de Caracterização das Inteligências Múltiplas, que permitiu fazer o levantamento das aptidões e interesses das crianças. A análise dos dados permitiu identificar que todas as crianças apresentavam uma ou mais inteligências desenvolvidas. Neste grupo a inteligência predominante era a Lógico-Matemática, seguida da Interpessoal, Musical e Intrapessoal. No sexo masculino a inteligência predominante era a Lógico-Matemática e no feminino a Interpessoal e a Intrapessoal. As principais conclusões apontam para a existência de todas as inteligências propostas por Gardner (2006), com variações de criança para criança, reforçando a importância e a necessidade de se valorizarem as diferentes capacidades das crianças no seu processo de desenvolvimento e ganhos de autonomia. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202279545 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29644 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.title | As inteligências múltiplas em contexto de educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |